domingo, 19 de março de 2017

Atividade complementar como forma de compreensão dos clássico da sociologia: Marx




Material COMPLEMENTAR Para os 2° anos:

Karl Marx (1818-1883); Relação indivíduo e sociedade para marx.

  Para Marx a relação entre indivíduo e sociedade é reciproca, pois para este autor a sociedade é uma totalidade constituída pelas ações individuais, limitadas por condições históricas específicas. Esta visão de mundo enaltece a relação social com base na materialidade (capital) da vida social, ou seja os indivíduos são fruto daquilo que produzem em seu tempo e da sociedade em que vivem. Por exemplo; Um trabalhador não pode escolher a sua jornada de trabalho e o valor do seu salário, pois esta possibilidade não se apresentaria no seu momento histórico. Onde a jornada de trabalho e o valor do seu salário é definido por condições históricas e sociais.
 “Os homens fazem sua própria história, mas não a fazem como querem e sim limitados pelas condições matérias e históricas de sua existência”.
Materialismo histórico; O materialismo histórico é uma metodologia de análise de Marx, que compreende que a realidade social é fruto das manifestações econômicas na vida social.
Teoria do conflito; Marx entendia indivíduo e sociedade como uma relação reciproca, porém este indivíduo está imerso em uma sociedade, que se divide em classes sociais (burguês e proletariado) que tem uma relação de poder entre dominadores x dominados. E para este autor isso geraria conflito, pois as classes sociais tem interesses antagônicos
Classes Sociais; Para Marx a posição social dos indivíduos estava definida pela sua relação com os meios de produção. Sendo assim as classes sociais para este autor são divididas entre; Burgueses (proprietários dos meios de produção) e Trabalhadores (que possuem a força de trabalho).
            O sistema capitalista propicia a formação das classes sociais (que são grupos com interesses opostos), dividindo a sociedade entre os burgueses (classe opressora) e operários (classe oprimida), Marx viu a propriedade privada como motor para a dominação, desigualdade e exploração do trabalho, pois como o indivíduo não possui mais os meios de trabalho além de sua força, ele se submete a outro indivíduo que irá impor as condições do trabalho, em troca de salário para sobreviver. O foco de Marx não é no indivíduo, mas nas classes sociais, as relações entre operário e burguês que são marcadas por antagonismos, para manter a ordem entre as classes, o Estado cria leis e regras para reduzir a probabilidade de conflitos, porém Marx vê que as leis criadas favorecem a classe burguesa.

               Marx aponta que os conflitos entre classes pode levar a transformações sociais, ele acreditava no surgimento de  um novo sistema social (comunismo), uma sociedade igualitária, sem classes dominantes e dominados, tendo  principal característica  a propriedade coletiva dos meios de produção.

sexta-feira, 17 de março de 2017

Jovem Negro Vivo | Anistia Internacional Brasil


Em 2012, 56.000 pessoas foram assassinadas no Brasil. Destas, 30.000 são jovens entre 15 a 29 anos e, desse total, 77% são negros. A maioria dos homicídios é praticado por armas de fogo, e menos de 8% dos casos chegam a ser julgados.
Apesar dos altíssimos índices de homicídio de jovens negros, o tema é em geral tratado com indiferença na agenda pública nacional. As consequências do preconceito e dos estereótipos negativos associados a estes jovens e aos territórios das favelas e das periferias devem ser amplamente debatidas e repudiadas.
Com o objetivo de mobilizar a sociedade e romper com a indiferença, a Anistia Internacional Brasil lança a campanha Jovem Negro Vivo.

fonte: https://anistia.org.br/campanhas/jovemnegrovivo/ 



Por que a maioria dos negros se encontram em situação de desigualdade no

Brasil?


quarta-feira, 15 de março de 2017

Olá, todos os alunos dos 2°s anos! Abaixo está o exercício de fixação que falamos em sala.
Lembrem-se: deve ser individual; escrito; e entregue na próxima semana (dia 21/03, terça). Essa data é para as turmas de terça, as turmas de quarta deverão entregar dia 29/03.
Avisem aos colegas! Bons estudos!


Exercício de fixação

1. Com base no material estudado explique, com suas palavras, o conceito de Ação Social bem como os quatro tipos de Ação apresentada por Max Weber. E realize uma aproximação entre os tipos de ação e as práticas da sua vida.

2. De acordo com o conteúdo estudado no 2º capítulo, especialmente o que trata Émile Durkheim, explique a relação sociedade-indivíduo.

3. Explique a teoria orientada pela ideia de conflito, de Marx, com base no capítulo 2 do livro "Sociologia em movimento". Todos os conceitos principais devem estar na resposta.

4. Faça um quadro explicativo das teorias dos clássicos da sociologia Émile Durkheim, Max weber e Karl Marx.

terça-feira, 7 de março de 2017

MATERIAL DE ESTUDO DE SOCIOLOGIA PARA ALUNOS DO 2°ANOS

Caros alunos dos 2°s anos, estamos deixando o link abaixo para que vocês possam baixar o material de estudo.

Este material vai auxiliar vocês nas leituras do capítulo 2 "A sociologia e a relação entre o indivíduo e a sociedade" do livro Sociologia em Movimento.

A senha para acesso do material é: PIBIDICS

Se tiverem problemas em acessar o arquivo deixem nos comentários ou informem em sala!

LINK> https://drive.google.com/open?id=0B3SwZfs4l-qyQ3FST2U3YkFJY3c