A Revolução industrial se modernizou na década de 30 quando vieram as máquinas para substituir o homem. Isso causando muitos desempregos, com isso o os homens também tiveram que evoluir, as oportunidades de emprego requeriam mais estudos,portanto o homem poderia fazer a manutenção das máquinas e outros serviços que exigiam mais estudos e potencial.
Nome : Joyce Maria da Conceição Silva Escola : Moreira e Silva Turma : H Série : 1º ano
Escola Estadual Moreira e Silva Nome: Maria Vitória Dos Santos Seria: 2 Ano Turma: G Turno: Matutino
assiste o filme e muito bom , muito interessante , o filme fala do tempo antigoe de um trabalhado de uma fabrica que tinha colapso nervoso por trabalhar de forma quase escrava. É levado para um hospício, e quando retorna para a “vida normal”, para o barulho da cidade, encontra a fábrica já fechada, esse e um filme muito magnifico que retrata os tempos Terríveis que vivemos, de intensa destituição das nossas faculdades de raciocínio sublimadas perante à ambição de uma classe que esta em menor numero manipulando a grande massa a favor de interesses mesquinhos da sua.
Escola Estadual Moreira e Silva Nome:Cadúh Malcon Mousinho Lucena Tigre de Lisbôa Série:3º Ano D/ Turno :Matutino
O filme foca a vida na sociedade industrial caracterizada pela produção pegando por base o sistema de linha de montagem e criticando a alienação do operário desse meio de produção e também a modernidade e o capitalismo crescente, já que o trabalhador é manipulado pelo poder do capital.
Escola Estadual Moreia e Silva Aluno:Claudionor Ramos Dos Santos Série:3º Ano D/ Turno :Matutino
O filme mostra a extrema diferença entre a classe trabalhadora e os burgueses em geral, frisando a exploração através de exagerada carga horária de trabalho, as condições de trabalho sub-humanas.Mostra uma luta por menos carga horária, aumento de salário. Também fala sobre a troca de trabalho braçal por maquinas, onde haveria muitas pessoas dispensadas apos adotarem esse método de trabalho.
ESCOLA MOREIRA E SILVA NOME:RAFAEL RODRIGO DA SILVA SANTOS 3 ANO `D` /MATUTINO
Achei um filme ótimo que mostra bem os tempos antigos e foca a valorização do trabalho.E mostra bem como era difícil trabalhar naquele tempo de poder por capitais
ótimo filme.Que mostra o trabalho na fabrica,as condições dos trabalhadores,e que as maquinas ainda precisava da mão de obra do homem e a vida urbana da sociedade. ESCOLA MOREIRA E SILVA ALUNA:SUZANA LEITE 3°ano "D" MATUTINO.
O FILME É OTIMO ELE FALA DA DIFICUDADES DO TRABALHO DA FABRICA O TRABALHO É MUITO PESSADO E CANSATIVO E ELES NÃO TEM TEMPO DE DESCANSA MAIS MSM ASSIM ELE AINDA BRICA , AJUDA AS PESSOAS , O TRABALHO É PESSADO MAIS ASIM MSM ELE AINDA BRICA NO TRABALHO E ESSE FILME TBM Q MOSTRA AS DIFICUDADES Q A NOS DIAS DE HOJE EU GOSTEI MUITO DO FILME ELE É NOTA 10 escola estadual MOREIRA E SILVA aluna : CLAUDJANE PEREIRA DA SILVA turma : 2 ANO "G" turno : MATUTINO
Nome: Greicy Evelyn N. Dos Santos. Serie: 3º ano Turma:c Turno:Matutino O filme fala das condições dos operários nas grandes indústrias durante a depressão dos anos 30,E faz uma crítica ao capitalismo e ao modelo industrial da época. mostra a vida urbana nos Estados Unidos,quando a depressão atingiu toda sociedade norte-americana, levando a maior parte da população ao desemprego e à fome. Vale a pena assistir! ;)
Amei o filme,pois fala de uma maneira bastante divertida sobre a produção nas primeiras indústrias e a iniciativa da propriedade privada.O ator principal sofre de uma crise nervosa devido ao intenso trabalho repetitivo característica das antigas produções industriais cujo principal objetivo era produzir mais em menos tempo;ainda bem a tecnologia avançou e temos hoje grande parcela dos trabalhadores reconhecidos por seu trabalho bem realizado.
Escola Estadual Moreira e Silva Aluna:Camila Maria da Silva Serie:3° ano "C" Matutino
Gostei muito do filme,tempos bem distante do que vivemos agora mais muito interessante.Ele mostra o quanto era difícil o trabalho industrial naquela época e como FALTAVA a presença do Capitalismo. NOME:ERICA ALBUQUERQUE DA SILVA. ESCOLA:MOREIRA E SILVA,MATUTINO. SÉRIE:3ºANO "C".
Eu admiro muito o filme , pois mostra de uma maneira engraçada,sobre o meio de produção , no trabalho industrial. Cada operante tinha uma função , e na maioria das vezes , era repetitivo e isso causava um grande desgaste nos mesmos.Além de se encontrarem em condições alimentares e higiênicas precárias e também,na maiorias das vezes, ganhavam uma miséria de salário e quando ganhavam. Nos dias de hoje , a tecnologia evolui muito e facilitou o modo de trabalho dos funcionários, Tendo mais eficiência e rapidez.
Aluna: Thaysllane Gabriele Almeida dos Santos Escola: Moreira e Silva Série: 3 ano C
a principio quando ele foi trabalhar na fabricar de tanto ele trabalhar ficou com problemas de saúde, pois trabalhava demais, foi presor inocente passou fome com o desemprego,era difícil o trabalho industrial naquela época. uns com tanto e ele sem nada!
Tempos Modernos ou Modern Times refere-se a modernização da humanidade em meio as maquinas,feitas para ajilizar o trabalho do homem,e até futuramente substituí-los,por conta disso causou a crise de desemprego. A população para retornar os empregos teriam que se evoluír em meios as maquinas.
nome:Vinícius da silva turma:H serie:primeiro(1°) Moreira e silva turno:matutino
de tanto trabalhar sofreu com problemas de saúde, trabalhava muito e pouco tinha. foi desempregador sofreu com o desemprego passou fome, foi presor e ficou com a desigualdade social. debora maria 3 ano "D"
a principio quando ele foi trabalhar na fabricar de tanto ele trabalhar ficou com problemas de saúde, pois trabalhava demais, foi presor inocente passou fome com o desemprego,era difícil o trabalho industrial naquela época. uns com tanto e ele sem nada!
de tanto trabalhar sofreu com problemas de saúde, trabalhava muito e pouco tinha. foi desempregador sofreu com o desemprego passou fome, foi presor e ficou com a desigualdade social.
O filme mostra a vida na sociedade industrial caracterizada pela produção pegando por base o sistema de linha de montagem e criticando a alienação do operário desse meio de produção e também a modernidade e o capitalismo crescente, já que os trabalhadores é manipulado pelo poder do capital.
escola : Estadual Moreira e Silva nome : Kauan Fernandes Ferrereira serie : 2 ano "D"
Aluno:Bruno dos santos Série:3ºAno D Turno:Matutino Escola:Moreira e Silva
O filme mostra o revolução industrial , com o chegada de maquinas automáticas os trabalhadores encontrava difícudade em trabalha e com isso afetou a sociedade .
O filme mostra de uma maneira engraçada, o meio de produção, no trabalho industrial. A relação do trabalho intelectual e trabalho manual. podemos perceber que nas industrias não utilizavam mão-de-obra qualificada, todo comportamento era mecânico e o que interessava para os donos das industrias não era o sujeito e sim o produto final. Tudo que era feito era o lucro. A produção sempre em ritmo bem acelerado.O movimento sindicalista luta por melhores condições de trabalho e salários para os operários.
Aluna: Vanessa Chagas Rocha Escola: Moreira e Silva Série: 3 ano C
o filme mostra como a revolução industrial,como ela foi mudada ate hoje, principalmente com a chegadas das maquinas no trabalho industrial, com as maquinas o trabalho ficou bem melhor agora de trabalha na quela época e ate hoje é melhor de se trabalha. jullyana roque da silva moreira e silva 2ºano ''D''
Escola Estadual Moreira e Silva Tatiane Maria dos Santos florênço 3°D"
Gostei muito do filme Nesse filme quis passar uma mensagem social. Cada cena é trabalhada para que a mensagem chegue verdadeiramente tal qual seja. E nada parece escapar: máquina tomando o lugar dos homens, as facilidades que levam a criminalidade, a escravidão.
Escola Estadual Moreira e Silva 3°D Thauany Vitorino
Muito Legal esse filme,o Filme mostra que ele tenta sobreviver em meio ao mundo moderno e industrializado. É considerado uma forte crítica ao capitalismo, militarismo, liberalismo, conservadorismo, stalinismo, fascismo, nazismo e imperialismo, bem como uma crítica aos maus tratos que os empregados passaram a receber depois da Revolução Industrial.
Escola Moreira e Silva Josimeire Trajano do Santos 3°"D" O Filme MostraTempos Modernos mostra claramente a mecanização do trabalho e a desconsideração do elemento humano. A organização era vista como uma máquina e o homem era uma peça do mesmo.
escola moreira e silva Angélica da silva santos 3° D O Filme nos faz refletir e discutir todo conceito que a teoria científica trouxe, nos auxiliando a compreender todo o contexto e realidade da época.
Escola moreira e silva Edjane Moreira de Figueredo 3°D" Ele mostra a extrema diferença entre a classe trabalhadora e os burgueses em geral, deixando em forte evidência a exploração através de exagerada carga horária de trabalho, produção apenas aumentando, e as condições sub-humanas a que essas pessoas eram expostas nos seus locais de trabalho.
Escola moreira e silva Crislayne Aureliano da conceição 3°D O filme salienta bastante que a exploração era grande para que a produção aumentasse, mas que o salário que essas pessoas recebiam pelos seus trabalhos muitas vezes nem sequer podia pagar o preço do produto que produziam o que sem dúvida podia ser considerado como algo bem injusto.
Aluno:José Barbosa da Silva Júnior Turma:2° ano G Moreira e Silva
O filme baseia-se na época Industrial quando as máquinas chegam para facilitar o trabalho e o desenvolvimento da indústria,porém traz um prejuízo que é o desemprego pois as máquinas o substituem.
O filme nos mostra a época da Revolução Industrial, cuja trouxe facilidades para o meio fabril, mas como tudo tem seu lado positivo e negativo, a parte ruim nos exibi os danos psicológicos e até físicos causados nos empregados, por se tratar de um trabalho repetitivo em que se espera mais resultado em menos tempo.
Escola Estadual Moreira e Silva Aluno(a): Luana da Silva Santos 3º "B"
o filme nos relata sobre a época indústrial,e o que ele quer nos mostrar é que logo depois que trocou o homem pelas máquinas ajudou muito no desenvolvimento indústrial,mas caío muito o emprego sendo assim ficaram muito dificil para os trabalhadores conserguírem vagas e poucos conserguíam uma vaga no emprego. escola estadual moreira e silva ,aluno:leonardo matheus m. ferreira,turma: 2 ano A
Charles chaplin e um trabalhador de uma fábrica, tem um colapso nervoso por trabalhar de forma quase escrava. E uma jovem, orfã de mãe, com duas irmãs pequenas e o pai desempregado, tem que realizar pequenos furtos para sobreviver(roubar um pão para comer) . Tenpos após a morte do seu pai em uma manifestação, dois agentes do governo vão buscá-las para a adoção, mas a jovem foge. Charles vai em busca de outro destino, mas acaba se envolvendo numa confusão: e acaba preso . Quando é libertado e depois de uma agradável estadia na prisão, decide fazer de tudo para voltar para lá e ao ver a jovem que fugiu da adoção, decide se entregar em seu lugar. Não dá certo, pois uma grã-fina tinha visto o que houve e estraga tudo. Mesmo assim, ele faz de tudo para ir preso, no entanto os dois acabam escapando e vão tentar a vida de outra maneira. A amizade que surge entre os dois é bela, porém não os alimenta. Ele tem que arrumar um emprego rapidamente. Consegue um emprego numa outra fábrica, mas logo os operários entram em greve e ele mete-se novamente em perigo. No meio da confusão, vai preso ao jogar sem querer uma pedra na cabeça de um policial. E acaba indo embora pra tenta uma nova vida em outro lugar,cendo assim ele sai sem rumo pela vida afora. A diferncia entre o tempo ''moderno'' e de hoje e que tecnólogia e os cores mudaram casas,carros, em geral.
escola estadual moreira e silva aluna:Joselene da silva santos ano 2ºD turmo: matutino
Escola Est. Moreira e Silva Jorge Yuri V. de Lima 3° Ano "C" - Manhã
Comparando as cenas mostradas no filme Tempos Modernos, com a situação atual, podemos afirmar, que apesar das tecnologias de ponta empregadas, atualmente na produção industrial, a condição sócio-econômica do homem continua relegada a segundo plano e conforme podemos constatar, através do filme supra, a implantação do sistema de esteiras móveis nas fábricas, tinha como finalidade aumentar a produtividade das indústrias. Só que esse novo processo produtivo só trouxe benefícios para a classe patronal, que a partir daquele momento tinha como principal triunfo a institucionalização do processo de mais valia.
O filme descreve o período histórico marcado pelo desemprego,pela diminuição da produção industrial , mostra também a desconsideração de elemento humano,que era tratado como uma peça das máquinas usadas. mostra o esforço e desgaste físico e mental,esses pontos são os que mas me chamaram a atenção, pois nos trás esse pouco da realidade daquela época.
Escola: Estadual Moreira e Silva Aluna:Jéssica Mayara De Lucena Pereira 3ºAno "B"-Matutino
O filme nos mostra como era a vida no trabalho naquela época, muito trabalho e pouco reconhecimento. Mas atualmente ainda encontramos pessoas que trabalham mais do que é permitido, então vemos que um filme antigo ainda é atual, pois ele retrata o que muitas pessoas ainda vivem no seu cotidiano. Outro fato que pode ser destacado é o trabalho excessivo, que pode trazer sérios danos a saúde, e muitas vezes o funcionário não é indenizado.
Escola Estadual Moreira e Silva Aluna: NATHALY CHRISTINI OLIVEIRA SILVA SÉRIE: 3° ano "D" TURNO: MATUTINO
o filme conta uma história linda,de um simple operário,q ficos viciado em aperta parafusos e foi internado,quando saiu,viu a fabrica fechada viu a miséria,e logo foi preso,minha parte favorita foi quando ele se entregou pra ser preso no lugar da moça,quando comecei a assistir esse filme eu adimito q pensei q ia ser orrivel,por ser preto e branco,mudo,e poucos recursos de tecnologia,mais gostei muito desse filme,o coitado foi preso de mais-VICTOR EMANUEL JOSÉ DA SILVA-2°G-MANHÃ-MOREIRA E SILVA
O filme relata sobre os trabalhadores que são tratados como animais, no roteiro relata que ele desenvolveu lesão por esforço repetitivo ele apertava tanto os parafusos que quando ele saio do trabalho continuava com o mermo movimento do trabalho. ele chegar a ser internado porque ele estava ficando louco ja, dps de estar melhor ele passa enfrente a fabrica e ver que ela foi a falencia e ele vai andando sem rumo na rua passa um carro e derruba um bandeira e ele pega na intenção de devolvela mas não percebe que atraz dele vem uma mutidão que estava fazendo manifestação naquele exato momento a policia chegar e leva ele como "o lider" e ele aca preso depois ele conhece uma linda jovem e livra a jovem de ser presa e ele vai preso no lugar dele dai por diante e eles fugindo...
Maria José Santos Belo da Silva Escola Est Moreira e Silva 3° ano "B"
"tempos modernos" é mais uma obra-prima de Chaplin. Embora o filme tenha o status de uma das maiores comédias de todos os tempos, não se pode ignorar o seu imenso conteúdo político. Chaplin realiza uma preciosa e inteligente sátira às técnicas modernas, usadas pela sociedade industrial, onde as máquinas substituem a mão-de-obra e os operários são marginalizados.
Cinthia Lais dos Santos Silva Escola Estadual Moreira e silva 3° ano B
O Filme 'Tempos Modernos', ele se passa numa fabrica onde não querem perder muito tempo parado quer lucrar com se diz tempo é dinheiro, então eles quer só produção porque quantos mais eles lucrarem é melhor, e também a fabrica quer crescer na tecnologia como já diz o nome do filme, hoje em dia mesmo a tecnologia esta muito avançadas, eu posso dizer que ela estar a avançada a respeito desse trabalho através da tecnologia eu posso fazer ele ai temos o computador, internet e várias outras coisas. Nós temos crescer junto com a tecnologia se não vai se atrasar!
Escola Estadual Moreira e Silva Bruno Mendes Gomes 3º "E"
O filme tempos modernos, observei que fala sobre a época da Revolução industrial. nessa época os trabalhadores, operarios, eram visto como um "objeto", os operarios eram explorados, trabalhadores enfrentava uma carga horária de trabalho absurda, condiçoes sub- humanas p fala a verdade, a única coisa que inportava mesmo era o lucro, nada mais, era uma exploração total. observei tambem, que no filme havia grande invertimento em tecnologia, td indica que ela esta voltada a buscar inovaçoes, para que os trabalhadores tenham menas perda de tempo, para que eles produzisem mais e mais,os produtos fabricados na industria. pra fala a verdade era uma exploração com o trabalhador, to indgnada ! coitado do homem mesmo foi preso mais de 10 vezes...!!!!! mais o filme é muito legal, e interessate , e trata a realidade.=)
Escola Moreira e Silva Aluna: Maria Gabriela Santos Bernardo turma: 2º E matutino
O filme conta a história de um operário e uma jovem. O primeiro (Charles Chaplin) é um operário empregado de uma grande fábrica. Esse operário desempenha o trabalho repetitivo de apertar parafusos. De tanto apertar parafusos, o rapaz tem problemas de stress.Com isso ele é despedido e , logo em seguida, internado em um hospital. Logo que sai do hospital, se depara com a fábrica fechada. Ao passar pela rua, nota um pano vermelho caindo de um caminhão. Ao empunhar o pano na tentativa de devolvê-lo ao motorista do caminhão, atrai um grupo enorme de manifestantes que passava por ali. Por engano, a polícia o prende como líder comunista, simplesmente pelo fato de ele estar agitando um pano vermelho, parecido com uma bandeira, em frente a uma manifestação.depois disso conhece uma moça, uma menina do cais que se recusa a passar fome". A jovem, vivendo na miséria, tem de roubar alimentos para comer.Numa de suas investidas, ela conhece o operário depois de roubar o pão de uma senhora, a polícia vai prendê-la e o operário assume a autoria do assalto.
Escola: Moreira e Silva Aluno: Erisson Manoel da Silva 3°ano "D"
O filme "tempo modernos",é um grandioso filme que aborda com êxito as críticas que Charles Chaplin,tem a relata.Como,a desigualdade das classes sociais,o capitalismo crescente,junto com a modernidade e uma outra crítica muito enfatizada a aliernação do operário,no filme.Ou seja um filme realmente fantástico,que mostra a grande importância para aquele tempo do crescimento do mercado,junto com às máquinas.
Aluna:Andresa da Silva Bezerra Série:2°ano "G" Turno:Matutino Escola:Estadual Moreira e Silva
O filme "Tempos Modernos",trata da desigualdade entre pobres e ricos. Ele faz também uma crítica ao capitalismo e as sociedades mais ricas que exploram os trabalhadores e alimenam o conforto e a diversão da burguesia.Mostra também a valorização das máquinas contra os trabalhadores.
ALUNA:Camila Maria Lima dos Santos SÉRIE:2°ano "C" TURNO:Matutino ESCOLA:Estadual Moreira e Silva
"Tempos Modernos",é uma análise de Charles Chaplin,com várias críticas sobre a capitalismo.e em cima da Revolução Industrial,em pró da evolução das máquinas e contra os trabalhadores.
Aluna:Juliane da Silva Barbosa Série:2°ano "G" Turno:Matutino Escola:Estadual Moreira e Silva
Gostei do filme. Fala sobre a época que as máquinas vieram para substituir o homem, com isso fecharam muitas oportunidades de emprego, o que fez as pessoas se prepararem mais para o mercado de trabalho.
ESCOLA ESTADUAL MOREIRA E SILVA NOME: Kamila Lopes De Souza Série: 2° ANO "B" MATUTINO
Nesse filme Chaplin quis passar uma mensagem social. Cada cena é trabalhada para que a mensagem chegue verdadeiramente tal qual seja. E nada parece escapar: máquina tomando o lugar dos homens, as facilidades que levam a criminalidade, a escravidão. O amor também surge, mas surge quase paternal: o de um vagabundo por uma menina de rua.
ESCOLA ESTADUAL MOREIRA E SILVA NOME: Patricia Rayane Silva de Souza Série: 3° ANO "D" MATUTINO
Tempos Modernos, retrata a vida urbana nos Estados Unidos nos anos 30, logo após a crise de 1929, quando a depressão atingiu toda sociedade norte-americana, levando a maior parte da população ao desemprego e à fome. Interessante que o filme foca a vida na sociedade industrial caracterizada pela produção pegando por base o sistema de linha de montagem e criticando a alienação do operário desse meio de produção e também a modernidade e o capitalismo crescente, já que o trabalhador é manipulado pelo poder do capital.
escola estadual moreira e silva Denise Maria dos Santos Batista 3° ano C turno manhã.
Comparando as cenas mostradas no filme Tempos Modernos, com a situação atual, podemos afirmar, que apesar das tecnologias de ponta empregadas, atualmente na produção industrial, a condição sócio-econômica do homem continua relegada a segundo plano e conforme podemos constatar, através do filme supra, a implantação do sistema de esteiras móveis nas fábricas, tinha como finalidade aumentar a produtividade das indústrias. Só que esse novo processo produtivo só trouxe benefícios para a classe patronal, que a partir daquele momento tinha como principal triunfo a institucionalização do processo de mais valia. Enquanto que os operários eram cada vez mais explorados, pois não tinham os seus direitos trabalhistas respeitados e eram obrigados a produzirem sempre mais, fato esse que deixava-os muitas vezes estafados e/ou neuróticos(robotizados) em função das condições de trabalho e do aviltamento salarial estabelecido pelos empresários. E em virtude dessa insatisfação da classe operária surgiram os movimentos grevistas, que tinham como pauta de reivindicação, melhorias das condições salariais e de trabalho. Esses movimentos foram reprimidos pelos patrões, que por sua vez, acionaram as autoridades policiais, que cuidaram do esvaziamento desse movimento para garantir o retorno das atividades fabris. Apesar dessa situação adversa, que prevalece até a presente data, o operariado sonha em ter sua casa própria, constituir família e participar da vida social. Só que na maioria das vezes esses sonhos não se tornam realidade porque a precária condição econômica e social imposta ao trabalhador não lhe permite saciar suas necessidades pessoais e primordiais, taiscomo: as de caráter sociais, financeiras, habitacionais, nutricionais etc. E o pior de tudo é que esses fatos até hoje, ainda fazem parte da vida da maioria dos trabalhadores brasileiros, que são vítimas dos empresários gananciosos que predominam na iniciativa privada e, que agem em nome do capitalismo selvagem, onde prevalecem os dados numéricos, estatísticos, financeiros e outros que venham satisfazer os interesses da burguesia elitista que predomina no país. Assim sendo, a classe trabalhadora que luta no seu dia-a-dia por dias melhores fica cada vez excluída da sociedade(segregação social), sem emprego e sem perspectiva de realizar ou conquistar sua pretensão pessoal, que em muitos casos são até mesmo indispensáveis para a subsistência desses operários. Colégio Estadual Moreira e Silva Nome: Thainá Marinho Série : 2º ano f turno Manhã
Trata-se do último filme mudo de Chaplin, que focaliza a vida urbana nos Estados Unidos nos anos 30, imediatamente após a crise de 1929, quando a depressão atingiu toda sociedade norte-americana, levando grande parte da população ao desemprego e à fome. A figura central do filme é Carlitos, o personagem clássico de Chaplin, que ao conseguir emprego numa grande indústria, transforma-se em líder grevista conhecendo uma jovem, por quem se apaixona. O filme focaliza a vida do na sociedade industrial caracterizada pela produção com base no sistema de linha de montagem e especialização do trabalho. É uma crítica à "modernidade" e ao capitalismo representado pelo modelo de industrialização, onde o operário é engolido pelo poder do capital e perseguido por suas idéias "subversivas". Em sua Segunda parte o filme trata das desigualdades entre a vida dos pobres e das camadas mais abastadas, sem representar contudo, diferenças nas perspectivas de vida de cada grupo. Mostra ainda que a mesma sociedade capitalista que explora o proletariado, alimenta todo conforto e diversão para burguesia. Cenas como a que Carlitos e a menina órfã conversam no jardim de uma casa, ou aquela em que Carlitos e sua namorada encontram-se numa loja de departamento, ilustram bem essas questões. Colégio Moreira e Silva Nome:Stella Lycia Série: 2º f turno manhã
Tempos Modernos é um dos filmes mudos mais famosos de Chaplin, o filme mostra a vida urbana nos Estado Unidos nos anos 30, uma época acontecida depois da crise de 1929 que levou grande parte da população ao desemprego e a fome. O personagem principal interpretado por Chaplin é Carlitos que consegue um emprego em uma grande indústria, transforma-se em um líder grevista conhecendo uma jovem, por quem se apaixona. O filme é uma crítica à "modernidade" e ao capitalismo representado pelo modelo de industrialização, onde o operário é engolido pelo poder do capital e perseguido por suas idéias "subversivas" e o filme também trata das desigualdades entre a vida dos pobres e das camadas mais abastadas, sem representar contudo, diferenças nas perspectivas de vida de cada grupo. Nome: Mayara Freire Colégio Moreira e Silva 2º ano f turno Manhã
Nas primeiras cenas, observamos que a linha de montagem e o invento da máquina alimentadora desenvolvida para eliminar o desperdício de tempos de produção, tinham a finalidade de aumentar a produtividade das organizações enfocando apenas a realização das tarefas de forma rápida e eficiente, sem se preocupar com as limitações físicas e psicológicas do ser humano, trazendo com isso conseqüências graves como: a intensificação e especialização do trabalho do operário, o que acaba tornando desnecessária a sua qualificação e provocando no mesmo, lesões por realizar uma única tarefa repetidamente.
Em um outro momento essa mesma visão de superespecialização do trabalho acarreta problemas ao operário com vimos na cena do novo emprego de Carlitos (Charles Chaplin), onde o ex-operário tinha a tarefa encontrar um pedaço de madeira que fosse parecido com o que ele tinha em suas mãos. Parecia ser uma tarefa tão fácil quanto apertar parafusos, mas trouxe conseqüências desastrosas, pois como era de costume, realizou a tarefa apenas de acordo com a ordem que recebeu do patrão, não utilizou de raciocínio, o que levou o navio para seu desespero deslizar e afundar no lago. Como abordava Taylor, o empregado não tem condições de analisar o trabalho e estabelecer o melhor método de fazê-lo, devido a sua falta de qualificação.
Tempos Modernos mostra claramente a mecanização do trabalho e a desconsideração do elemento humano. A organização era vista como uma máquina e o homem era uma peça do mesmo. O Filme nos faz refletir e discutir todo conceito que a teoria científica trouxe, nos auxiliando a compreender todo o contexto e realidade da época. Nome:Stephane Lopes Série: 2º ano F turno Manhã
Moreira e Silva/ Aluna:Lindsay da Conceição Barbosa do Nascimento; 3° ano C turno - MATUTINO.
O filme retrata em uma maneira humoristíca a evolução de máquinas que impediram o trabalho do homen - portanto gerando a crise do desemprego; a desigualde entre sociades.
-a industria onde eles trabalham e a produção em massa -a divisão de trabalho. na fabrica cada um tem a sua tarefa. a maioria dos trabalhadores nem sabem o que estao produzindo. percebeu que o Carlitos (Charlie Chaplin) so tinha a função de apertar botões? a divisão do trabalho foi introduzido com o fordismo e o taylorismo para acelerar o ritmo da produção e aumentar a quantidade do produto final. -tem uma cena que Carlitos esta no banheiro e seu chefe aparece o mandando voltar para o trabalho. outro aspecto interessante é que vc percebe que a unica pessoa que tem voz na fabrica é o chefe? um sinal de superioridade em relação aos trabalhadores. outra cena que mostra a opressão ´quando Carlitos entra na maquina e tambem no começo do filme que compara os trabalhadores indo para a industria e ovelhas indo para o matadouro. -eu acredito que a estrada no final traz um sentimento de esperança para os dois. o proposito é não saber onde ela vai dar pois sempre que começamos algo novo, nao sabemos o que vai acontecer. o importante é ter fé.
O filme conta a história de um operário e uma jovem. O primeiro é um operário empregado de uma grande fábrica. Esse operário desempenha o trabalho repetitivo de apertar parafusos. De tanto apertar parafusos, o rapaz tem problemas de stress e, estafado, perde a razão de tal forma que pensa que deve apertar tudo o que se parece com parafusos, como os botões de uma blusa, por exemplo.Logo é despedido por não ter conseguido evitar um assalto e por dormir no serviço. No entanto, consegue emprego numa outra fábrica, consertando máquinas. Durante uma greve na fábrica, Carlitos é preso mais uma vez, agora por desacato à autoridade policial. Alguns dias depois, ele é liberado e a jovem o espera na saída da prisão para levá-lo a nova casa – um barraco de madeira perto de um lago. A jovem consegue, então, emprego em um café com dançarina e arruma outro para Carlitos, só que como garçom/ cantor.
ESCOLA ESTADUAL MOREIRA E SILVA NOME: Ivaldo Moraes de Oliveira Júnior SERIE: 3 ano 'C' MATUTINO
O filme é uma critica a os modos de produção capitalista,pois como inicio dos"Tempos Modernos", os trabalhadores que eram obrigados a trabalhar muito por um pequeno salario, estavam correndo o risco de ser substituídos por maquinas, pois a burguesia achava que esse era um bom modo de lucrar mais, já que maquinas não precisam descansar, e a unica preocupação seria a de achar pessoas qualificadas para manusear-la. Também mostra o ponto daquelas pessoas que foram despedidas, e buscam novos emprego, e o que dificulta e a pouca qualificação.
Escola Estadual Moreira e Silva Aluna: Karoline A. da Silva Serie: 3º ano "E" matutino
O filme Tempos Modernos refere-se a uma crítica ao modernismo e ao capitalismo representado através da industrialização, onde o operário robotia-se a uma rotina baseada na incansável linha de montagem de uma indústria.O operário consegue alguns empregos dos quais não se mantém em nenhum. Acaba trabalhando com a moça em um café onde expressa o prazer de trabalhar em algo gratificante e criativo. Aluna:Karla Thaynná Alves da Silva Serie:3º ano C (Matutino) Escola:Moreira e Silva
O filme mostra que na época o objetivo principal das empresas era o lucro , os trabalhadores eram vistos como ''objetos'' , no filme podemos ver exatamente esse realidade , o tempo de almoço dos trabalhadores era visto como prejuizo , as empresas buscavam uma forma de seus empregados almoçarem e trabalharem ao mesmo tempo , como vimos no filme , sempre vizando o lucro acima de tudo . O filme fala sobre a evolução de máquinas que impediram o trabalho do homem, então gerando a crise do desemprego e da fome .Tempos Modernos mostra claramente a mecanização do trabalho e a desconsideração do humano. A organização era vista como uma máquina e o homem era uma peça do mesmo. O Filme nos faz refletir a realidade da época.
Aluna : Renata Micaella Cavalcante Torres Serie : 2° ''G'' Turno : Manhã Escola : Moreira e Silva
O filme é maravilhoso e muito engraçado conta a historia de um trabalhador que tem um trabalho cansativo e não era tratado da forma mais correta ele era na minha opinião explorado por isso teve uma crise nevosa ainda foi preso entre outras coisas. resumindo o filme é legal com bons atores e a historia é legal
Aluno:Franklin Luiz Soares dos santos Turma:2°ano''D'' Escola:Escola Estadual Moreira e Silva Turno:Manhã
Bom eu gostei muito do filme achei bem legal pois retrata muito bem como era naquela epoca a revoluçao industrial . Ele mostra a extrema diferença entre a classe trabalhadora e os burgueses em geral, deixando em forte evidência a exploração através de exagerada carga horária de trabalho. onde muitos deles trabalhavam sem parar quase como escravos eles ate chegaram a criar uma maquina pra alimentar os seus funcionarios isso tudo prara economizar tempo so para eles nao pararem para almoçarem e ainda por cima nao ganhavam muito bem e muito deles tinha colapso nervoso por tanta pressao pra trabalharem rapidos muitos acabavam ficando loucos.
Escola Estadual Moreira e Silva Aluna:Erika Priscila P de Lima Turno:Matutino SErie : 2 ano Turno :G
O filme tempos modernos traz uma série de críticas referentes ao tratamento dos trabalhadores, que eram explorados e trabalhavam muito para aumentar a produção das empresas, com cargas horárias extensas, com salários baixos que mau dava pra se sustentar, e sem segurança no trabalho, levando a constantes greves desde da revolução industrial. E também a questão da maquina substituindo o trabalho humano. Escola Estadual Moreira e Silva Aluno:Mattheus Dué Fagundes de Oliveira 2ºano ''F''
Muito bom esse filme vo recomendar aos meus amigos. O filme mostra de uma maneira engraçada, o meio de produção, no trabalho industrial. A relação do trabalho intelectual e trabalho manual. podemos perceber que nas industrias não utilizavam mão-de-obra qualificada, todo comportamento era mecânico e o que interessava para os donos das industrias não era o sujeito e sim o produto final. Tudo que era feito era o lucro. A produção sempre em ritmo bem acelerado.O movimento sindicalista luta por melhores condições de trabalho e salários para os operários.
Nome: Ronivon Vilar de Farias Júnior Série: 3º ano C Escola:Escola Estadual Moreira e Silva Turno: Matutino
Escola Estadual Moreira e Silva Aluna : Lidiane Da Silva Araújo 2° Ano "A" Turno: Matutino
O Filme Tempos Modernos foi produzido no País dos Estados Unidos pelo Diretor Charlie Chaplin no Ano de 1936 O filme fala sobre A condição do operário na grande indústria durante a depressão dos anos 30.O rítimo de trabalho era tão acelerado que levava o sujeito a ter até mesmo um comportamento inadequado,pois a dura jornada de trabalho, levava o individuo a um cansaço muito grande, o trabalhador não podia perder muito tempo . Em ocorrência disto havia muitos acidentes de trabalho. No filme, podemos perceber que nas industrias não utilizavam mão-de-obra qualificada, todo comportamento era mecânico e o que interessava para os donos das industrias não era o sujeito e sim o produto final. Tudo que era feito visava o lucro. O filme baseia-se na época Industrial quando as máquinas chegam para facilitar o trabalho e o desenvolvimento da indústria,porém traz um prejuízo que é o desemprego pois as máquinas o substituem.
Julio Cesar De Melo Silva ,3 ano C ,manhã : o filme tempos modernos fala de um operário que trabalha em um ritmo acelerado ,que não tem disciplina no seu local de trabalho ,e que não tem uma mão-de-obra qualificada ,e o filme mostra na época das industrias quando a tecnologia das maquinas vieram pra melhorar o trabalho e o desenvolvimento da industria ,que traz prejuizo que tira o emprego do ser humano ,que é substituido por maquinas .
O filme retrata uma exploração dos trabalhadores por parte dos enpresarios , a gânacia dos sonheros donos de fabricas é tão grande pra poder a produção ser maior do que já é ,eles inventaram uma maquina para alimentar os trabalhadores para não poder sair para descansar ,e aumentar a produção da fabrica , o trabalho é tanto que quando chega a hora do almoço ele continua repetindo os movimentos da mesma forma que ele estava apertando parafusos.De tanto trabalhar ele surto .. ''Junto com a jovem, Carlitos demonstra uma grande vontade de ter uma vida digna, uma casa, um emprego. Esse sonho os personagens levam com eles até o final do filme, indicando o positivismo por parte deles.'' .. O filme é legal de se assitir e é muito engrasado .... boom esse foi o meu resumo
Escola: Estadual Moreira e Silva Aluna : Aycha dos Santos Silva Turma : 2° ano''E'' Turno : Matutino
O filme ''TEMPOS MODERNOS'' Fala sobre a revolução trabalhista , o Charlie chaplin nesse filme trabalha como um condenado em uma fabrica , e serve até mesmo de cobaia para novos produtos , e de tanto tempo que trabalha , acaba fazendo as funções automaticamente , naquele tempo , eles trabalhavam como maquinas , e de tanto trabalhar entrou em depressão e Acaba trabalhando com a moça em um café onde expressa o prazer de trabalhar em algo gratificante e criativo onde seu trabalhpo era um pouco mais reconhecido Ele mostra tambem a extrema diferença entre a classe trabalhadora e os burgueses em geral, deixando em forte evidência a exploração através de exagerada carga horária de trabalho,. Mostra uma luta por menos carga horária, aumento de salário e boas condições para trabalhar. Também fala um pouco a respeito da troca de trabalho humano pelo trabalho de máquinas, onde haveriam muitos dispensados após adotarem a esse método de trabalho.
Nome: Mércia Carolayne Gomes de Oliveira 3° Ano B'' Colergio: Moreira e Silva
O filme mostra um pouco sobre o abuso do regime trabalhista, a produção sempre em ritmo bem acelerado, as pessoas naquela época trabalhavam muito e ganhavam pouco, mostra também a exploração exagerada da carga horária de trabalho, a exploração era grande para que a produção aumentasse, fala sobre a troca de trabalho humano pelo trabalho de máquinas. O filme não é lá essas coisas, apesar de ser um filme mudo ele é engraçado e da para intender de imediato sobre o que o filme se trata.
Escola: Moreira e Silva Aluna: Maria das Graças Belo Turma: 3º ano "B" Turno: Matutino
No filme Charles Chaplin Perturbado pela novidade do trabalho repetitivo, oprimido por não exercer uma atividade criativa, pressionado pelas longas horas compensadas pelos baixíssimos salários do período histórico e por uma proposta de automação que visava provavelmente reduzir o tempo de refeições, ampliando ainda mais a escravidão planejada, Chaplin mergulha num comportamento patológico que o leva a atitudes bizarras, parece que esta representação simbólica, com o inequívoco título de tempos modernos, preconiza a loucura, a violência e o caos ecos social que, de forma sistêmica, hoje chega ao auge. Penso que jamais na história humana experimentamos um momento tão delicado, tanto do ponto de vista humano, quanto econômico, social e filosófico, exatamente (em meu ver) o que o Charles Chaplin tentava alertar.Temos hoje no mundo complexo indústrias mais sofisticadas e metodologias de trabalho operário melhor planejado.
O filme retrata o modo de vida das pessoas de sua época, ao qual eram exploradas por grandes e medias empresas tendo de trabalhar algumas vezes 12 horas por dia, sem dias de descanso ou férias; também podemos destacar as formas em que essas pessoas eram submetidas, na grande maioria das vezes não tinham opção ou esperança alguma a não ser a própria fome presente em suas casas. Também podemos citar as visões dos empregadores aos empregados, uma visão que levou muitos trabalhadores a morte por descaso; muitos acabaram mutilados, sem dedos, braços, pernas com varias perdas físicas ou mentais. A rápida produção, o crescimento populacional levou o mundo a um outro campo de visão, o do dinheiro rápido e fácil em cima de pessoas desprovidas de oportunidades ou esperanças,esses crescimento levou a humanidade a diferentes benefícios e vários problemas sociais, e econômicos, principalmente com a grande produção e o avanço da tecnologia que levaram algumas pessoas a perderem seus empregos na metade do século passado, empregos esses que já eram sofridos e sem muitas vantagens, as maquinas que no inicio do século foram as grandes turbinas para o desenvolvimento industria, que por sua vez foi sustentado e até hoje é, por mão de obra carente e necessitada.
Escola: Moreira e Silve Aluno: Otoniel dos santos fragoso Turma: 2° ano "A" Turno: Matutino
O filme ''TEMPOS MODERNOS'' Fala sobre a revolução industrial, o Charlie chaplin nesse filme trabalha como um condenado em uma fabrica , e serve até mesmo de cobaia para novos produtos , e de tanto tempo que trabalha , acaba fazendo as funções automaticamente , naquele tempo , eles trabalhavam como maquinas , e de tanto trabalhar entrou em depressão e Acaba trabalhando com a moça em um café onde expressa o prazer de trabalhar em algo gratificante e criativo onde seu trabalho era um pouco mais reconhecido Ele mostra tambem a extrema diferença entre a classe trabalhadora e os burgueses em geral, deixando em forte evidência a exploração através de exagerada carga horária de trabalho,. Mostra uma luta por menos carga horária, aumento de salário e boas condições para trabalhar. Também fala um pouco a respeito da troca de trabalho humano pelo trabalho de máquinas, onde haveriam muitos dispensados após adotarem a esse método de trabalho.
Nome: Mércia Carolayne Gomes de Oliveira 3° Ano B'' Colergio: Moreira e Silva Turno :Matutino
O filme mostra a vida urbana dos EUA nos anos 30, logo após a crise de 1929 mostra também um pouco da revolta industrial onde os trabalhadores das empresas eram vistos como escravos, com cargas horarias cima do normal, além de ser um filme muito engraçado Esta também incluso no filme o começo da industrialização das empresas .
Aluno: Edson José Soares Filho 3° ano “E” – Matutino E. Moreira e Silva
filme tempos modernos retrata a vida de um operário de uma linha de montagem que tem o trabalho cada vez mais excessivo que o dono cada vez queria aumentar a produção tanto em venta uma maquina para evitar a hora do almoço com o trabalho excessivo leva ele a loucura por causa da monotonia frenética de seu trabalho o filme também mostra a era das maquinas nas industrias para evitar mais acidentes e com isso ficava mais difícil arranjar emprego o filme mostra a a diferença sobre classe e a exploração.
Escola Estadual Moreira e Silva aluno:jeanderson Henrique Silva dos Santos turno:matutino serie:2ano"G"
o filme ``tempos modernos`` se passa no século xx, na revoluçao industrial onde o trabalho manual foi substituido pelo trabalho industrial nesse filme charlin chaplin fala de uma forma engraçada de um assunto muito sério, representa um cidadão que trabalha em um ritmo escravo,as vezes ate mais de 12 horas por dia,por um baixo salário, de tanto trabalhar carlitos teve um surto devido ao stress do trabalho foi despedido de seus empregos, e no final de tudo foi trabalhar com uma moça em um café onde demonstrou prazer pelo trabalho exercido. nessa época as pessoas eram praticamente obrigadas a trabalhar como escravas sem nenhum direito trabalhista pelos ambiciosos empresários.
Nome: waldênia maria da silva escola: moreira e silva turma: 3 ano ``B`` turno: matutino
O filme se passa na época da Revolução Industrial, aborda a diferença entre os trabalhadores e os burgueses, a exploração através de cargas horárias de trabalho acima do normal e as condições em que as pessoas eram expostas em seus locais de trabalho. Mostra uma luta por melhorias salariais, respeito e boas condições para trabalhar.
Escola Estadual Moreira e Silva Aluna: Klécia de Oliveira Silva 3° Ano "E" – Matutino
Tempos Modernos é um filme que mostra a realidade do capitalismo, quanto mais produção maior o lucro e q se dane o trabalhador. Charles Chaplin trabalha tanto no primeiro emprego que acaba enlouquecendo a ponto de depois de ser preso, querer continuar lá. Charles Chaplin é varias vezes pego pela policia e quase sempre se dá mal nos empregos. Sua namorada também sofre muito devido com a morte dos pai e a perda das irmãs órfãs para o Estado. Pra não morrer de fome é obrigada a roubar e é pega pela policia, mas foge com a ajuda do Charles Chaplin. No Ultimo emprego dos dois, Charles até que se sai bem com o canto e sua namorada também se saia bem como dançarina. Entretanto, a poilicia continua implacavel atrás dela e ela acaba por fugir com Charles Chaplin. Enfim, eles seguem juntos atrás do sonho de uma boa moradia. Até hoje existem esses mesmos problemas devido ao capitalismo que só sabe exlorar o trabalhador.
Nome: João Pedro Moura dos Santos Escola: Moreira e Silva Ano: 3º ano E
o filme de charlie chaplin retrata a revolução industrial onde trocava-se homem por maquina e aumentavam o trabalho humano com cargas de horários maiores e trabalho muito forçado com salario muito baixo. existia muita greve ( oque era proibido pela lei )uma das greves o ator principal foi tido como o líder e foi preso , na prisão descobriu uma vida fácil pois não precisa trabalhar para comer e ter um local seguro para dormir tanto que quando ele foi solto fez o possível para voltar para a prisão. o filme encerra quando ele consegue um emprego, mas ele abandona pra fujir com sua companheira do juizado de menor.
um filme muito massa.
aluno; Daniel Nunes Tobias 2° ano "B" Escola Estadual Moreira e Silva.
o filme retrata a revolução industrial onde trocava-se homem por maquina e aumentavam o trabalho humano com cargas de horários maiores e trabalho muito forçado com salario muito baixo. Aluna:Maria Isabel V. da Silva 3°ano "C" Escola Estadual Moreira e Silva.
O filme "Tempos Modernos" relata a historia da Revolução Industrial, onde o principal fato dessa revolução foi a substituição do trabalho artesanal pelo assalariado e com o uso das máquinas. Como muitos empresários são ambiciosos em ganhar mais e mais, os operários eram explorados em ter que trabalhar em até 15 horas por dia em troca de um baixo salário. Com isso, os operários faziam greves ilegais, onde o ator principal foi preso como o líder da greve. Assim, ele conheceu a prisão, onde se sentia mas "feliz" de que quando era livre, pois não era forçado a ter que trabalhar para manter suas necessidades básicas (comida e moradia), quando foi solto fez o possível para voltar à prisão, porém conheceu uma moça que era fugitiva do juizado de menor, tal que arrumou um emprego para ele, e quando tudo estava bem, ela foi encontrada, assim, ele decidiu larga tudo para fugir com sua companheira.
Escola Estadual Moreira e Silva Aluna: Kamila Oliveira Silva Turno: Matutino Serie: 2º ano "D"
O filme mostra Máquinas no lugar de homens, a facilidade dos ladrões na cadeia e também o Amor. Chaplin trabalha numa fábrica e por trabalhar demais acaba tendo um colapso nervoso, ele vai pro hospital, quando volta encontra a fábrica fechada. Enquanto procura outra vida ver uma jovem roubando um pão para comer e se entrega no seu lugar. Mas não dá certo porque uma grã-fina tinha visto tudo, mas mesmo assim os dois acabam escapando e vão tentar a vida de outro jeito. Ele consegue um emprego numa fábrica, só que os operários entram em greve. Acaba encontrando uma Bandeira que caiu do caminhão. Um grupo de militares surge atrás dele, a policia chega e o considera o líder e vai preso por jogar uma pedra sem querer num policial. A Moça consegue um emprego como dançarina e emprega ele como garçom, mas também não dá certo,e os dois seguem atrás de aventuras.
Escola Estadual Moreira E Silva Aluna: Alice Dos Santos Silva série: 2º Turma: G Turno: Matutino
Este é o primeiro filme, em que Chaplin utiliza o som, mas mantendo características do cinema mudo. Focaliza a vida urbana nos Estados Unidos nos anos 30, imediatamente após a crise de 1929, quando a Grande Depressão atingiu toda sociedade norte-americana, levando grande parte da população ao desemprego e à fome. A figura central do filme é Carlitos, o personagem clássico de Chaplin. O filme focaliza a vida na sociedade industrial caracterizada pela produção com base no sistema de linha de montagem e especialização do trabalho. É uma crítica à "modernidade" e ao capitalismo representado pelo modelo de industrialização, onde o operário é engolido pelo poder do capital e perseguido por suas idéias "subversivas". Em sua Segunda parte o filme trata das desigualdades entre a vida dos pobres e das camadas mais abastadas. Mostra ainda que a mesma sociedade capitalista que explora o proletariado, alimenta todo conforto e diversão para burguesia.
ALUNA : MAYARA CAROLINA DA S. SANTOS SÉRIE :3º F ESCOLA MOREIRA E SILVA
Moreira e Silva Janaina dos Santos Silva 2°"A" Turno: Matutino O filme conta a história de um operário e uma jovem. O primeiro (Charles Chaplin) é um operário empregado de uma grande fábrica. Esse operário desempenha o trabalho repetitivo de apertar parafusos. De tanto apertar parafusos, o rapaz tem problemas de stress.Com isso ele é despedido e , logo em seguida, internado em um hospital. Logo que sai do hospital, se depara com a fábrica fechada. Ao passar pela rua, nota um pano vermelho caindo de um caminhão. Ao empunhar o pano na tentativa de devolvê-lo ao motorista do caminhão, atrai um grupo enorme de manifestantes que passava por ali. Por engano, a polícia o prende como líder comunista, simplesmente pelo fato de ele estar agitando um pano vermelho, parecido com uma bandeira, em frente a uma manifestação.depois disso conhece uma moça, uma menina do cais que se recusa a passar fome". A jovem, vivendo na miséria, tem de roubar alimentos para comer.Numa de suas investidas, ela conhece o operário depois de roubar o pão de uma senhora, a polícia vai prendê-la e o operário assume a autoria do assalto.
"Tempos Modernos" é um belo filme, que se passa no período da revolução industrial , um filme engraçado , realista , irônico e que acima de tudo mostra a infeliz realidade dos operários com humor, para que chame a atenção do público ao filme.Repara-se a rotina dura dos operários, que trabalham muito, quase sem tempo para descanso, enquanto o patrão pouco faz e muito manda, o filme nos leva também, a momentos românticos e tristes, que nos fazem pensar sobre tudo oque se passa, na tela.E não deixando passar despercebido, o talento do grande Charlie Chaplin, que torna o longa ainda mais divertido, e não deixando de retratar a sua dura vida!
Escola Estadual Moreira e Silva. José Rubens Arcanjo Tenório. 2º ano 'E'
(TÍTULO DO FILME) Tempos Modernos (1936). Resumo Trata-se do último filme mudo de Chaplin, que focaliza a vida urbana nos Estados Unidos nos anos 30, imediatamente após a crise de 1929, quando a depressão atingiu toda sociedade norte-americana, levando grande parte da população ao desemprego e à fome. A figura central do filme é Carlitos, o personagem clássico de Chaplin, que ao conseguir emprego numa grande indústria, transforma-se em líder grevista conhecendo uma jovem, por quem se apaixona. O filme focaliza a vida do na sociedade industrial caracterizada pela produção com base no sistema de linha de montagem e especialização do trabalho Escola Estadual Moreira e Silva Kathreen Alves De Carvalho 2ano F
O próprio nome do filme já é bem sugestivo ele já deixa pista do que será tratado o filme... O filme vem tratando sobre a Revolução Industrial onde as industrias deixaram de produzir o produto manual para produzir o industrial, onde com isso eles passaram a ganhar mais tempo. Julio César Pereira da Silva 3ªº ano C
Assistir um filme de Charles Chaplin é sempre uma atividade bastante prazerosa, tendo em vista que resgatar a expressividade do cinema mudo e do inesquecível Carlitos nos conduz a uma visão de cinema bem diferente dos tempos de hoje: Um cinema que não utiliza os recursos cinematográficos atuais, mas que é extremamente rico em performances teatrais. O talento de Chaplin não se restringia à interpretação do personagem Carlitos, mas se estendia à escrita dos roteiros, à direção dos filmes, além da produção musical. Tão perfeccionista Chaplin filmava várias cenas do filme até escolher as que melhor representassem suas idéias. Em “Tempos modernos”, o homem de calças muito grande, sapatos enormes, paletó apertado, chapéu pequeno e uma bengala, incorpora o dia-a-dia de um operário de uma grande indústria. - A primeira parte do filme retrata a opressão vivenciada pelos operários da fábrica que são explorados e estimulados a produzirem cada vez mais. As cenas filmadas na fábrica revelam o processo de produção sem mostrar o que é produzido. É inevitável não perceber o ponto de vista que Chaplin quer mostrar aos espectadores: O distanciamento entre o produto e os que os operários produzem. Na época de exibição do filme, o contexto histórico se caracterizava pelos anos seguintes da crise de 1929 que assolou a sociedade norte-americana, levando uma boa parte da população ao desemprego e à fome. Tempos modernos, é uma crítica aberta à sociedade industrial que se caracteriza por um tipo de produção que toma como base a linha de montagem fordista. Embora os filmes de Chaplin se caracterizem pela veia cômica (produções, gargalhadas), em “Tempos Modernos” é possível visualizar aspectos da ficção científica, especificamente nas cenas do presidente da fábrica controlando toda a indústria através de um telão. Com esse instrumento futurista para a época, o proprietário vê tudo o que se passa em cada espaço da fábrica e quando percebe que a produção não está em um ritmo almejado, exige que os empregados acelerem sua produção. A exploração capitalista encontra seu ponto culminante na cena em que Carlitos é quase achatado pela máquina que alerta o tempo do lanche dos operários, levando os operários a utilizarem um menor tempo possível. Essa cena pode ser compreendida como uma metáfora da relação entre o operário e o sistema industrial-capitalista. Outras imagens visuais também ilustram essa idéia, tais como as cenas em que Carlitos e outro operário são literalmente engolidos pela máquina. Esse sistema industrial é tão opressivo que leva Carlitos a um comportamento repetitivo. As cenas em que o personagem persegue a Secretária da fábrica e uma mulher que passava em frente a fábrica, revelam o quanto os homens se tratam e se mecanizam no processo de produção industrial. Como a função de Carlitos é apertar parafusos, todas as imagens que lembram o formato de círculo lhe remetem a sua atividade. A loucura temporária do personagem talvez possa representar uma forma de rejeição, ou pode representar uma espécie de saída para o dia-a-dia opressivo dos operários das indústrias. - A segunda parte do filme já ilustra a face do desemprego. Nessa parte, Carlitos se junta a uma órfã (Gamin) e os dois vão enfrentar a amargura da pobreza e da fome. Mais críticas são feitas ao sistema capitalista, valendo ressaltar a cena em que Carlitos e Gamin desfrutam os prazeres dos produtos de luxo dentro de um grande magazine em que Carlitos é apenas o vigilante.
E.E. Moreira e Silva Aluna: Lavinnya C. Almeida Vidal Serie: 2ºA Turno: Manhã
Escola Est. Moreira e Silva Aluna: Bruna Carla de M. Lima 2°"A" Turno: Matutino Sobre o Filme: Bom, o filme Tempos Modernos, é um filme mudo que Chaplin interpreta o Carlitos onde ele trabalha apertando parafusos... De tanto ele apertar os parafusos, o rapaz tem problemas de stress, e sai apertando tudo como por exemplo botões da blusa de um trabalhador da indústria, o dono sempre que estava chegando no fim da tarde, ele mandava seu trabalhador aumentar a velocidade, daí Carlitos sai da industria desorientado apertando tudo que é parafuso, sai correndo querendo apertar os botões de uma moça que passava pela industria , quando da de cara com a policia que sai correndo atrás dele, arruma uma tremenda confusão com os trabalhadores da indústria e vai para um hospital, depois que ele tá recuperado da crise nervosa, ele deixa o hospital para começar um nova vida, e se depara com a fábrica fechada fica desempregado, quando passa por uma rua cai um pano vermelho que atrai um grupo enorme de manifestantes que passava por ali.Por engano, a policia o prende como líder comunista pelo fato dele estar agitando uma bandeira, em frente a uma manifestação, ajuda os policiais a prender um traficante que estava querendo fugir.. Bom aparece uma jovem uma menina criada no porto que se nega a passar fome, vivendo na miséria,tinha que roubar alimentos para comer, além, disso, mora com as suas duas irmãs menores, seu pai desempregado e as três são órfãs de mãe. No entanto lá fora os desempregados se manifestavam, o pai da jovem morreu durante a manifestação, e a lei cuidava das órfãs, a moça foge para não ser internada e volta a roubar comida. Ela conhece o operário: depois de roubar comida de uma senhora, a polícia vai prendê- lá e Carlitos assume a autoria do asalt. A policia o prende, mais logo é solto por descobrirem que foi engano.quando vê a moça sendo pressa logo ele vai assaltar um restaurante para ser preso também, são colocados no mesmo camburão e durante um acidente que teve os dois foge e vão morar juntos. Carlitos procura um emprego e consegue como segurança de uma loja de departamentos, mais logo é despedido por não conseguir evitar um assalto e dormir no serviço. Depois consegue um emprego em outra fábrica, consertando máquinas, fazem uma greve na fabrica e ele é preso novamente dessa vez por desacato á autoridade policial. Dias se passam e ele é solto e a moça espera na saída da prisão para levá-lo a nova casa, um barraco de madeira próximo a um lago.a jovem consegue um emprego como dançarina e arruma outro para Carlitos que, durante um improviso de uma música ele consegue vários aplausos dos clientes do café. Para estragar a festa a policia chega novamente com os dados da jovem e uma ordem para prender a moça em um orfanato. Carlitos e a moça fogem e começa tudo novamente.
O filme "Tempos Modernos" cujo ator principal é ninguém mais ninguém menos que Cahrles Chaplin,mostra o cotidiano de um operário e da vida nada fácil. Mas claro,através de charles o filme é feito com muito humor e graça que são as características de charles. Em um certo dia a fábrica recebe a visita de investidores,divulgando e oferecendo ao o dono da fábrica uma máquina que pode alimentar seus operários automaticamente,sem eles terem o trabalho de sair do trabalho e almoçar. E assim a fábrica não parava e economizava tempo. Na outra parte do filme Carlitos(charles chaplin) e uma orfã juntam-se e embarcam numa aventura dentro da pobreza,fome e necessidades. Mas eles também tiveram seus dias de luxo e diversão numa magazine em que Carlitos(Charles Chaplin) trabalhava como vigilante.
Escola Estadual Moreira e Silva Aluno:Marcos Adriano da Silva Série: 2° Ano Turma: "A" Turno: Matutino
A divisão de trabalho não era regular como hoje, não havia simplesmente divisão de trabalho, homens, mulheres e jovens trabalhavam de forma igual nas indústrias do inicio do dia ao fim do dia. As industrias tomaram conta do comércio, e com isso havia uma busca incessante por emprego já que tudo estava industrializado, artesão quase não se via. Desta forma, as grandes cidades que eram aquelas com grande número de industrias começaram a receber pessoas do interior e de cidades pequenas, pessoas estas que buscavam empregos. Começaram também as revoltas trabalhistas, pessoas iam as ruas pedir melhorias de trabalho e emprego para todos, melhores condições dentro das industrias para servirem a elas e também melhores salários.
Escola Estadual Moreira e Silva Aluno: Wolfgang Martins De Lima Série: 2°Ano Turma: "D" Turno: Matutino
o filme ele e uma historia triste, pois na quela época não havia muitas escolha de trabalho. pra charles chaplin foi uma vida muito dura pois batalhava dia e dia pra sustenta sua familia ... pois era revoltado pois ganhava muito pouco e as vezes roubava pra ter o pão de cada dia na mesa, pois ele e de uma época em não havia muitas tecnologia como cores,carros,veste,etc.. como hoje em dia então a evolução mudo muito de la pra cá.
escola estadual moreira e silva aluna Karine Cristina Duarte 2º D turno matutino
Charles Chaplin ele e um trabalhador de uma fábrica, tem um colapso nervoso por trabalhar de forma quase escravo. Ele foi levado para um hospicio,e quando retorna para a vida ''normal'' para o barulho da cidade el encontra a fábrica fechada. Enquanto isso,um jovem,orfã de mãe, com duas irmãs pequena furtas para sobreviver( roubem pão,pra comer). Apóis a morte do seu pai em uma manifestação,dois agente do governo vão busca-lo pra adoção mais o jovem foge. Charles vai em busca de outro pra continua a sua vida em outro lugar , tempos depois ele volta pra rever seus parente e encontra sua irmã trabalhado em uma cafeina é e preso de novo depois vogue e vai atrais de explorar o mundo a fora ate que um dia foi trabalha no teatro e viveu sua vida ...
escola estadual moreira e silva aluna Wnadja bertoldo dos santos 2ºD turno matutino
ESCOLA MOREIRA E SILVA NOME: YEDA PAREIRA DOS SANTOS SÉRIE: 3° ANO "B"
OS OPERÁRIO DESEMPENHAVA UMA TRABALHO REPETITIVO, TANTO É QUE DE TANTO APERTAR PARAFUSOS (CHARLES0) TEVE STRESS E PEDEU A RAZÃO, E COMESOU A APERTAR TUDO QUE SE PARECIA COM PARAFUSO. FOI DESPEDIDO , E LOGO APOIS ENTERNADO.DEPOIS DE MUITO TEMPO JA RECUPERADO ELE SAI, E SE DEPARA COM A CIDADE BEM MOVIMENTADA NO MEIO DA CONFISÃO ELE ENCONTRA UMA JOVEM E SE APAIXONA PELA JOVEM.
Por mais que seja um filme mudo, Mais a sociedade vivia as carreiras, o dono dos negócios ficaria como quisesse, mais os trabalhadores tinham que trabalhar, mesmo existindo as maquinas para substituir algumas pessoas na empresa, mais mesmo assim era difícil e muito esforço de cada pessoa da industria, Charlie Chaplin quer sobreviver em um tempo cujo a modernidade, devido ao esforço ao trabalho Charlie Chaplin teve uma crise nervosa, por causa de muito trabalho cujo o dono mandou fazer, tem pessoas hoje em dia que fica doente por se dar tanto ao trabalho, e não pensa em si mesmo.
Escola Estadual Moreira e Silva Aluno: Paula Emanuelle Ferreira Braga Série: 3°Ano Turma: "E" Turno: Matutino
Escola Estadual Moreira e Silva Nome:Flávio Felipe Farias Lima 2° ANO "A" Turno: Matutino
A revolução industrial se modernizou na década de 30, para substituir o homem vieram as máquinas, causando desemprego. Operários desempenham um trabalho repetitivo, tanto é que Charles Chaplin teve stress e perdeu a razão e foi internado num hospício quando retorna para vida normal encontra a fábrica fechada. Enquanto isso uma Jovem orfã rouba para sobreviver
O filme de Charles Chaplin traz uma série de críticas referentes ao tratamento à classe trabalhadora (o proletariado, em termos da teoria marxista) e aos burgueses (donos dos meios de produção que “exploravam” essa mão-de-obra, que era miserável, que trabalhava muito para cada vez mais aumentar a produtividade nas suas empresas) com menos trabalhadores e mais maquinas.
Escola Estadual Moreira e Silva Aluno: Tassio Francisco Da Raocha Série: 3°Ano Turma: "C" Turno: Matutino
O Filme ele trata das desigualdades entre a vida dos pobres e das camadas mais ricas, além de mostrar também que a mesma sociedade capitalista que explora os trabalhadores, alimenta todo conforto e diversão dos ricos. O operário é outra crítica muito enfatizada dentro do filme, o exemplo seria nas cenas em que Carlitos faz o movimento repetitivo de apertar o equipamento, mesmo não estando em serviço, além da representação de grandes máquinas na fábrica, ou seja, mostrando uma maior importância das máquinas contra o trabalhador.
Escola Estadual Moreira e Silva Aluno: Cristiano Luiz Gomes de Melo Junior Série: 3° Ano, Turma: "E" Turno: Manhã
O filme destaca a substituição de homens por máquinas e a desigualdade social. O filme também mostra a vida agitada das pessoas no dia a dia, essas pessoas se preocupavam em trabalhar e algumas ficavam doentes ou com sequelas pra vida toda.Isso tá bem destacado no personagem de Charles Chaplin,que trabalha em uma fábrica apertando parafusos,e por causa dos movimentos repetitivos, acabou perdendo a razão e internado em um hospício. Apesar do filme ser muito antigo, a nossa realidade atualmente não é muito diferente de como é falado no filme. Muitas pessoas se preocupam demais em trabalhar e esquecem da família e da própria saúde.
Escola Estadual Moreira e Silva Aluna: Mayara dos Santos Cavalcante Série: 2° ano Turma: "A" Turno: Matutino
Tempos modernos é um filme que mostra desda dêcada de 30 que já existia máquinas,trabalhadores tinham um trabalho repetitivo,por isso Chales Chaplin teve um colapso e levaram ele ao hospicio,quando ele volta a levar a vida normal ele reencontar seus parentes,sua irmã trabalhar na cafeina e ele é preso novamente,quando ele é solto começa a trabalhar no teatro. Escola estadual moreira e Silva ALUNA:Janaina Belarmino da Silva SÉRIE:2 ano TURMA:A MANHÃ.
é um filme de 1936 do cineasta britânico Charles Chaplin, em que o seu famoso personagem "O Vagabundo"tenta sobreviver em meio ao mundo moderno e industrializado. É considerado uma forte crítica ao capitalismo, militarismo, liberalismo, conservadorismo, stalinismo, fascismo, nazismo e imperialismo, bem como uma crítica aos maus tratos que os empregados passaram a receber depois da Revolução Industrial.
Nesse filme Chaplin quis passar uma mensagem social. Cada cena é trabalhada para que a mensagem chegue verdadeiramente tal qual seja. E nada parece escapar: máquina tomando o lugar dos homens, as facilidades que levam a criminalidade, a escravidão. O amor também surge, mas surge quase paternal: o de um vagabundo por uma menina de rua. escola estadual moreira e silva aluno:jose alberto pontes filho série:2ano turma:D turno:matutino
O filme relata como era a modernidade no ano de 1936, era completamente e realmente diferente da nossa nova modernidade nas condições do trabalho industrial...
Nome:Sandy Carolayne da Silva Gouveia. Moreira e Silva. Série:2ano Turma:E Turno:Matutino
O filme "Tempos Modernos" fala de como o capitalismo e o industrialismo nos manipula, nos faz seguir sempre essa cansativa rotina para enfrentar a fome, a miséria. Como também mostra que apesar dos problemas, apesar da correria diária; podemos ser felizes ao lado de quem amamos. Aluna: Samara Monteiro Escola: Moreira e Silva Turma: 3º ano B, Matutino
O filme tempos modernos relata o trabalho de varias pessoas com o movimento muito repetitivo ,Charlie foi preso por algumas coisas que fez na fabrica depoiis de ter sido solto ele conheçe uma mulher que roubava comida para sua familia , Charlie no final conseguiu arrumar um trabalho pela sua performasse cantando e dançando mais sua amiga é capturada e consegue fugir eles saem andando por uma estrada com o objetivo de recomeçar . EScola :Moreira e Silva Aluna : Thayná Jesus da silva serie: 3 ano C
Escola Estadual Moreira e silva Nome: Anny Caroline da Silva 3 D Muito legal ver como ocorreu a Revolução no trabalho até os dias de hoje, Vendo como as coisas mudaram de uma época para outra.
Escola Estadual Moreira e Silva Nome: Daniele Melo Marques Da Silva 3 'D'
O Filme Mostra Tempos Modernos,e fala Sobre a extrema diferença entre a classe trabalhadora e os burgueses em geral, a exploração era grande para que a produção aumentasse, mas que o salário que essas pessoas recebiam pelo seu trabalho, Crítica aos maus tratos que os empregados passaram a receber depois da Revolução Industrial.
Escola Estadual Moreira e Silva Nome:Dyego Ferreira Dos Santos Série: 2° Ano Turma: "A" Turno: Matutino O filme tempos modernos fala bastante que a exploração era grande para que a produção aumentasse, mas que o salário que essas pessoas recebiam pelos seus trabalhos muitas vezes nem sequer podia pagar o preço do produto que produziam o que sem dúvida podia ser considerado como algo bem injusto. Também fala um pouco a respeito da troca de trabalho humano pelo trabalho de máquinas, onde haveriam muitos dispensados após adotarem a esse método de trabalho.
no filme dá pra se ver a evoluição do trabalho ate hoje,como o tempo hoje esta mais moderno. aluna:Alice Maria Araújo Da Silva série:2 ano ´A´ ESCOLA:Moreira e Silva
Escola Estadual Moreira e Silva Nome: Henrique da Silva Santos, 2° ANO "A" Turno: Matutino
Chaplin quis passar uma mensagem social. As cena são trabalhadas para que a mensagem chegue verdadeiramente tal qual seja. E nada escapa: máquina tomando o lugar dos homens, as facilidades que levam a criminalidade, a escravidão. O amor também surge, mas surge quase paternal: o de um vagabundo por uma menina de rua.
Escola Estadual Moreira e SIlva Nome: Mª Beatriz S.S Ano: 2º "E"
O filme fala sobre a revolução industrial que começou e que antes era tudo mais difícil do que hoje , e tudo era completamente diferente da nossa nova modernidade nas condições do trabalho industrial .
Tempos Modernos é um dos filmes mudos mais famosos de Charles Chaplin, o filme mostra a vida urbana nos Estado Unidos nos anos 30, uma época acontecida depois da crise de 1929 que levou grande parte da população ao desemprego e a fome. O personagem principal interpretado por Charles Chaplin é Carlitos que consegue um emprego em uma grande indústria, transforma-se em um líder grevista conhecendo uma jovem, por quem se apaixona. O filme é uma crítica à "modernidade" e ao capitalismo representado pelo modelo de industrialização, onde o operário é engolido pelo poder do capital e perseguido por suas idéias "subversivas" e o filme também trata das desigualdades entre a vida dos pobres e das camadas mais abastadas, sem representar contudo, diferenças nas perspectivas de vida de cada grupo.
Escola Estadual Moreira e Silva Aluno: Eleandro batista dos santos Turma: 2° ANO "D" Turno: Matutino
No filme se passa a história de um operário, no ano de 1936 que trabalha muitas horas por dia, e não é remunerado o suficiente ,sem falar nas condições do trabalho e seu alto nivel de estresse, um ótimo filme que retrata humoristicamente a triste rotina de todos personagens, passando por clinicas,pisões e por um romance o personagem do Charlie Chaplin , faz uma grande interpretação, e não deixa de demostrar sua insatisfação.
Escola Estadual Moreira e silva. Camila Melo Marques. Serie: 2º "E"
Escola Estadual Moreira e Silva Nome: Itamar Pereira da Silva Série: 3 ° ano "F" turno : Matutino
O filme "Tempos Modernos" , restrata muito as maquinas que estão acabando com o trabalho humano, mas nessa fábrica que charlie trabalhava não era so as maquinas que davam conta do serviço e o seu trabalho se tornava cada vez mas escravizado, cada dia seu trabalho ficava mas dificil para poder da conta das produções.
Escola estadual moreira e silva Aluna: valquiria oliveira dos santos turma:3º ano "C" turno: matutino
Filme tempos modernos relata, podemos perceber que nas industrias não utilizavam mão-de-obra qualificada, todo comportamento era mecânico e o que interessava para os donos das industrias não era o sujeito e sim o produto final. Tudo que era feito para o lucro.A produção sempre em rápido bem acelerado. O movimento sindicalista luta por melhores condições de trabalho e salários para os operários . Começava aí uma luta de classes.Eles trabalhavam muito, mais alguns não tinham emprego e chegaram a passar fome.
Escola Estadual Moreira e Silva Nome: Raphael Rudyson Pereira da Silva 3ANO¨F¨ goste do filme ele relata também a tentativa do homem de trocar ou melhor tentar trocar o próprio por maquinas e felizmente não da muito certo o homem ainda é indispensável hoje em dia ... o filme fala também de como o trabalho antes era mais vamos dizer difícil, tanto é q o próprio Charlie Chaplin, sofre com as consequências do trabalho e das maquinas. Notei que na quela época tinha muita diferenças sociais ¨não que hoje me dia não tenha¨, mas na quela época era pior que hoje. Mas com a modernidade tudo pode melhorar ou piorar, mas quem vai sofrer com isso tudo, ¨se isso der errado¨, somos nos.
O filme Tempos Modernos relata sobre os operário de metalúrgica e tinha muitas explorações eles não tinha tem tempo para descansa com isso o ator principal (Charlin Chaplin)deixa retratado a escravidão e a criminalidade.Muitos trabalhadores foram despedido com as chegada das maquinas isso fez que amentasse o nível de pobreza.Alguns trabalhadores foram preso por causa que estava protestando .muitos pais morreram por causa das manifestação atras de um emprego e varias criança ficaram órfã.Tempos Modernos é ao mesmo tempo comédia, mesmo tempo drama e romance.
Escola Estadual Moreira e Silva Aluno:Josias Araújo Turma 2° "D" Tuno:Matutino
Chaplin mostra a extrema diferença entre a classe trabalhadora e os burgueses em geral, deixando em forte evidência a exploração através de exagerada carga horária de trabalho, produção apenas aumentando, e as condições sub-humanas a que essas pessoas eram expostas nos seus locais de trabalho. Mostra uma luta por menos carga horária, aumento de salário e boas condições para trabalhar.
Moreira e Silva Luiz Gustavo P. de Oliveira 3° Ano ''D'' Turno: Manhã
O filme relata a dura realidade que os operários enfrentavam, trabalhando incansavelmente em máquinas que ainda sim, exigiam bastante mão-de-obra, para obter o seu próprio sustento. Destaca também, a determinação e a força de vontade que as pessoas tinham, de superar todos aqueles problemas, inclusive sociais, em busca não somente da sua subsistência, como também da sua própria felicidade.
Escola Estadual Moreira e Silva Aluna: Sthefanny Larissa Conceição Venancio Série: 3° ano "D" Turno: Matutino
O filme mostra a vida na sociedade industrial caracterizada pela produção pegando por base o sistema de linha de montagem e criticando a alienação do operário desse meio de produção e também a modernidade e o capitalismo crescente, já que os trabalhadores é manipulado pelo poder do capital.
Escola Estadual Moreira e Silva Aluna:Thatiana Marcela Ferreira dos Santos Série:1 ano''H''Turno:Matutino
Muito Bom esse filme mostra a vida de muitas pessoas e mostra que antigamente as pessoas não podia lutar pelo os seus direito, e como o filme monstro pessoas de tanto trabalhar e não ter descanso acabava tendo problemas de saúde como aconteceu com o personagem principal!!!
Escola Estadual Moreira e Silva Aluno: Jeferson Maxuel Vicente da Silva Serie: 2º Ano "D" Turno: Matutino
O que eu entendi vendo esse filme foi que nas indústrias naquela época não usavam mão-de-obra qualificada, o que interessava para os donos das indústrias não era o bem da pessoa que estava trabalhando e sim o produto. Eles só queriam saber do lucro e queriam a produção sempre bem acelerada.
Escola Estadual Moreira e Silva Aluna: Thayse da Silva Moraes - 2º ano "E" Turno: Matutino
O ator Charlie Chaplin sofre de uma crise por causa do intenso trabalho e movimentos repetitivos uma das principais características das antigas produções industriais cujo principal objetivo era produzir mais em menos tempo e assim acaba ficando desempregado, o filme também Mostra que antigamente os trbalhadores mal podiam reinvidicar seus direitos e eram forçados a trabalhar bastante e assim nasceram as greves. Com o avanço da tecnologia isso foi mudando e pessoas foram trocadas por maquinas aumentando o desemprego e deixando pessoas na mizéria.
Aluno: Manassés Lima De Oliveira Turma/Turno: 1º Ano "H" Matutino
Escola Estadual Moreira e Silva Nome: Thyago Wesrlley Félix Carvalhar Turma: D Ano: 3° Turno: Matutino
O filme relata o inicio da era da revolução industrial, onde as Maquinas estão substituindo o trabalho esforçado do ser humano! Tornando a futura geração da vida humana mais fácil. Mas para que isso ocorra temos que passar por dificuldades antes. Quem nos mostra isso é o personagem Charles Chaplin, que apesar de estar apenas atuando, nos mostra como foi difícil na era das Indústrias. Que conseguir um emprego n precisava de mão de hora especializada, mas de pessoas que tivessem uma saúde em ótimo estado e que pode-se honrar com suas obrigações. ] Nesta mesma era surge mentes brilhantes, que tentam construir maquinas para facilitar a vida do ser humano ao Maximo conforto. O filme relata o sofrimento de uma família onde o pai é o responsável por suas filhas e acaba morrendo, assim a irmã mas velha rouba mantimentos de locais próximos para alimentar suas irmãs! Charles Chaplin mostra também que apesar de varias industrias estarem contratando poucas pessoas são escolhidas para entrar no cargo da empresa. Assim o diretor do filme tenta nos mostrar o sofrimento que foi aquela época,de varias lutas e protestos o povo continuava com a cabeça erguida e caminhava a direção de um futuro prospero!
Escola Estadual Moreira e Silva Nome: Antonio Augusto Turma: E Ano: 3° Turno: Manha
o Filme e Muito legal eu ja tinha assistido e foi boom si lembra... Onde o Charles Chaplin Trabalha de Mas e fica Sobrecarregado i nao aguenta mas i enloqueçe por ter trabalho muitoo
Escola Estadual Moreira e Silva Nome: Lucas Vital Turma: E Ano: 3° Turno: Manha
O Filme e muito legal onde ne uma parte do filme que o Charles Chaplin saio da cadeia i sem querer entro na manifestação da sociedade i os policias pensou que ele era o lider i o levou preso
Escola Moreira e Silva Aluno : Carlos Alberto Turma: "e" Ano 3 Turno Manha
O filme conta a história de um operário e uma jovem. O primeiro (Charles Chaplin) é um operário empregado de uma grande fábrica. Esse operário desempenha o trabalho repetitivo de apertar parafusos. De tanto apertar parafusos, o rapaz tem problemas de stress e, estafado, perde a razão de tal forma que pensa que deve apertar tudo o que se parece com parafusos, como os botões de uma blusa, por exemplo
Charles vai em busca de outro destino, mas acaba se envolvendo numa confusão: e acaba preso . Quando é libertado e depois de uma agradável estadia na prisão, decide fazer de tudo para voltar para lá e ao ver a jovem que fugiu da adoção, decide se entregar em seu lugar. Muito bom o filme!
Escola est.Moreira e Silva Aluna: Ana Caroline Silva de Almeida 2ºano D,Matutino!
Aluna:Ana Karolina Souza da Silva Turno:Matitino Série:2ºAno'D' Escola Moreira e Silva
Ele retrata o funcionamento de uma fabrica durante a revolução indrustrial.Onde operarios trabalham sem qualquer condições de funcionamento,ou qualificações. Um operario em especial,entra em crise de estresse por apertar parafusos e é afastado do emprego, recebe auxilio doença,quando volta descobre que foi demetido.Procura outro emprego perem não consege continuar em nem um por causa de seu trauma.
Aluna: Amanda Fernanda De O. da Silva Turno:Matutino Serie:2º Ano "D" Escola Moreira e Silva
O filme mostra as condiçoes dos trabalhadores naquela época que eram muito precarios como podemos observa nas cenas em que ele trabalhava em um ritmo muto acelerado e fazendo apenas uma mesma tarefa assim, fazendo com que eles não tivessem noção do que estava fazendo ja que eles faziam apenas um tarefa. Outra coisa que podemos notar é que todos trabalhavam crianças, adultos ,pois o que recebiam não dava para seu comprar seu proprio alimento.
Escola Estadual Moreira e Silva Aluna: Jéssica Luana da Silva Santos 2ºano D Matutino
O filme conta a história de um operário e uma jovem. O primeiro (Charles Chaplin) é um operário empregado de uma grande fábrica. Esse operário desempenha o trabalho repetitivo de apertar parafusos. De tanto apertar parafusos, o rapaz tem problemas de stress e acaba perdendo a razão de tal forma que pensa que deve apertar tudo o que se parece com parafusos, como os botões de uma blusa, por exemplo. Ele é despedido e , logo em seguida, internado em um hospital. Após ficar algum tempo internado, sai de lá recuperado. Ele acaba sendo preso por engano por esta com um pano vermelho em meio a uma manifestação. Ele conhece uma jovem que ia ser presa por roubar alimentos, mais ele toma a vez e acaba sendo preso outra vez. Mais a policia o solta depois de descobrir que foi um engano, e acaba prendendo a jovem,. O operário vendo a moça ser presa faz um esquema e acaba sendo preso tambem. Eles são colocados no mesmo carro e durante um acidente eles fogem e vão morar juntos. No fim da história a Policia chega para prender a moça. Mais ela e o operário acabam fugindo e começam tudo de novo.
Gostei muito do filme por retratar um mundo real que as pessoas vivem, embora nem todas pessoas parem para refletir sobre o assunto. Apesar de ser um filme tipo "cinema mudo" é muito legal! Porque é incrível como o Carlitos vive e interpreta tudo sem precisar de fala, o filme tem um toque humorístico e ao mesmo tempo reflexivo. O trabalho repetitivo quase sem descanso algum é como se fosse um trabalho escravo. Minha parte preferida é quando ele encontra a jovem órfã.
O filme retrata uma época em que os trabalhadores de indústrias eram explorados diariamente , com muitas horas de trabalho ,curtíssimos intervalos e baixos salários ,que podia gerar doenças físicas ou psicológicas. O protagonista é Carlitos (Charlie Chaplin) que adquire trauma por trabalho sem descanso e movimentos repetitivos .Nesse meio tempo , os trabalhadores fazem uma greve pedindo por melhores condições ,menos carga horária ,aumento de salário ,etc. Em uma dessas manifestações , Carlitos é preso e percebe que a vida na cadeia é melhor do que fora dela , pois recebe comida ,banho ,nas horas certas e se zanga quando é solto. A pobreza que o filme faz questão de nos mostrar se deve pelo fato dos avanços tecnológicos ,onde as máquinas ocupavam o lugar das pessoas – trabalhadores – na indústria , isso gerou muito desemprego ,e forçou algumas pessoas a praticarem alguns delitos como : furtos de comida ,etc. No fim de tudo , Carlitos e sua jovem amiga vão em busca de novas e melhores condições de vida em outra cidade – o que me faz lembrar da realidade do nosso sertão nordestino ,das migrações para as cidades urbanas em busca por uma vida melhor . Ou seja , esses avanços que até hoje estão presentes em nosso dia-a-dia, nem sempre são bons para nós que dependemos de trabalho para o nosso sustento .
Escola Estadual Moreira e Silva Aldilane Lays Xavier Marques , 2º ano "C" Turno : Matutino 12/03/13 https://www.facebook.com/lays.marquez
Escola Estadual Moreira e Silva Aluna: Rosiete Gomes Ferreira Turma: 3ºAno "D" Turno: Matutino
O filme tempos modernos e bastante enteresante,ele relata que a exploração era grande para que a produção aumentasse,mas que o salário que essas pessoas recebiam pelos seus trabalhos.Também mostra como os tempos mudaram nos dias de hoje com a substituição das pessoas por grande maquinas,que pode ser mais competente que um trabalhador.Com esta tecnologia torna os tempos de hoje bem mais moderno.
Escola estadual moreira e silva aluno:Rafael willam da silva martins turma: 2ºano "G"
COMENTÁRIO:O filme foca a vida na sociedade industrial caracterizada pela produção pegando por base o sistema de linha de montagem e criticando a alienação de operário desse meio de produção e também a modernidade e o capitalismo crescente,já que o trabalhador é manipulado pelo poder do capital. ( ESSE FOI UM PEQUENO COMENTÁRIO DO QUE EU PUDE FOCAR DO FILME)
Escola Estadual moreira e silva aluno:Martha Jeane de Freitas Silva turma: 2ºano "A"
A cena de Carlitos entrando dentro da máquina é uma das cenas mais clássicas do filme, essa passagem representa o operário como mera peça do sistema e pode a qualquer momento ser sugado pela máquina psicologicamente. O consumismo é um tema abordado também por Chaplin na sua obra, ele demonstra na cena da loja a vontade e necessidade de consumo por parte de Carlitos e da jovem dos produtos que o mercado oferece cada vez mais.
O filme 'TEMPOS MODERNOS' refere-se a uma crítica ao modernismo e ao capitalismo representado através da industrialização, onde o operário vive a uma rotina baseada na incansável linha de montagem de uma indústria.
Carlitos, personagem principal interpretado por Chales Chaplin, é um trabalhador que manuseia a maquinha e come ao mesmo tempo, deixando claro o excesso de trabalho ao qual era submetido e após o termino de seu dia de trabalho, se comportava como se ainda estivesse a exercendo.
Sob uma grande carga de trabalho, Carlitos adoece e é internado em um sanatório. Ao retomar, depara-se com a crise de 29, na qual toda parte que tinha empregos estava falindo e o país passava por uma grande miséria. Se vê obrigado a ir em busca de um novo emprego para que pudesse sobreviver à toda aquela crise.
Com a toda confusão que acontecia na cidade, como protesto e greves, ele acaba sendo confundido com um agitado comunista e é preso. Após algum tempo o operário é solto pela polícia por agradecimentos, uma vez que ajudou na prisão de um traficante que tentava fugir. Em meio a outras prisões posteriores conhece uma moça pela qual se apaixona.
O operário consegue alguns empregos dos quais não se mantém em nenhum. Acaba trabalhando com a moça em um café onde expressa a vontade de trabalhar em algo gratificante e criativo.
Charles Chaplin consegue transmitir com esse clássico uma ideia clara de como o mundo capitalista e industrial nos escravizou e escraviza até os dias de hoje, nos robotizando à exercer sempre nossas mesmas funções e viver em uma eterna ameaça de estafa com a correria diária, a poluição sonora, as confusões entre as pessoas, os congestionamentos, as multidões nas ruas, o desemprego, a fome, a miséria.
E.E.MOREIRA E SILVA João Gabriel Silva de Lima 2º Ano 'a'
Nesse filme Chaplin quis passar uma mensagem social. Em que cada cena é trabalhada para que a mensagem chegue e que nada parece escapar: máquina tomando o lugar dos homens, as facilidades que levam a criminalidade, a escravidão. O amor também surge.
Escola Moreira e Silva Alunas:Kettyla Guedes Marques Marília Gabriela Diogenes Caique Araújo da Silva Serie: 3° B
O Filme 'Tempos Modernos', ele se passa numa fabrica onde não querem perder muito tempo parado quer lucrar com se diz tempo é dinheiro, então eles quer só produção porque quantos mais eles lucrarem é melhor, e também a fabrica quer crescer na tecnologia como já diz o nome do filme, hoje em dia mesmo a tecnologia esta muito avançadas, eu posso dizer que ela estar a avançada a respeito desse trabalho através da tecnologia eu posso fazer ele ai temos o computador, internet e várias outras coisas. A primeira parte do filme retrata a opressão vivenciada pelos operários da fábrica que são explorados e estimulados a produzirem cada vez mais. As cenas filmadas na fábrica revelam o processo de produção sem mostrar o que é produzido. É inevitável não perceber o ponto de vista que Chaplin quer mostrar aos espectadores: O distanciamento entre o produto e os que os operários produzem. Na época de exibição do filme, o contexto histórico se caracterizava pelos anos seguintes da crise de 1929 que assolou a sociedade norte-americana, levando uma boa parte da população ao desemprego e à fome. Tempos modernos, é uma crítica aberta à sociedade industrial que se caracteriza por um tipo de produção que toma como base a linha de montagem fordista. Embora os filmes de Chaplin se caracterizem pela veia cômica (produções, gargalhadas), em “Tempos Modernos” é possível visualizar aspectos da ficção científica, especificamente nas cenas do presidente da fábrica controlando toda a indústria através de um telão. Com esse instrumento futurista para a época, o proprietário vê tudo o que se passa em cada espaço da fábrica e quando percebe que a produção não está em um ritmo almejado, exige que os empregados acelerem sua produção.
Escola: Moreira&Silva Aluna: LydiaYasmin Turma 2ºano "D" Turno: Matutino
O filme relata a era das fábricas no ano de 1963, mostra a exploração dos funcionários para que a produção fosse maior, mostra também o quão injustas são as fábricas que apesar dos funcionários se arriscarem muito no emprego o salário não compensava nem um pouco.
Escola: Moreira e Silva Nome: Thathiana Valesca Leite Ferreira Belo Ano: 2° turma: "G" O filme relata sobre a sociedade capitalista que troca as homens pelas máquinas, em um mundo onde mais importante é faturamento da fábrica do que o bem está e o lado psicológico do trabalhador, no filme onde Charles Chaplin trabalha muito e isso acaba afetando seus movimentos onde ele fica com movimento repetitivo, e não há nenhum reconhecimento pelo seu trabalho e sim despreso. Ele também relata sobre as pessoa que estão passando necessidade e precisa roubar comida e por isso tem que ser preso, no filme também tem seu lado romântico e o protagonista passa a se por no lugar da sua futura amada que precisou roubar pra se alimentar. Fala também sobre o sonho dos protagonista de ter uma vida melhor quase no fim do filme a protagonista consegue arrumar um emprego em um restaurante e assim consegue colocar seu esposo no emprego também, mais não deu certo e no fim eles seguem sua vida vivendo suas aventuras e seu amor.
O filme "Tempos Mordenos", fala sobre a Revolução Industrial,trabalho repetitivo e avanço das tecnologias,onde o homem é substituído por maquinas. O principal personagem do filme é Chaplin,que trabalha numa grande fabrica com um trabalho bastante puxado e repetitivo e assim faz dele uma pessoa meio com problemas psicologicos.Carlito se torna um líder grevista e acaba conhecendo uma moça que era pobre e os dois passam a namorar.O filme fala também sobre as classes sociais,sobre a vida na realidade e faz uma comparação de como hoje em dia as pessoas estão perdendo seu espaço nas empresas por substituíção de maquinas,a modernização estar cada vez mais alta no mundo.
ESCOLA: MOREIRA E SILVA ALUNA:ALEXIA JASMILLE DE MORAIS S. TURMA:3°ANO "F"
Tempos Modernos é um dos filmes mudos mais famosos de Chaplin, o filme mostra a vida urbana nos Estado Unidos nos anos 30, uma época acontecida depois da crise de 1929 que levou grande parte da população ao desemprego e a fome. O personagem principal interpretado por Chaplin é Carlitos que consegue um emprego em uma grande indústria, transforma-se em um líder grevista conhecendo uma jovem, por quem se apaixona. O filme é uma crítica à "modernidade" e ao capitalismo representado pelo modelo de industrialização, onde o operário é engolido pelo poder do capital e perseguido por suas idéias "subversivas" e o filme também trata das desigualda!
Escola: Moreira e Silva Aluna: Margarida Monteiro Serié: 2 Ano E Matutino
ESCOLA ESTADUAL MOREIRA E SILVA NOME: MAYARA DA SILVA COSTA OLIVEIRA TURNO:MATUTINO SÉRIE:2 ANO TURMA:"A"
BOM EU GOSTEI MUITO DO FILME ACHEI BEM LEGAL. POR QUE MOSTRA A EXTREMA DIFERENCIA ENTRE A CLASSE TRABALHADORA E OS BURGUESES EM GERAL.E CLARAMENTE A MECANIZAÇÃO DO TRABALHO E A DESCONSIDERAÇÃO DO ELEMENTO HUMANO.E O FILME QUIS NOS PASSAR UMA MENSAGEM SOCIAL. ELE TAMBÉM RELATA SOBRE AS PESSOAS QUE ESTÃO PASSANDO NECESSIDADE E PRECISA ROUBAR COMIDA E POR ISSO TEM QUE SER PRESO
Escola Estadual Moreira e Silva Aluna: Raquel de Cássia Ataide da Silva Turma: 2° ANO "E" Turno: Matutino
Acabei de assistir ao filme agora no começo achei um pouco chato pelo fato de ser preto e branco e não ter muita legenda, mas só basto eu ter um pouco mais de atenção para ver que o filme era muito bom e muito Engraçado e cada parte que passa dava vontade de assistir mais. O que eu achei interessante foi a forma dele (Charles Chaplin) levar a Vida de uma forma de uma engraçada e descontraída e sempre com uma sorriso no rosto Nunca abaixe a cabeça apesar do sofrimento que foi aquela época.
Tempos modernos conta a história da industria, da iniciativa privada e da humanidade em busca de felicidade. O filme relata a exploração do trabalho, onde os patrões não se importavam com o bem estar físico e psicológico de seus funcionários. Os donos das indústrias só se importavam com o faturamento das empresas e com o bem está próprio.
ESCOLA MOREIRA E SILVA Nome: Samara Stefany da Silva Rocha 2° ano "D"
Como em todas as suas obras Chaplin aponta bastante para as situações reais do mundo em que vivemos este filme não é diferente. Ele mostra a extrema diferença entre a classe trabalhadora e os burgueses em geral, deixando em forte evidência a exploração através de exagerada carga horária de trabalho, produção apenas aumentando, e as condições sub-humanas a que essas pessoas eram expostas nos seus locais de trabalho. Mostra uma luta por menos carga horária, aumento de salário e boas condições para trabalhar.
O filme salienta bastante que a exploração era grande para que a produção aumentasse, mas que o salário que essas pessoas recebiam pelos seus trabalhos muitas vezes nem sequer podia pagar o preço do produto que produziam o que sem dúvida podia ser considerado como algo bem injusto. Também fala um pouco a respeito da troca de trabalho humano pelo trabalho de máquinas, onde haveriam muitos dispensados após adotarem a esse método de trabalho. Escola: Moreira e Silva Aluna: joyce nayara Turma 2ºano "D" Turno: Matutino
Escola: Moreira e Silva Nome: Marina Barros Feitosa Ano: 2° turma: “G” O filme “Tempos Modernos” é um dos filmes mais famosos de Charles Chaplin, o filme fala muito sobre o capitalismo, o trabalho escravo, a falta de compaixão com o próximo e como não poderia falta também fala do amor. No começo ele relata muito sobre o trabalho escravo e repetitivo e isso causa vários problemas para o Charles Chaplin. O filme também relata sobre a falta de compaixão com o próximo pois a protagonista está passando por necessidade por causa disso ela precisa roubar para sobreviver, mais Charles Chaplin toma seu lugar e preso por ela. O filme trata de uma formar engraçada sobre vários assuntos polêmicos por fim ele mostra o amor entre duas pessoas onde eles enfrentam tudo juntos e o filme termina eles juntos vivendo suas aventuras amorosas.
Escola Estadual Moreira e Silva Nome:Caroline Araujo Silva . Serio: 2º ano "G"
O filme relata de um trabalhador de uma fábrica, tem um colapso nervoso por trabalhar de forma quase escrava. É levado para um hospício, e quando retorna para a vida normal, para o barulho da cidade, encontra a fábrica já fechada.Enquanto isso, uma jovem, orfã de mãe, com duas irmãs pequenas e o pai desempregado, tem que realizar pequenos furtos para sobreviver(roubar um pão para comer) . Após a morte do pai em uma manifestação, dois agentes do governo vão buscá-las para a adoção, mas a jovem foge.Charles vai em busca de outro destino, mas acaba se envolvendo numa confusão: pois é tomado como o líder comunista por trás da greve que esta a acontecer e acaba por ser preso. Quando é libertado e depois de uma agradável estadia na prisão, decide fazer de tudo para voltar para lá e ao ver a jovem que fugiu da adoção, decide se entregar em seu lugar. Não dá certo, pois uma grã-fina tinha visto o que houve e estraga tudo. Mesmo assim, ele faz de tudo para ir preso, no entanto os dois acabam escapando e vão tentar a vida de outra maneira. A amizade que surge entre os dois é bela, porém não os alimenta. Ele tem que arrumar um emprego rapidamente.Consegue um emprego numa outra fábrica, mas logo os operários entram em greve e ele mete-se novamente em perigo. No meio da confusão, vai preso ao jogar sem querer uma pedra na cabeça de um policial.A jovem consegue trabalho como dançarina num salão de música e emprega seu amigo como garçom. Também não dá certo, e os dois seguem, numa estrada, rumo a mais aventuras
O filme tempos modernos relata a vida de um operario que por si passava seu tempo apertando parafusos numa fabrica, devido ao seu emprego ele tem que se afastar da fabrica pois estava enlouquecendo, após muito tempo ele tenta conseguir outro emprego, mais acaba se deparando com oque mudou, empresas e fabricas substituiram a mão-de-obra por maquinas, assim os operarios foram dirigidos como marginais, além de ser uma comédia fantástica e de ser um grande marco no cinema mundial, retrata principalmente as críticas de Carlitos a sociedade industrial e as técnicas modernas. Mostrando que o emprego deixou de ser prazeroso, quanto sua apresentação, para um trabalho rotineiro, cansativo, comparado as críticas feitas hoje em nossa sociedade.
Escola Estadual Moreira e Silva Nome: Catarina Oliveira dos Santos Serie: 2° ano Turma: "F"
O grande maquinário que engole o clown Carlitos preconiza a grande alienação do trabalhador frente ao capitalismo industrial.e um otimo filme.. moreira e silva Miguel luiz tiburcio da silva 3 ano c
Escola Estadual Moreira e Silva Aluna: Maria Inês Trajano dos Santos série: 3ano Turma:C Turno:Matutino
Nesse filme da para se ver várias críticas que o criativo Chaplin mostrou em Tempos Modernos,ele trata das desigualdades entre a vida dos pobres e das camadas mais ricas,além de mostrar também que a mesma sociedade capitalista que explora os trabalhadores alimenta todo conforto e diversão da burguesia.
no filme tempos modernos ocorria o processo de especialização: cada trabalhador ficava com uma parte do processo produtivo. No filme,chaplin um operário que tem a função de apertar parafusos. Ele faz isso tanto tempo que até mesmo no horário de almoço ele continua repetindo os movimentos do trabalho.Outra cena interessante no filme é quando ele entra sem querer na frente de um movimento grevista e é preso por isso.
Para quem tem senso crítico e é bom observador perceberá a mensagem que Charles leva a sociedade da época através desse filme.Em "Tempos modernos", o célebre personagem, Charles revela a desumanização do trabalho em série sem espaço para o mínimo de criatividade ou de realização pessoal. Mais do que trabalhar numa linha de montagem, o Homem faz parte dessa linha de montagem. O ser humano reduz-se a uma mera peça de toda a engrenagem. Desapareceu a sua identidade, a sua individualidade, o seu valor próprio. Todo o trabalho valorizado é o trabalho mecanicista. O capital intelectual é desprezível e desprezado. O Homem é tratado como um objecto.E olhando o presente, vemos que o homem corre mesmo é o risco, do que é pior, de ser substituído pela máquina. Daí o pensamento de Charles no final do filme:
Mais do que máquinas precisamos de humanidade. Mais do que inteligência precisamos de afeição e doçura. Sem essas virtudes a vida será de violência e tudo estará perdido. Charles Chaplin
Escola Estadual Moreira e Silva Nome: Andressa Kelly Serie: 2° ano Turma: "F"
Ocorria o processo de especialização: cada trabalhador ficava com uma parte do processo produtivo. No filme, Chaplin faz um operário que tem a função de apertar parafusos. Ele faz isso tanto tempo que até mesmo no horário de almoço ele continua repetindo os movimentos do trabalho.
Outra cena interessante no filme é quando ele entra sem querer na frente de um movimento grevista e é preso por isso. Mas, onde estão os direitos dos trabalhadores? Eles não podem nem mais fazer greve para reivindicar melhores condições de trabalho? Atualmente é a mesma coisa. Você chama a polícia porque foi assaltado e quanto tempo ela demora (se é que ela vem)? No entanto, quando há uma greve o que mais se vê é polícia tentando contê-los.
Escola Estadual Moreira e Silva Nome: Ritta Lima Serie: 2° ano Turma: "F"
O filme traz uma série de críticas referentes ao tratamento à classe trabalhadora (o proletariado, em termos da teoria marxista) e aos burgueses (donos dos meios de produção que “exploravam” essa mão-de-obra, que era miserável, que trabalhava muito para cada vez mais aumentar a produtividade nas suas empresas). Cargas horárias extensas, compromisso de estarem produzindo mais e mais, além das condições subumanas em que se encontravam. A luta por melhores salários (que eram baixos), por melhores condições de trabalho (os recintos eram imundos, as máquinas de manuseio perigoso etc.) e por uma carga horária menor, sempre foram uma constante, desde os tempos da Revolução Industrial.Enfim, um filme que critica os modos de produção capitalistas, a ambição dos burgueses e, principalmente, as condições de trabalho em que se encontravam esses trabalhadores. Esses problemas passados ainda, em parte, se manifestam: no Brasil ainda se tem o trabalho escravo escondido por aí, ainda têm empresas em que os superiores usam e abusam do lucro retirado em detrimento dos funcionários e ainda convivemos com a triste realidade dos baixos salários. ESCOLA ESTADUAL MOREIRA E SILVA Nome: Lisianne Gabrielle Reis Dos Santos Serie: 2 ano ” F” Turno : Matutino
O filme "Tempos Modernos". Eu assisti o filme e gostei bastante, o filme é muito interessante, o filme retrata como era o trabalho de antigamente, sem conta que o trabalho era muito pesado e muito cansativo para aqueles trabalhadores, que trabalhavam nas fabricas. mesmo com o trabalho pesado tinha aqueles trabalhadores que além de trabalhar eles também se divertia na fabrica, eu acredito que era pra passar o tempo. tinha um trabalhador que por trabalhar de mais pegou a doença de colapso nevoso. ai veio a revolução industrial na década de 30. os trabalhadores tiveram q ser substituidos pelas máquinas, com isso veio o desemprego e a fone. o filme também fala da desigualdade social entre o rico e o pobre. bom foi isso q deu pra colocar do filme aqui.
Nome: Samara Macario Da Silva Escola: Moreira e Silva Prof: Verônica Serie: 2 Ano Turma: ''A''
O filme "Tempos Modernos". Eu assisti o filme e gostei bastante, o filme é muito interessante, o filme retrata como era o trabalho de antigamente, sem conta que o trabalho era muito pesado e muito cansativo para aqueles trabalhadores, que trabalhavam nas fabricas. mesmo com o trabalho pesado tinha aqueles trabalhadores que além de trabalhar eles também se divertia na fabrica, eu acredito que era pra passar o tempo. tinha um trabalhador que por trabalhar de mais pegou a doença de colapso nevoso. ai veio a revolução industrial na década de 30. os trabalhadores tiveram q ser substituidos pelas máquinas, com isso veio o desemprego e a fone. o filme também fala da desigualdade social entre o rico e o pobre. bom foi isso q deu pra colocar do filme aqui.
Nome: Samara Macario Da Silva Escola: Moreira e Silva Prof: Verônica Serie: 3 Ano Turma: ''A''
esse filme quer,que a sociedade entenda que nem tudo que aconteça nao pode deixa pra la tem que tenta ate conseguir e tambem relada tempos terriveis de intensa destituição das faculdades de raciocínio sublimadas perante à ambição de uma classe que esta em menor numero manipulando a grande massa a favor de interesses mesquinhos da sua,ele esta tentando fazer a vida de maneira divertida pois nem tudo na vida e coisa boa tipo esses tempos foi isso que eu achei do filme
nome:Nayara Gomes Da Silva Serie:2ano turma: G Escola:Moreira E Silva
O filme consegue passar a visão da epoca, onde o trabalho era muito robotizado e que no momento em que existiam pessoas que tentavam procurar uma " liberdade de transformar" seriam estas pressas e viviam na tortura entao a necessidade fazia que com se entrasse no jogo dos patrões como nos dias atuais.
Nome: Rafael Francisco Ambrozio da Silva Serie: 3° ano "E" Escola Moreira e Silva
Moreira e Silva Ruan Silvestre 2º ano E Sem muito oq falar, o filme é muito bom, mas é um filme do Charlie Chaplin n tinha como n ser,ele consegui "criticar" de forma engraçada e divertida, oq vem acontecendo a tanto tempo,onde as maquinas estão substituindo os homens!
nome;vanessa souza de oliveira serie;3 ano A escola;moreira e silva
tempos modernos, um filme que relata uma epoca de trabalho dificiu, que aborda de maneira engraçada as dificuldades trabalhistas que aquelas pessoas passavan na quela epoca.
Gostei bastante do filme, pois ele nos mostra com uma forma diferente e descontraída de como a realidade de antigamente era realmente diferente da que temos hoje. Este filme é uma critica ao modo de produção capitalista, suas instituições repressivas e suas consequências para a vida das pessoas, neste sentido mostra claramente o que o trabalho alienado causa ao homem, o levando a loucura.
O filme relata a Historia de Carlitos um trabalhador Norte Americano que de forma humorada faz uma bela critica aos 'Tempos Modernos". Carlitos retrata maus tratos causados por empresas, onde ate comer era sinal de prejuízo. " O homem inventou a máquina e essa invenção roubou o lugar de seu criador." A cena em que Carlitos é engolido pelas engrenagens da máquina, representa visualmente o domínio da máquina sobre o homem. Mesmo sendo um filme mudo é possível ser compreendido com facilidade, também é possível notar repreensão nos trabalhadores com uma postura seria e loucuras com atitudes fora do comum.
Um filme hilario mas que passa uma grande mensagem, foi assim que Charles Chaplin nos Mostrou as consequências de um tempo moderno.
Escola: Moreira e Silva Nome: Thânia Marilia da Silva serie: 2 "D" Turno: Matutino
O filme falar sobre um rapaz trabalhor que não tem casa para morar,que pede para o policia para morar na delegacia,por que estava desempregado,na epoca em que tiraram os trabalhadores e vieram o Tempo Moderno e que existiam maquinas de industria para substitui o trabalhador e ter mais lucro, o filme nos mostrar o quando devemos dar valor a vida de uma forma divertida com Charlie chaplin.
Escola: Moreira e Silva Nome: Janiele Gracindo Dos Santos Serie: 2º D Turno: Matutino
O filme relata,mesmo sem dialogo como o trabalhador de industrias eram tratados de forma escrota pela sociedade e como o trabalho era desvalorizado, e como a chegada da tecnologia afetou a vida dos trabalhadores de industrias naquela época.
Escola: Moreira e Silva Aluna: Yara Duarte Serie: 3 ano "F"
O filme mostra uma maneira engraçada de tratar deste assunto,a forma que os trabalhadores eram tratados e as condições de trabalho deles bem precárias e a forma como a sociedade agia diante disso. Bem interessante,gostei.
Escola: Moreira e Silva Aluno: Joice Chalegre dos Santos Oliveira Série : 3° ano F- Matutino
O filme conta a história de um operário e uma jovem. O primeiro (Charles Chaplin) é um operário empregado de uma grande fábrica, esse operário desempenha o trabalho repetitivo de apertar parafusos, de tanto apertar parafusos o rapaz tem problemas de stress e cansado perde a razão de tal forma que pensa que deve apertar tudo o que se parece com parafusos como os botões de uma blusa, por exemplo. Ele é despedido e logo em seguida, internado em um hospital. Após ficar algum tempo internado, sai de lá recuperado, mas com a eterna ameaça de depressão que a vida moderna impõe: a correria diária, a poluição sonora, as confusões entre as pessoas, os congestionamentos, as multidões nas ruas, o desemprego, a fome, a miséria... Logo que sai do hospital, se depara com a fábrica fechada. Ao passar pela rua, nota um pano vermelho caindo de um caminhão. Ao empunhar o pano na tentativa de devolvê-lo ao motorista do caminhão, atrai um grupo enorme de manifestantes que passava por ali. Por engano, a polícia o prende como líder comunista, simplesmente pelo fato de ele estar agitando um pano vermelho, parecido com uma bandeira, em frente a uma manifestação. Após passar um tempo preso, o operário é solto pela polícia por agradecimento, uma vez que ajudou na prisão de um traficante de cocaína que tentava fugir da prisão. Nesse momento, surge a outra personagem do filme, "a moça – uma menina do cais que se recusa a passar fome". A jovem (Paulette Goddard), vivendo na miséria, tem de roubar alimentos para comer, pois, além disso, mora com as suas duas irmãs menores, seu pai está desempregado e as três são órfãs de mãe. O pai morre durante uma manifestação de desempregados e as duas pequenas são internadas em um orfanato. A moça foge para não ser internada e volta a roubar comida. Numa de suas investidas, ela conhece o operário: depois de roubar o pão de uma senhora, a polícia vai prendê-la e o operário assume a autoria do assalto. A polícia o prende , mas o solta em seguida após descobrir o engano. Quando vê a moça sendo presa, o operário arma um esquema para ser preso também: rouba comida em um restaurante. São colocados no mesmo camburão e, durante um acidente com o carro, os dois fogem e vão morar juntos. O operário, nosso querido Carlitos, procura emprego e consegue um como segurança em uma loja de departamentos. Logo é despedido por não ter conseguido evitar um assalto e por dormir no serviço. No entanto, consegue emprego numa outra fábrica, consertando máquinas. Durante uma greve na fábrica, Carlitos é preso mais uma vez, agora por "desacato à autoridade policial". Alguns dias depois, ele é liberado e a jovem o espera na saída da prisão para levá-lo a nova casa – um barraco de madeira perto de um lago. A jovem consegue, então, emprego em um café com dançarina e arruma outro para Carlitos, só que como garçom/ cantor. Os dois são um sucesso, principalmente Carlitos que, durante uma improvisação de uma música, arranca milhares de aplausos dos presentes ao café. Para estragar a festa, no entanto, surge novamente a polícia, desta vez com uma caderneta com os dados da moça e uma ordem para prender a jovem num orfanato. Carlitos e moça fogem e terão de começar tudo novamente...
O filme mostra a industrialização da mão-de-obra, por falta de tecnologia eles tinham que trabalhar aceleradamente e de forma mecanizada. O filme de forma engraçada, tenta mostrar para sociedade o quanto era difícil naquela época que hoje em dia poucos dão valor ao que tem. Mostra a Revolução industrial, tanto de máquinas como pessoas. Hoje em dia, tempos modernos muitas pessoas deixaram de trabalhar ganhar determinados salários porque máquinas se renovaram , e assim foi acabando os maus tratos e muitas pessoas deixaram de trabalhar como escravos.. Porém, para os donos de suas fabricas acabou facilitando tendo a matéria-prima mais rápida e ágil.
meu nome e rosimeire da silva placido estudo na escola moreira e silva 1ano H matutino o filme mostra como erra a vida das pessoas da quela fabrica e como erra desumana elas trabalhava mais do que podia sem direito nem um e a inda o home o dono da fabrica manda aumentar o volume das maquinas sem pensar na vida das quelas pessoas ali eli tambem mostra que ali elis não tinha direito a nada mais eli mostra que a vida não vive so de maquinas e sim com dignidade e respeito
Bom, o filme mostra a industrialização do tempo da revolução para os tempos de hoje. Pessoas que tinha que trabalhar com seu próprio esforço, hoje máquinas fazem o trabalho mais rápido e os resultados saem mais perfeitos. De forma inusitada e engraçada, Charlie Chaplin tentou mostrar para a sociedade como era difícil ter um bom trabalho e consequentemente um bom salário. Empresas cresceram, pessoas se revolucionaram, muitas perderam seus empregos por conta de máquinas modernas, revolução industrial acabou e agora é tempos modernos e cada vez o mundo se manifesta de coisas novas e tecnologias novas, que facilitam ainda mais o trabalho das pessoas.
Escola: Moreira e Silva Aluna: Rayanne Rayssa Série: 3° ano "B" Turno: Matutino.
Escola: Moreira e Silva Aluna: Giulyklady Thamires Barros De Siqueira Série: 1º "Ano" H Turno: Matutino
Tempos modernos,e uma história sobre a indústria a iniciativa privada e a humanidade em busca de felicidade. Onde com o passar do tempo,as pessoas perdem seus lugares na fabrica,pois com o tempo moderno as maquinas substituem seus lugares.
O filme relata a Historia de Carlitos um trabalhador Norte Americano que de forma humorada faz uma bela critica aos 'Tempos Modernos"." O homem inventou a máquina e essa invenção roubou o totalmente o lugar de seu criador." Gostei bastante do filme, pois ele nos mostra com uma forma diferente e descontraída/engraçada de como a realidade de antigamente era realmente diferente da que temos hoje em dia. A cena em que Carlitos é engolido pelas engrenagens da máquina, representa visualmente o domínio da máquina sobre o homem.Este é o primeiro filme, em que Chaplin utiliza o som, mas mantendo características do cinema mudo.ai veio a revolução industrial na década de 30. os trabalhadores tiveram q ser substituídos pelas máquinas, com isso veio o desemprego e a fome. o filme também fala da desigualdade social entre o rico e o pobre.No Ultimo emprego dos dois, Charles até que se sai bem e sua namorada também se saia bem como dançarina. Entretanto, a policia continua implacável atrás dela e ela acaba por fugir com Charles Chaplin. Enfim, eles seguem juntos atrás do sonho de uma boa moradia. Até hoje existem esses mesmos problemas devido ao capitalismo que só sabe explorar o trabalhador.
Escola : Moreira e Silva Nome : Fabiana dos santos ferreira Série : 1°ano "I" - Manha
Amanda Eduarda Araújo da Silva Tavares 14 de março de 2013 ás 22:50
O filme relata a exploração da mão-de-obra na revolução industrial na década de 30,logo após a mão-de-obra foi substituida por maquinas aumentando o desemprego.Com o avanço da tecnologia as empresas aumentaram a produção.
Escola : Moreira e Silva Nome : Amanda Eduarda Araújo da Silva Tavares Série : 1°ano "H" - Manhã
O filme e sobre a revoluçao industrial , sendo uma versão muito engraçada, mostra as greves e como os homens trabalhavam nas industrias , muito pesado o trabalho deles ... gostei muito do filme principalmente da cena que o personagem do charles chaplin ajuda os policiais que os presidiários botão dentro da cadeia .
Escola: Moreira e Silva Nome: Gilvan Ferreira de Assis Junior Série: 2° "C" - Manhã
ESCOLA: Moreira e Silva ALUNA: Alana da Silva Barbosa SÉRIE: 1○ ANO 'B'
Tempos Modernos é um dos filmes mudos mais famosos de Chaplin, o filme mostra a vida urbana nos Estado Unidos nos anos 30, uma época acontecida depois da crise de 1929 que levou grande parte da população ao desemprego e a fome. O personagem principal interpretado por Chaplin é Carlitos que consegue um emprego em uma grande indústria, transforma-se em um líder grevista conhecendo uma jovem, por quem se apaixona. O filme é uma crítica à "modernidade" e ao capitalismo representado pelo modelo de industrialização, onde o operário é engolido pelo poder do capital e perseguido por suas idéias "subversivas" e o filme também trata das desigualdades entre a vida dos pobres e das camadas mais abastadas, sem representar contudo, diferenças nas perspectivas de vida de cada grupo.
Esse filme fala sobre o modernismo um operario e que depois se transforma em um lider grevista, faz uma critica ao modernismo, homens sendo substituidos por maquinas
O Filme de Charles Chaplín mostra como os tempos mudaram e fala sobre a revolução industrial , o filme tenta passar uma mensagem social, fala bastante sobre a exploração que era muito grande na época . O Filme é bastante legal por mostrar como ocorreu a revolução e como o modernismo está presente na nossa vida e sendo criticado por mostrar que homens estão sendo substituidos por maquinas .
Moreira e Silva Dielson Silva Serie: 3° Turma:"A" (Matutino)
O filme tempos modernos relata a época da revolução industrial, onde a via muito trabalho repetitivo e o ator "Charles Charpin" representa o papel de fica apertando parafusos,os trabalhadores eram vistos como "objetos" pois a única coisa que realmente importava era o lucro. Tempos modernos é um filme que traz sérias críticas a este sistema a luta por melhores salários, por melhores condições de trabalho e por uma carga horária menor.
O filme fala sobre a revolução industrial, sobre a exploração dos funcionários onde o que mais importava era o lucro, e o modernismo onde a mão de obra era substituída por maquinas, e relata como a sociedade agia diante disso.
O filme "Tempos Modernos", relata a história de Carlitos, um operário que apesar de tudo o que sofreu injustamente, estava sempre com o seu bom humor. No filme podemos ver, que já naquela época á tecnologia já influenciava bastante a sociedade, com isso muitas pessoas foram despedidas, pois as fábricas trocaram os homens pelas máquinas. Com isso, não pude deixar de perceber como a tecnologia possuem tamanha importância em nossas vidas, pois vivemos em um mundo capitalista, em que cada vez mais algumas empresas investem para terem um melhor retorno financeiro e lucrativo, sem perceber como isso pode afetar a vida e a saúde de seu funcionários e principalmente nós consumidores.
Escola Estadual Moreira e Silva Aluna: Letícia Lília Albuquerque dos Santos Seria: 3° ano E
O filme mostra claramente a mecanização do trabalho e a desconsideração do elemento humano. A organização era vista como uma máquina e o homem era uma peça do mesmo. O Filme nos faz refletir e discutir todo conceito que a teoria científica trouxe, nos auxiliando a compreender todo o contexto e realidade da época.
Assisti. Tá completo mesmo!!Muito bom.
ResponderExcluirDemorou pra carregar Gabi?
ResponderExcluirDurante quarenta minutos eu não consegui assistir nem 10min do filme. Deve ser a minha internet... Ass: Noélia
ResponderExcluirConsegui assistir de imediato e sem interrupção, ficou muito bom. Verônica
ResponderExcluirOlá pessoal, acabei de assistir o filme às 09:50, não teve nehuma interrupção, super recomendo!Abs Paula Pereira
ResponderExcluirOlá pessoal, acabei de assistir o filme às 09:50, não teve nehuma interrupção, super recomendo!Abs
ResponderExcluirNa minha net tb consegui assisti sem interrupção! Leonita
ResponderExcluirA Revolução industrial se modernizou na década de 30 quando vieram as máquinas
ResponderExcluirpara substituir o homem. Isso causando muitos desempregos, com isso o os homens também
tiveram que evoluir, as oportunidades de emprego requeriam mais estudos,portanto
o homem poderia fazer a manutenção das máquinas e outros serviços que exigiam mais estudos e potencial.
Nome : Joyce Maria da Conceição Silva
Escola : Moreira e Silva
Turma : H Série : 1º ano
Escola Estadual Moreira e Silva
ResponderExcluirNome: Maria Vitória Dos Santos
Seria: 2 Ano Turma: G Turno: Matutino
assiste o filme e muito bom , muito interessante , o filme fala do tempo antigoe de um trabalhado de uma fabrica que tinha colapso nervoso por trabalhar de forma quase escrava. É levado para um hospício, e quando retorna para a “vida normal”, para o barulho da cidade, encontra a fábrica já fechada, esse e um filme muito magnifico que retrata os tempos Terríveis que vivemos, de intensa destituição das nossas faculdades de raciocínio sublimadas perante à ambição de uma classe que esta em menor numero manipulando a grande massa a favor de interesses mesquinhos da sua.
Escola Estadual Moreira e Silva
ResponderExcluirNome:Cadúh Malcon Mousinho Lucena Tigre de Lisbôa
Série:3º Ano D/ Turno :Matutino
O filme foca a vida na sociedade industrial caracterizada pela produção pegando por base o sistema de linha de montagem e criticando a alienação do operário desse meio de produção e também a modernidade e o capitalismo crescente, já que o trabalhador é manipulado pelo poder do capital.
Escola Estadual Moreia e Silva
ResponderExcluirAluno:Claudionor Ramos Dos Santos
Série:3º Ano D/ Turno :Matutino
O filme mostra a extrema diferença entre a classe trabalhadora e os burgueses em geral, frisando a exploração através de exagerada carga horária de trabalho, as condições de trabalho sub-humanas.Mostra uma luta por menos carga horária, aumento de salário. Também fala sobre a troca de trabalho braçal por maquinas, onde haveria muitas pessoas dispensadas apos adotarem esse método de trabalho.
ESCOLA MOREIRA E SILVA
ResponderExcluirNOME:RAFAEL RODRIGO DA SILVA SANTOS
3 ANO `D` /MATUTINO
Achei um filme ótimo que mostra bem os tempos antigos e foca a valorização do trabalho.E mostra bem como era difícil trabalhar naquele tempo de poder por capitais
Escola Estadual Moreira e Silva
ResponderExcluirAluna:Hellen kharinny de Ataíde Tojal
Serie:3°ano "D" Matutino
achei o filme bom ,mostra que naquele tempo era mais dicifil trabalhar ,e mostra como era a vida urbana nos EUA com a precariedade naquela época ,
ótimo filme.Que mostra o trabalho na fabrica,as condições dos trabalhadores,e que as maquinas ainda precisava da mão de obra do homem e a vida urbana da sociedade.
ResponderExcluirESCOLA MOREIRA E SILVA
ALUNA:SUZANA LEITE
3°ano "D" MATUTINO.
O FILME É OTIMO ELE FALA DA DIFICUDADES DO TRABALHO DA FABRICA O TRABALHO É MUITO PESSADO E CANSATIVO E ELES NÃO TEM TEMPO DE DESCANSA MAIS MSM ASSIM ELE AINDA BRICA , AJUDA AS PESSOAS , O TRABALHO É PESSADO MAIS ASIM MSM ELE AINDA BRICA NO TRABALHO E ESSE FILME TBM Q MOSTRA AS DIFICUDADES Q A NOS DIAS DE HOJE EU GOSTEI MUITO DO FILME ELE É NOTA 10
ResponderExcluirescola estadual MOREIRA E SILVA
aluna : CLAUDJANE PEREIRA DA SILVA
turma : 2 ANO "G" turno : MATUTINO
Nome: Greicy Evelyn N. Dos Santos.
ResponderExcluirSerie: 3º ano Turma:c Turno:Matutino
O filme fala das condições dos operários nas grandes indústrias durante a depressão dos anos 30,E faz uma crítica ao capitalismo e ao modelo industrial da época. mostra a vida urbana nos Estados Unidos,quando a depressão atingiu toda sociedade norte-americana, levando a maior parte da população ao desemprego e à fome.
Vale a pena assistir! ;)
Amei o filme,pois fala de uma maneira bastante divertida sobre a produção nas primeiras indústrias e a iniciativa da propriedade privada.O ator principal sofre de uma crise nervosa devido ao intenso trabalho repetitivo característica das antigas produções industriais cujo principal objetivo era produzir mais em menos tempo;ainda bem a tecnologia avançou e temos hoje grande parcela dos trabalhadores reconhecidos por seu trabalho bem realizado.
ResponderExcluirEscola Estadual Moreira e Silva
Aluna:Camila Maria da Silva
Serie:3° ano "C" Matutino
Gostei muito do filme,tempos bem distante do que vivemos agora mais muito interessante.Ele mostra o quanto era difícil o trabalho industrial naquela época e como FALTAVA a presença do Capitalismo.
ResponderExcluirNOME:ERICA ALBUQUERQUE DA SILVA.
ESCOLA:MOREIRA E SILVA,MATUTINO.
SÉRIE:3ºANO "C".
Eu admiro muito o filme , pois mostra de uma maneira engraçada,sobre o meio de produção , no trabalho industrial. Cada operante tinha uma função , e na maioria das vezes , era repetitivo e isso causava um grande desgaste nos mesmos.Além de se encontrarem em condições alimentares e higiênicas precárias e também,na maiorias das vezes, ganhavam uma miséria de salário e quando ganhavam.
ResponderExcluirNos dias de hoje , a tecnologia evolui muito e facilitou o modo de trabalho dos funcionários, Tendo mais eficiência e rapidez.
Aluna: Thaysllane Gabriele Almeida dos Santos
Escola: Moreira e Silva
Série: 3 ano C
a principio quando ele foi trabalhar na fabricar de tanto ele trabalhar ficou com problemas de saúde, pois trabalhava demais, foi presor inocente passou fome com o desemprego,era difícil o trabalho industrial naquela época. uns com tanto e ele sem nada!
ResponderExcluirmariana santos rufino 3°ano" D"
Tempos Modernos ou Modern Times refere-se a modernização
ResponderExcluirda humanidade em meio as maquinas,feitas para ajilizar o
trabalho do homem,e até futuramente substituí-los,por
conta disso causou a crise de desemprego.
A população para retornar os empregos teriam que se
evoluír em meios as maquinas.
nome:Vinícius da silva
turma:H
serie:primeiro(1°)
Moreira e silva
turno:matutino
de tanto trabalhar sofreu com problemas de saúde, trabalhava muito e pouco tinha. foi desempregador sofreu com o desemprego passou fome, foi presor e ficou com a desigualdade social.
ResponderExcluirdebora maria 3 ano "D"
a principio quando ele foi trabalhar na fabricar de tanto ele trabalhar ficou com problemas de saúde, pois trabalhava demais, foi presor inocente passou fome com o desemprego,era difícil o trabalho industrial naquela época. uns com tanto e ele sem nada!
ResponderExcluirmariana santos rufino 3°ano" D"
MOREIRA E SILVA
de tanto trabalhar sofreu com problemas de saúde, trabalhava muito e pouco tinha. foi desempregador sofreu com o desemprego passou fome, foi presor e ficou com a desigualdade social.
ResponderExcluirdebora maria 3 ano "D"
MOREIRA E SILVA
O filme mostra a vida na sociedade industrial caracterizada pela produção pegando por base o sistema de linha de montagem e criticando a alienação do operário desse meio de produção e também a modernidade e o capitalismo crescente, já que os trabalhadores é manipulado pelo poder do capital.
ResponderExcluirescola : Estadual Moreira e Silva
nome : Kauan Fernandes Ferrereira
serie : 2 ano "D"
Aluno:Bruno dos santos
ResponderExcluirSérie:3ºAno D
Turno:Matutino
Escola:Moreira e Silva
O filme mostra o revolução industrial , com o chegada de maquinas automáticas os trabalhadores encontrava difícudade em trabalha e com isso afetou a sociedade .
O filme mostra de uma maneira engraçada, o meio de produção, no trabalho industrial. A relação do trabalho intelectual e trabalho manual. podemos perceber que nas industrias não utilizavam mão-de-obra qualificada, todo comportamento era mecânico e o que interessava para os donos das industrias não era o sujeito e sim o produto final. Tudo que era feito era o lucro. A produção sempre em ritmo bem acelerado.O movimento sindicalista luta por melhores condições de trabalho e salários para os operários.
ResponderExcluirAluna: Vanessa Chagas Rocha
Escola: Moreira e Silva
Série: 3 ano C
o filme mostra como a revolução industrial,como ela foi mudada ate hoje, principalmente com a chegadas das maquinas no trabalho industrial, com as maquinas o trabalho ficou bem melhor agora de trabalha na quela época e ate hoje é melhor de se trabalha.
ResponderExcluirjullyana roque da silva
moreira e silva
2ºano ''D''
Escola Estadual Moreira e Silva
ResponderExcluirTatiane Maria dos Santos florênço
3°D"
Gostei muito do filme Nesse filme quis passar uma mensagem social. Cada cena é trabalhada para que a mensagem chegue verdadeiramente tal qual seja. E nada parece escapar: máquina tomando o lugar dos homens, as facilidades que levam a criminalidade, a escravidão.
Escola Estadual Moreira e Silva
ResponderExcluir3°D
Thauany Vitorino
Muito Legal esse filme,o Filme mostra que ele tenta sobreviver em meio ao mundo moderno e industrializado. É considerado uma forte crítica ao capitalismo, militarismo, liberalismo, conservadorismo, stalinismo, fascismo, nazismo e imperialismo, bem como uma crítica aos maus tratos que os empregados passaram a receber depois da Revolução Industrial.
Escola Moreira e Silva
ResponderExcluirJosimeire Trajano do Santos
3°"D"
O Filme MostraTempos Modernos mostra claramente a mecanização do trabalho e a desconsideração do elemento humano. A organização era vista como uma máquina e o homem era uma peça do mesmo.
escola moreira e silva
ResponderExcluirAngélica da silva santos
3° D
O Filme nos faz refletir e discutir todo conceito que a teoria científica trouxe, nos auxiliando a compreender todo o contexto e realidade da época.
Escola moreira e silva
ResponderExcluirEdjane Moreira de Figueredo
3°D"
Ele mostra a extrema diferença entre a classe trabalhadora e os burgueses em geral, deixando em forte evidência a exploração através de exagerada carga horária de trabalho, produção apenas aumentando, e as condições sub-humanas a que essas pessoas eram expostas nos seus locais de trabalho.
Escola moreira e silva
ResponderExcluirCrislayne Aureliano da conceição
3°D
O filme salienta bastante que a exploração era grande para que a produção aumentasse, mas que o salário que essas pessoas recebiam pelos seus trabalhos muitas vezes nem sequer podia pagar o preço do produto que produziam o que sem dúvida podia ser considerado como algo bem injusto.
Aluno:José Barbosa da Silva Júnior
ResponderExcluirTurma:2° ano G
Moreira e Silva
O filme baseia-se na época Industrial quando as máquinas chegam para facilitar o trabalho e o desenvolvimento da indústria,porém traz um prejuízo que é o desemprego pois as máquinas o substituem.
O filme nos mostra a época da Revolução Industrial, cuja trouxe facilidades para o meio fabril, mas como tudo tem seu lado positivo e negativo, a parte ruim nos exibi os danos psicológicos e até físicos causados nos empregados, por se tratar de um trabalho repetitivo em que se espera mais resultado em menos tempo.
ResponderExcluirEscola Estadual Moreira e Silva
Aluno(a): Luana da Silva Santos 3º "B"
o filme nos relata sobre a época indústrial,e o que ele quer nos mostrar é que logo depois que trocou o homem pelas máquinas ajudou muito no desenvolvimento indústrial,mas caío muito o emprego sendo assim ficaram muito dificil para os trabalhadores conserguírem vagas e poucos conserguíam uma vaga no emprego. escola estadual moreira e silva ,aluno:leonardo matheus m. ferreira,turma: 2 ano A
ResponderExcluirCharles chaplin e um trabalhador de uma fábrica, tem um colapso nervoso por trabalhar de forma quase escrava. E uma jovem, orfã de mãe, com duas irmãs pequenas e o pai desempregado, tem que realizar pequenos furtos para sobreviver(roubar um pão para comer) . Tenpos após a morte do seu pai em uma manifestação, dois agentes do governo vão buscá-las para a adoção, mas a jovem foge.
ResponderExcluirCharles vai em busca de outro destino, mas acaba se envolvendo numa confusão: e acaba preso . Quando é libertado e depois de uma agradável estadia na prisão, decide fazer de tudo para voltar para lá e ao ver a jovem que fugiu da adoção, decide se entregar em seu lugar. Não dá certo, pois uma grã-fina tinha visto o que houve e estraga tudo. Mesmo assim, ele faz de tudo para ir preso, no entanto os dois acabam escapando e vão tentar a vida de outra maneira. A amizade que surge entre os dois é bela, porém não os alimenta. Ele tem que arrumar um emprego rapidamente.
Consegue um emprego numa outra fábrica, mas logo os operários entram em greve e ele mete-se novamente em perigo. No meio da confusão, vai preso ao jogar sem querer uma pedra na cabeça de um policial. E acaba indo embora pra tenta uma nova vida em outro lugar,cendo assim ele sai sem rumo pela vida afora.
A diferncia entre o tempo ''moderno'' e de hoje e que tecnólogia e os cores mudaram casas,carros, em geral.
escola estadual moreira e silva
aluna:Joselene da silva santos
ano 2ºD turmo: matutino
Escola Est. Moreira e Silva
ResponderExcluirJorge Yuri V. de Lima
3° Ano "C" - Manhã
Comparando as cenas mostradas no filme Tempos Modernos, com a situação atual, podemos afirmar, que apesar das tecnologias de ponta empregadas, atualmente na produção industrial, a condição sócio-econômica do homem continua relegada a segundo plano e conforme podemos constatar, através do filme supra, a implantação do sistema de esteiras móveis nas fábricas, tinha como finalidade aumentar a produtividade das indústrias. Só que esse novo processo produtivo só trouxe benefícios para a classe patronal, que a partir daquele momento tinha como principal triunfo a institucionalização do processo de mais valia.
O filme descreve o período histórico marcado pelo desemprego,pela diminuição da produção industrial , mostra também a desconsideração de elemento humano,que era tratado como uma peça das máquinas usadas.
ResponderExcluirmostra o esforço e desgaste físico e mental,esses pontos são os que mas me chamaram a atenção, pois nos trás esse pouco da realidade daquela época.
Escola: Estadual Moreira e Silva
Aluna:Jéssica Mayara De Lucena Pereira
3ºAno "B"-Matutino
O filme nos mostra como era a vida no trabalho naquela época, muito trabalho e pouco reconhecimento. Mas atualmente ainda encontramos pessoas que trabalham mais do que é permitido, então vemos que um filme antigo ainda é atual, pois ele retrata o que muitas pessoas ainda vivem no seu cotidiano. Outro fato que pode ser destacado é o trabalho excessivo, que pode trazer sérios danos a saúde, e muitas vezes o funcionário não é indenizado.
ResponderExcluirEscola Estadual Moreira e Silva
Aluna: NATHALY CHRISTINI OLIVEIRA SILVA
SÉRIE: 3° ano "D" TURNO: MATUTINO
o filme conta uma história linda,de um simple operário,q ficos viciado em aperta parafusos e foi internado,quando saiu,viu a fabrica fechada viu a miséria,e logo foi preso,minha parte favorita foi quando ele se entregou pra ser preso no lugar da moça,quando comecei a assistir esse filme eu adimito q pensei q ia ser orrivel,por ser preto e branco,mudo,e poucos recursos de tecnologia,mais gostei muito desse filme,o coitado foi preso de mais-VICTOR EMANUEL JOSÉ DA SILVA-2°G-MANHÃ-MOREIRA E SILVA
ResponderExcluirO filme relata sobre os trabalhadores que são tratados como animais, no roteiro relata que ele desenvolveu lesão por esforço repetitivo ele apertava tanto os parafusos que quando ele saio do trabalho continuava com o mermo movimento do trabalho. ele chegar a ser internado porque ele estava ficando louco ja, dps de estar melhor ele passa enfrente a fabrica e ver que ela foi a falencia e ele vai andando sem rumo na rua passa um carro e derruba um bandeira e ele pega na intenção de devolvela mas não percebe que atraz dele vem uma mutidão que estava fazendo manifestação naquele exato momento a policia chegar e leva ele como "o lider" e ele aca preso depois ele conhece uma linda jovem e livra a jovem de ser presa e ele vai preso no lugar dele dai por diante e eles fugindo...
ResponderExcluirMaria José Santos Belo da Silva
Escola Est Moreira e Silva
3° ano "B"
"tempos modernos" é mais uma obra-prima de Chaplin. Embora o filme tenha o status de uma das maiores comédias de todos os tempos, não se pode ignorar o seu imenso conteúdo político. Chaplin realiza uma preciosa e inteligente sátira às técnicas modernas, usadas pela sociedade industrial, onde as máquinas substituem a mão-de-obra e os operários são marginalizados.
ResponderExcluirCinthia Lais dos Santos Silva
Escola Estadual Moreira e silva
3° ano B
O Filme 'Tempos Modernos', ele se passa numa fabrica onde não querem perder muito tempo parado quer lucrar com se diz tempo é dinheiro, então eles quer só produção porque quantos mais eles lucrarem é melhor, e também a fabrica quer crescer na tecnologia como já diz o nome do filme, hoje em dia mesmo a tecnologia esta muito avançadas, eu posso dizer que ela estar a avançada a respeito desse trabalho através da tecnologia eu posso fazer ele ai temos o computador, internet e várias outras coisas. Nós temos crescer junto com a tecnologia se não vai se atrasar!
ResponderExcluirEscola Estadual Moreira e Silva
Bruno Mendes Gomes
3º "E"
O filme tempos modernos, observei que fala sobre a época da Revolução industrial. nessa época os trabalhadores, operarios, eram visto como um "objeto", os operarios eram explorados, trabalhadores enfrentava uma carga horária de trabalho absurda, condiçoes sub- humanas p fala a verdade, a única coisa que inportava mesmo era o lucro, nada mais, era uma exploração total. observei tambem, que no filme havia grande invertimento em tecnologia, td indica que ela esta voltada a buscar inovaçoes, para que os trabalhadores tenham menas perda de tempo, para que eles produzisem mais e mais,os produtos fabricados na industria. pra fala a verdade era uma exploração com o trabalhador, to indgnada ! coitado do homem mesmo foi preso mais de 10 vezes...!!!!! mais o filme é muito legal, e interessate , e trata a realidade.=)
ResponderExcluirEscola Moreira e Silva
Aluna: Maria Gabriela Santos Bernardo
turma: 2º E matutino
O filme conta a história de um operário e uma jovem. O primeiro (Charles Chaplin) é um operário empregado de uma grande fábrica. Esse operário desempenha o trabalho repetitivo de apertar parafusos. De tanto apertar parafusos, o rapaz tem problemas de stress.Com isso ele é despedido e , logo em seguida, internado em um hospital. Logo que sai do hospital, se depara com a fábrica fechada. Ao passar pela rua, nota um pano vermelho caindo de um caminhão. Ao empunhar o pano na tentativa de devolvê-lo ao motorista do caminhão, atrai um grupo enorme de manifestantes que passava por ali. Por engano, a polícia o prende como líder comunista, simplesmente pelo fato de ele estar agitando um pano vermelho, parecido com uma bandeira, em frente a uma manifestação.depois disso conhece uma moça, uma menina do cais que se recusa a passar fome". A jovem, vivendo na miséria, tem de roubar alimentos para comer.Numa de suas investidas, ela conhece o operário depois de roubar o pão de uma senhora, a polícia vai prendê-la e o operário assume a autoria do assalto.
ResponderExcluirEscola: Moreira e Silva
Aluno: Erisson Manoel da Silva
3°ano "D"
O filme "tempo modernos",é um grandioso filme que aborda com êxito as críticas que Charles Chaplin,tem a relata.Como,a desigualdade das classes sociais,o capitalismo crescente,junto com a modernidade e uma outra crítica muito enfatizada a aliernação do operário,no filme.Ou seja um filme realmente fantástico,que mostra a grande importância para aquele tempo do crescimento do mercado,junto com às máquinas.
ResponderExcluirAluna:Andresa da Silva Bezerra
Série:2°ano "G"
Turno:Matutino
Escola:Estadual Moreira e Silva
O filme "Tempos Modernos",trata da desigualdade entre pobres e ricos.
ResponderExcluirEle faz também uma crítica ao capitalismo e as sociedades mais ricas que exploram os trabalhadores e alimenam o conforto e a diversão da burguesia.Mostra também a valorização das máquinas contra os trabalhadores.
ALUNA:Camila Maria Lima dos Santos
SÉRIE:2°ano "C"
TURNO:Matutino
ESCOLA:Estadual Moreira e Silva
"Tempos Modernos",é uma análise de Charles Chaplin,com várias críticas sobre a capitalismo.e em cima da Revolução Industrial,em pró da evolução das máquinas e contra os trabalhadores.
ResponderExcluirAluna:Juliane da Silva Barbosa
Série:2°ano "G"
Turno:Matutino
Escola:Estadual Moreira e Silva
Gostei do filme. Fala sobre a época que as máquinas vieram para substituir o homem, com isso fecharam muitas oportunidades de emprego, o que fez as pessoas se prepararem mais para o mercado de trabalho.
ResponderExcluirESCOLA ESTADUAL MOREIRA E SILVA
NOME: Kamila Lopes De Souza
Série: 2° ANO "B" MATUTINO
Nesse filme Chaplin quis passar uma mensagem social. Cada cena é trabalhada para que a mensagem chegue verdadeiramente tal qual seja. E nada parece escapar: máquina tomando o lugar dos homens, as facilidades que levam a criminalidade, a escravidão. O amor também surge, mas surge quase paternal: o de um vagabundo por uma menina de rua.
ResponderExcluirESCOLA ESTADUAL MOREIRA E SILVA
NOME: Patricia Rayane Silva de Souza
Série: 3° ANO "D" MATUTINO
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirTempos Modernos, retrata a vida urbana nos Estados Unidos nos anos 30, logo após a crise de 1929, quando a depressão atingiu toda sociedade norte-americana, levando a maior parte da população ao desemprego e à fome.
ResponderExcluirInteressante que o filme foca a vida na sociedade industrial caracterizada pela produção pegando por base o sistema de linha de montagem e criticando a alienação do operário desse meio de produção e também a modernidade e o capitalismo crescente, já que o trabalhador é manipulado pelo poder do capital.
escola estadual moreira e silva
Denise Maria dos Santos Batista 3° ano C turno manhã.
Comparando as cenas mostradas no filme Tempos Modernos, com a situação atual, podemos afirmar, que apesar das tecnologias de ponta empregadas, atualmente na produção industrial, a condição sócio-econômica do homem continua relegada a segundo plano e conforme podemos constatar, através do filme supra, a implantação do sistema de esteiras móveis nas fábricas, tinha como finalidade aumentar a produtividade das indústrias. Só que esse novo processo produtivo só trouxe benefícios para a classe patronal, que a partir daquele momento tinha como principal triunfo a institucionalização do processo de mais valia.
ResponderExcluirEnquanto que os operários eram cada vez mais explorados, pois não tinham os seus direitos trabalhistas respeitados e eram obrigados a produzirem sempre mais, fato esse que deixava-os muitas vezes estafados e/ou neuróticos(robotizados) em função das condições de trabalho e do aviltamento salarial estabelecido pelos empresários. E em virtude dessa insatisfação da classe operária surgiram os movimentos grevistas, que tinham como pauta de reivindicação, melhorias das condições salariais e de trabalho. Esses movimentos foram reprimidos pelos patrões, que por sua vez, acionaram as autoridades policiais, que cuidaram do esvaziamento desse movimento para garantir o retorno das atividades fabris.
Apesar dessa situação adversa, que prevalece até a presente data, o operariado sonha em ter sua casa própria, constituir família e participar da vida social. Só que na maioria das vezes esses sonhos não se tornam realidade porque a precária condição econômica e social imposta ao trabalhador não lhe permite saciar suas necessidades pessoais e primordiais, taiscomo: as de caráter sociais, financeiras, habitacionais, nutricionais etc. E o pior de tudo é que esses fatos até hoje, ainda fazem parte da vida da maioria dos trabalhadores brasileiros, que são vítimas dos empresários gananciosos que predominam na iniciativa privada e, que agem em nome do capitalismo selvagem, onde prevalecem os dados numéricos, estatísticos, financeiros e outros que venham satisfazer os interesses da burguesia elitista que predomina no país.
Assim sendo, a classe trabalhadora que luta no seu dia-a-dia por dias melhores fica cada vez excluída da sociedade(segregação social), sem emprego e sem perspectiva de realizar ou conquistar sua pretensão pessoal, que em muitos casos são até mesmo indispensáveis para a subsistência desses operários.
Colégio Estadual Moreira e Silva
Nome: Thainá Marinho
Série : 2º ano f turno Manhã
Trata-se do último filme mudo de Chaplin, que focaliza a vida urbana nos Estados Unidos nos anos 30, imediatamente após a crise de 1929, quando a depressão atingiu toda sociedade norte-americana, levando grande parte da população ao desemprego e à fome.
ResponderExcluirA figura central do filme é Carlitos, o personagem clássico de Chaplin, que ao conseguir emprego numa grande indústria, transforma-se em líder grevista conhecendo uma jovem, por quem se apaixona. O filme focaliza a vida do na sociedade industrial caracterizada pela produção com base no sistema de linha de montagem e especialização do trabalho. É uma crítica à "modernidade" e ao capitalismo representado pelo modelo de industrialização, onde o operário é engolido pelo poder do capital e perseguido por suas idéias "subversivas".
Em sua Segunda parte o filme trata das desigualdades entre a vida dos pobres e das camadas mais abastadas, sem representar contudo, diferenças nas perspectivas de vida de cada grupo. Mostra ainda que a mesma sociedade capitalista que explora o proletariado, alimenta todo conforto e diversão para burguesia. Cenas como a que Carlitos e a menina órfã conversam no jardim de uma casa, ou aquela em que Carlitos e sua namorada encontram-se numa loja de departamento, ilustram bem essas questões.
Colégio Moreira e Silva
Nome:Stella Lycia
Série: 2º f turno manhã
Tempos Modernos é um dos filmes mudos mais famosos de Chaplin, o filme mostra a vida urbana nos Estado Unidos nos anos 30, uma época acontecida depois da crise de 1929 que levou grande parte da população ao desemprego e a fome. O personagem principal interpretado por Chaplin é Carlitos que consegue um emprego em uma grande indústria, transforma-se em um líder grevista conhecendo uma jovem, por quem se apaixona. O filme é uma crítica à "modernidade" e ao capitalismo representado pelo modelo de industrialização, onde o operário é engolido pelo poder do capital e perseguido por suas idéias "subversivas" e o filme também trata das desigualdades entre a vida dos pobres e das camadas mais abastadas, sem representar contudo, diferenças nas perspectivas de vida de cada grupo.
ResponderExcluirNome: Mayara Freire
Colégio Moreira e Silva
2º ano f turno Manhã
Nas primeiras cenas, observamos que a linha de montagem e o invento da máquina alimentadora desenvolvida para eliminar o desperdício de tempos de produção, tinham a finalidade de aumentar a produtividade das organizações enfocando apenas a realização das tarefas de forma rápida e eficiente, sem se preocupar com as limitações físicas e psicológicas do ser humano, trazendo com isso conseqüências graves como: a intensificação e especialização do trabalho do operário, o que acaba tornando desnecessária a sua qualificação e provocando no mesmo, lesões por realizar uma única tarefa repetidamente.
ResponderExcluirEm um outro momento essa mesma visão de superespecialização do trabalho acarreta problemas ao operário com vimos na cena do novo emprego de Carlitos (Charles Chaplin), onde o ex-operário tinha a tarefa encontrar um pedaço de madeira que fosse parecido com o que ele tinha em suas mãos. Parecia ser uma tarefa tão fácil quanto apertar parafusos, mas trouxe conseqüências desastrosas, pois como era de costume, realizou a tarefa apenas de acordo com a ordem que recebeu do patrão, não utilizou de raciocínio, o que levou o navio para seu desespero deslizar e afundar no lago. Como abordava Taylor, o empregado não tem condições de analisar o trabalho e estabelecer o melhor método de fazê-lo, devido a sua falta de qualificação.
Tempos Modernos mostra claramente a mecanização do trabalho e a desconsideração do elemento humano. A organização era vista como uma máquina e o homem era uma peça do mesmo. O Filme nos faz refletir e discutir todo conceito que a teoria científica trouxe, nos auxiliando a compreender todo o contexto e realidade da época.
Nome:Stephane Lopes
Série: 2º ano F turno Manhã
Moreira e Silva/ Aluna:Lindsay da Conceição Barbosa do Nascimento;
ResponderExcluir3° ano C turno - MATUTINO.
O filme retrata em uma maneira humoristíca a evolução de máquinas que impediram o trabalho do homen - portanto gerando a crise do desemprego; a desigualde entre sociades.
-a industria onde eles trabalham e a produção em massa
-a divisão de trabalho. na fabrica cada um tem a sua tarefa. a maioria dos trabalhadores nem sabem o que estao produzindo. percebeu que o Carlitos (Charlie Chaplin) so tinha a função de apertar botões? a divisão do trabalho foi introduzido com o fordismo e o taylorismo para acelerar o ritmo da produção e aumentar a quantidade do produto final.
-tem uma cena que Carlitos esta no banheiro e seu chefe aparece o mandando voltar para o trabalho. outro aspecto interessante é que vc percebe que a unica pessoa que tem voz na fabrica é o chefe? um sinal de superioridade em relação aos trabalhadores. outra cena que mostra a opressão ´quando Carlitos entra na maquina e tambem no começo do filme que compara os trabalhadores indo para a industria e ovelhas indo para o matadouro.
-eu acredito que a estrada no final traz um sentimento de esperança para os dois. o proposito é não saber onde ela vai dar pois sempre que começamos algo novo, nao sabemos o que vai acontecer. o importante é ter fé.
O filme conta a história de um operário e uma jovem. O primeiro é um operário empregado de uma grande fábrica. Esse operário desempenha o trabalho repetitivo de apertar parafusos. De tanto apertar parafusos, o rapaz tem problemas de stress e, estafado, perde a razão de tal forma que pensa que deve apertar tudo o que se parece com parafusos, como os botões de uma blusa, por exemplo.Logo é despedido por não ter conseguido evitar um assalto e por dormir no serviço. No entanto, consegue emprego numa outra fábrica, consertando máquinas. Durante uma greve na fábrica, Carlitos é preso mais uma vez, agora por desacato à autoridade policial. Alguns dias depois, ele é liberado e a jovem o espera na saída da prisão para levá-lo a nova casa – um barraco de madeira perto de um lago. A jovem consegue, então, emprego em um café com dançarina e arruma outro para Carlitos, só que como garçom/ cantor.
ResponderExcluirESCOLA ESTADUAL MOREIRA E SILVA
NOME: Ivaldo Moraes de Oliveira Júnior
SERIE: 3 ano 'C' MATUTINO
O filme é uma critica a os modos de produção capitalista,pois como inicio dos"Tempos Modernos", os trabalhadores que eram obrigados a trabalhar muito por um pequeno salario, estavam correndo o risco de ser substituídos por maquinas, pois a burguesia achava que esse era um bom modo de lucrar mais, já que maquinas não precisam descansar, e a unica preocupação seria a de achar pessoas qualificadas para manusear-la. Também mostra o ponto daquelas pessoas que foram despedidas, e buscam novos emprego, e o que dificulta e a pouca qualificação.
ResponderExcluirEscola Estadual Moreira e Silva
Aluna: Karoline A. da Silva
Serie: 3º ano "E" matutino
O filme Tempos Modernos refere-se a uma crítica ao modernismo e ao capitalismo representado através da industrialização, onde o operário robotia-se a uma rotina baseada na incansável linha de montagem de uma indústria.O operário consegue alguns empregos dos quais não se mantém em nenhum. Acaba trabalhando com a moça em um café onde expressa o prazer de trabalhar em algo gratificante e criativo.
ResponderExcluirAluna:Karla Thaynná Alves da Silva
Serie:3º ano C (Matutino)
Escola:Moreira e Silva
O filme mostra que na época o objetivo principal das empresas era o lucro , os trabalhadores eram vistos como ''objetos'' , no filme podemos ver exatamente esse realidade , o tempo de almoço dos trabalhadores era visto como prejuizo , as empresas buscavam uma forma de seus empregados almoçarem e trabalharem ao mesmo tempo , como vimos no filme , sempre vizando o lucro acima de tudo . O filme fala sobre a evolução de máquinas que impediram o trabalho do homem, então gerando a crise do desemprego e da fome .Tempos Modernos mostra claramente a mecanização do trabalho e a desconsideração do humano. A organização era vista como uma máquina e o homem era uma peça do mesmo. O Filme nos faz refletir a realidade da época.
ResponderExcluirAluna : Renata Micaella Cavalcante Torres
Serie : 2° ''G''
Turno : Manhã
Escola : Moreira e Silva
O filme é maravilhoso e muito engraçado conta a historia de um trabalhador que tem um trabalho cansativo e não era tratado da forma mais correta ele era na minha opinião explorado por isso teve uma crise nevosa ainda foi preso entre outras coisas. resumindo o filme é legal com bons atores e a historia é legal
ResponderExcluirAluno:Franklin Luiz Soares dos santos
Turma:2°ano''D''
Escola:Escola Estadual Moreira e Silva
Turno:Manhã
Bom eu gostei muito do filme achei bem legal pois retrata muito bem como era naquela epoca a revoluçao industrial . Ele mostra a extrema diferença entre a classe trabalhadora e os burgueses em geral, deixando em forte evidência a exploração através de exagerada carga horária de trabalho. onde muitos deles trabalhavam sem parar quase como escravos eles ate chegaram a criar uma maquina pra alimentar os seus funcionarios isso tudo prara economizar tempo so para eles nao pararem para almoçarem e ainda por cima nao ganhavam muito bem e muito deles tinha colapso nervoso por tanta pressao pra trabalharem rapidos muitos acabavam ficando loucos.
ResponderExcluirEscola Estadual Moreira e Silva
Aluna:Erika Priscila P de Lima
Turno:Matutino
SErie : 2 ano Turno :G
O filme tempos modernos traz uma série de críticas referentes ao tratamento dos trabalhadores, que eram explorados e trabalhavam muito para aumentar a produção das empresas, com cargas horárias extensas, com salários baixos que mau dava pra se sustentar, e sem segurança no trabalho, levando a constantes greves desde da revolução industrial. E também a questão da maquina substituindo o trabalho humano.
ResponderExcluirEscola Estadual Moreira e Silva
Aluno:Mattheus Dué Fagundes de Oliveira
2ºano ''F''
Muito bom esse filme vo recomendar aos meus amigos. O filme mostra de uma maneira engraçada, o meio de produção, no trabalho industrial. A relação do trabalho intelectual e trabalho manual. podemos perceber que nas industrias não utilizavam mão-de-obra qualificada, todo comportamento era mecânico e o que interessava para os donos das industrias não era o sujeito e sim o produto final. Tudo que era feito era o lucro. A produção sempre em ritmo bem acelerado.O movimento sindicalista luta por melhores condições de trabalho e salários para os operários.
ResponderExcluirNome: Ronivon Vilar de Farias Júnior
Série: 3º ano C
Escola:Escola Estadual Moreira e Silva
Turno: Matutino
Escola Estadual Moreira e Silva
ResponderExcluirAluna : Lidiane Da Silva Araújo
2° Ano "A"
Turno: Matutino
O Filme Tempos Modernos foi produzido no País dos Estados Unidos pelo Diretor Charlie Chaplin no Ano de 1936 O filme fala sobre A condição do operário na grande indústria durante a depressão dos anos 30.O rítimo de trabalho era tão acelerado que levava o sujeito a ter até mesmo um comportamento inadequado,pois a dura jornada de trabalho, levava o individuo a um cansaço muito grande, o trabalhador não podia perder muito tempo . Em ocorrência disto havia muitos acidentes de trabalho. No filme, podemos perceber que nas industrias não utilizavam mão-de-obra qualificada, todo comportamento era mecânico e o que interessava para os donos das industrias não era o sujeito e sim o produto final. Tudo que era feito visava o lucro.
O filme baseia-se na época Industrial quando as máquinas chegam para facilitar o trabalho e o desenvolvimento da indústria,porém traz um prejuízo que é o desemprego pois as máquinas o substituem.
Julio Cesar De Melo Silva ,3 ano C ,manhã : o filme tempos modernos fala de um operário que trabalha em um ritmo acelerado ,que não tem disciplina no seu local de trabalho ,e que não tem uma mão-de-obra qualificada ,e o filme mostra na época das industrias quando a tecnologia das maquinas vieram pra melhorar o trabalho e o desenvolvimento da industria ,que traz prejuizo que tira o emprego do ser humano ,que é substituido por maquinas .
ResponderExcluirO filme retrata uma exploração dos trabalhadores por parte dos enpresarios , a gânacia dos sonheros donos de fabricas é tão grande pra poder a produção ser maior do que já é ,eles inventaram uma maquina para alimentar os trabalhadores para não poder sair para descansar ,e aumentar a produção da fabrica , o trabalho é tanto que quando chega a hora do almoço ele continua repetindo os movimentos da mesma forma que ele estava apertando parafusos.De tanto trabalhar ele surto .. ''Junto com a jovem, Carlitos demonstra uma grande vontade de ter uma vida digna, uma casa, um emprego. Esse sonho os personagens levam com eles até o final do filme, indicando o positivismo por parte deles.''
ResponderExcluir.. O filme é legal de se assitir e é muito engrasado .... boom esse foi o meu resumo
Escola: Estadual Moreira e Silva
Aluna : Aycha dos Santos Silva
Turma : 2° ano''E''
Turno : Matutino
O filme ''TEMPOS MODERNOS'' Fala sobre a revolução trabalhista , o Charlie chaplin nesse filme trabalha como um condenado em uma fabrica , e serve até mesmo de cobaia para novos produtos , e de tanto tempo que trabalha , acaba fazendo as funções automaticamente , naquele tempo , eles trabalhavam como maquinas , e de tanto trabalhar entrou em depressão e Acaba trabalhando com a moça em um café onde expressa o prazer de trabalhar em algo gratificante e criativo onde seu trabalhpo era um pouco mais reconhecido
ResponderExcluirEle mostra tambem a extrema diferença entre a classe trabalhadora e os burgueses em geral, deixando em forte evidência a exploração através de exagerada carga horária de trabalho,. Mostra uma luta por menos carga horária, aumento de salário e boas condições para trabalhar. Também fala um pouco a respeito da troca de trabalho humano pelo trabalho de máquinas, onde haveriam muitos dispensados após adotarem a esse método de trabalho.
Nome: Mércia Carolayne Gomes de Oliveira
3° Ano B''
Colergio: Moreira e Silva
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirO filme mostra um pouco sobre o abuso do regime trabalhista, a produção sempre em ritmo bem acelerado, as pessoas naquela época trabalhavam muito e ganhavam pouco, mostra também a exploração exagerada da carga horária de trabalho, a exploração era grande para que a produção aumentasse, fala sobre a troca de trabalho humano pelo trabalho de máquinas. O filme não é lá essas coisas, apesar de ser um filme mudo ele é engraçado e da para intender de imediato sobre o que o filme se trata.
ResponderExcluirEscola: Moreira e Silva
Aluna: Maria das Graças Belo
Turma: 3º ano "B"
Turno: Matutino
No filme Charles Chaplin Perturbado pela novidade do trabalho repetitivo, oprimido por não exercer uma atividade criativa, pressionado pelas longas horas compensadas pelos baixíssimos salários do período histórico e por uma proposta de automação que visava provavelmente reduzir o tempo de refeições, ampliando ainda mais a escravidão planejada, Chaplin mergulha num comportamento patológico que o leva a atitudes bizarras, parece que esta representação simbólica, com o inequívoco título de tempos modernos, preconiza a loucura, a violência e o caos ecos social que, de forma sistêmica, hoje chega ao auge. Penso que jamais na história humana experimentamos um momento tão delicado, tanto do ponto de vista humano, quanto econômico, social e filosófico, exatamente (em meu ver) o que o Charles Chaplin tentava alertar.Temos hoje no mundo complexo indústrias mais sofisticadas e metodologias de trabalho operário melhor planejado.
ResponderExcluirDenise Ingrid da Silva
turma: 3º C manhã.
O filme retrata o modo de vida das pessoas de sua época, ao qual eram exploradas por grandes e medias empresas tendo de trabalhar algumas vezes 12 horas por dia, sem dias de descanso ou férias; também podemos destacar as formas em que essas pessoas eram submetidas, na grande maioria das vezes não tinham opção ou esperança alguma a não ser a própria fome presente em suas casas.
ResponderExcluirTambém podemos citar as visões dos empregadores aos empregados, uma visão que levou muitos trabalhadores a morte por descaso; muitos acabaram mutilados, sem dedos, braços, pernas com varias perdas físicas ou mentais.
A rápida produção, o crescimento populacional levou o mundo a um outro campo de visão, o do dinheiro rápido e fácil em cima de pessoas desprovidas de oportunidades ou esperanças,esses crescimento levou a humanidade a diferentes benefícios e vários problemas sociais, e econômicos, principalmente com a grande produção e o avanço da tecnologia que levaram algumas pessoas a perderem seus empregos na metade do século passado, empregos esses que já eram sofridos e sem muitas vantagens, as maquinas que no inicio do século foram as grandes turbinas para o desenvolvimento industria, que por sua vez foi sustentado e até hoje é, por mão de obra carente e necessitada.
Escola: Moreira e Silve
Aluno: Otoniel dos santos fragoso
Turma: 2° ano "A"
Turno: Matutino
O filme ''TEMPOS MODERNOS'' Fala sobre a revolução industrial, o Charlie chaplin nesse filme trabalha como um condenado em uma fabrica , e serve até mesmo de cobaia para novos produtos , e de tanto tempo que trabalha , acaba fazendo as funções automaticamente , naquele tempo , eles trabalhavam como maquinas , e de tanto trabalhar entrou em depressão e Acaba trabalhando com a moça em um café onde expressa o prazer de trabalhar em algo gratificante e criativo onde seu trabalho era um pouco mais reconhecido
ResponderExcluirEle mostra tambem a extrema diferença entre a classe trabalhadora e os burgueses em geral, deixando em forte evidência a exploração através de exagerada carga horária de trabalho,. Mostra uma luta por menos carga horária, aumento de salário e boas condições para trabalhar. Também fala um pouco a respeito da troca de trabalho humano pelo trabalho de máquinas, onde haveriam muitos dispensados após adotarem a esse método de trabalho.
Nome: Mércia Carolayne Gomes de Oliveira
3° Ano B''
Colergio: Moreira e Silva
Turno :Matutino
O filme mostra a vida urbana dos EUA nos anos 30, logo após a crise de 1929
ResponderExcluirmostra também um pouco da revolta industrial onde os trabalhadores das empresas eram vistos
como escravos, com cargas horarias cima do normal, além de ser um filme muito engraçado
Esta também incluso no filme o começo da industrialização das empresas .
Aluno: Edson José Soares Filho
3° ano “E” – Matutino
E. Moreira e Silva
filme tempos modernos retrata a vida de um operário de uma linha de montagem que tem o trabalho cada vez mais excessivo que o dono cada vez queria aumentar a produção tanto em venta uma maquina para evitar a hora do almoço com o trabalho excessivo leva ele a loucura por causa da monotonia frenética de seu trabalho o filme também mostra a era das maquinas nas industrias para evitar mais acidentes e com isso ficava mais difícil arranjar emprego o filme mostra a a diferença sobre classe e a exploração.
ResponderExcluirEscola Estadual Moreira e Silva
aluno:jeanderson Henrique Silva dos Santos
turno:matutino
serie:2ano"G"
o filme ``tempos modernos`` se passa no século xx, na revoluçao industrial onde o trabalho manual foi substituido pelo trabalho industrial nesse filme charlin chaplin fala de uma forma engraçada de um assunto muito sério, representa um cidadão que trabalha em um ritmo escravo,as vezes ate mais de 12 horas por dia,por um baixo salário, de tanto trabalhar carlitos teve um surto devido ao stress do trabalho foi despedido de seus empregos, e no final de tudo foi trabalhar com uma moça em um café onde demonstrou prazer pelo trabalho exercido. nessa época as pessoas eram praticamente obrigadas a trabalhar como escravas sem nenhum direito trabalhista pelos ambiciosos empresários.
ResponderExcluirNome: waldênia maria da silva
escola: moreira e silva
turma: 3 ano ``B``
turno: matutino
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirO filme se passa na época da Revolução Industrial, aborda a diferença entre os trabalhadores e os burgueses, a exploração através de cargas horárias de trabalho acima do normal e as condições em que as pessoas eram expostas em seus locais de trabalho. Mostra uma luta por melhorias salariais, respeito e boas condições para trabalhar.
ResponderExcluirEscola Estadual Moreira e Silva
Aluna: Klécia de Oliveira Silva
3° Ano "E" – Matutino
Tempos Modernos é um filme que mostra a realidade do capitalismo, quanto mais produção maior o lucro e q se dane o trabalhador.
ResponderExcluirCharles Chaplin trabalha tanto no primeiro emprego que acaba enlouquecendo a ponto de depois de ser preso, querer continuar lá. Charles Chaplin é varias vezes pego pela policia e quase sempre se dá mal nos empregos. Sua namorada também sofre muito devido com a morte dos pai e a perda das irmãs órfãs para o Estado. Pra não morrer de fome é obrigada a roubar e é pega pela policia, mas foge com a ajuda do Charles Chaplin.
No Ultimo emprego dos dois, Charles até que se sai bem com o canto e sua namorada também se saia bem como dançarina. Entretanto, a poilicia continua implacavel atrás dela e ela acaba por fugir com Charles Chaplin.
Enfim, eles seguem juntos atrás do sonho de uma boa moradia. Até hoje existem esses mesmos problemas devido ao capitalismo que só sabe exlorar o trabalhador.
Nome: João Pedro Moura dos Santos
Escola: Moreira e Silva
Ano: 3º ano E
o filme de charlie chaplin retrata a revolução industrial onde trocava-se homem por maquina e aumentavam o trabalho humano com cargas de horários maiores e trabalho muito forçado com salario muito baixo. existia muita greve ( oque era proibido pela lei )uma das greves o ator principal foi tido como o líder e foi preso , na prisão descobriu uma vida fácil pois não precisa trabalhar para comer e ter um local seguro para dormir tanto que quando ele foi solto fez o possível para voltar para a prisão. o filme encerra quando ele consegue um emprego, mas ele abandona pra fujir com sua companheira do juizado de menor.
ResponderExcluirum filme muito massa.
aluno; Daniel Nunes Tobias
2° ano "B"
Escola Estadual Moreira e Silva.
o filme retrata a revolução industrial onde trocava-se homem por maquina e aumentavam o trabalho humano com cargas de horários maiores e trabalho muito forçado com salario muito baixo.
ResponderExcluirAluna:Maria Isabel V. da Silva
3°ano "C"
Escola Estadual Moreira e Silva.
O filme "Tempos Modernos" relata a historia da Revolução Industrial, onde o principal fato dessa revolução foi a substituição do trabalho artesanal pelo assalariado e com o uso das máquinas. Como muitos empresários são ambiciosos em ganhar mais e mais, os operários eram explorados em ter que trabalhar em até 15 horas por dia em troca de um baixo salário. Com isso, os operários faziam greves ilegais, onde o ator principal foi preso como o líder da greve. Assim, ele conheceu a prisão, onde se sentia mas "feliz" de que quando era livre, pois não era forçado a ter que trabalhar para manter suas necessidades básicas (comida e moradia), quando foi solto fez o possível para voltar à prisão, porém conheceu uma moça que era fugitiva do juizado de menor, tal que arrumou um emprego para ele, e quando tudo estava bem, ela foi encontrada, assim, ele decidiu larga tudo para fugir com sua companheira.
ResponderExcluirEscola Estadual Moreira e Silva
Aluna: Kamila Oliveira Silva
Turno: Matutino
Serie: 2º ano "D"
O filme mostra Máquinas no lugar de homens, a facilidade dos ladrões na cadeia e também o Amor.
ResponderExcluirChaplin trabalha numa fábrica e por trabalhar demais acaba tendo um colapso nervoso, ele vai pro hospital, quando volta encontra a fábrica fechada.
Enquanto procura outra vida ver uma jovem roubando um pão para comer e se entrega no seu lugar. Mas não dá certo porque uma grã-fina tinha visto tudo, mas mesmo assim os dois acabam escapando e vão tentar a vida de outro jeito.
Ele consegue um emprego numa fábrica, só que os operários entram em greve. Acaba encontrando uma Bandeira que caiu do caminhão.
Um grupo de militares surge atrás dele, a policia chega e o considera o líder e vai preso por jogar uma pedra sem querer num policial.
A Moça consegue um emprego como dançarina e emprega ele como garçom, mas também não dá certo,e os dois seguem atrás de aventuras.
Escola Estadual Moreira E Silva
Aluna: Alice Dos Santos Silva
série: 2º Turma: G
Turno: Matutino
Este é o primeiro filme, em que Chaplin utiliza o som, mas mantendo características do cinema mudo.
ResponderExcluirFocaliza a vida urbana nos Estados Unidos nos anos 30, imediatamente após a crise de 1929, quando a Grande Depressão atingiu toda sociedade norte-americana, levando grande parte da população ao desemprego e à fome.
A figura central do filme é Carlitos, o personagem clássico de Chaplin.
O filme focaliza a vida na sociedade industrial caracterizada pela produção com base no sistema de linha de montagem e especialização do trabalho. É uma crítica à "modernidade" e ao capitalismo representado pelo modelo de industrialização, onde o operário é engolido pelo poder do capital e perseguido por suas idéias "subversivas".
Em sua Segunda parte o filme trata das desigualdades entre a vida dos pobres e das camadas mais abastadas. Mostra ainda que a mesma sociedade capitalista que explora o proletariado, alimenta todo conforto e diversão para burguesia.
ALUNA : MAYARA CAROLINA DA S. SANTOS
SÉRIE :3º F
ESCOLA MOREIRA E SILVA
Moreira e Silva
ResponderExcluirJanaina dos Santos Silva
2°"A"
Turno: Matutino
O filme conta a história de um operário e uma jovem. O primeiro (Charles Chaplin) é um operário empregado de uma grande fábrica. Esse operário desempenha o trabalho repetitivo de apertar parafusos. De tanto apertar parafusos, o rapaz tem problemas de stress.Com isso ele é despedido e , logo em seguida, internado em um hospital. Logo que sai do hospital, se depara com a fábrica fechada. Ao passar pela rua, nota um pano vermelho caindo de um caminhão. Ao empunhar o pano na tentativa de devolvê-lo ao motorista do caminhão, atrai um grupo enorme de manifestantes que passava por ali. Por engano, a polícia o prende como líder comunista, simplesmente pelo fato de ele estar agitando um pano vermelho, parecido com uma bandeira, em frente a uma manifestação.depois disso conhece uma moça, uma menina do cais que se recusa a passar fome". A jovem, vivendo na miséria, tem de roubar alimentos para comer.Numa de suas investidas, ela conhece o operário depois de roubar o pão de uma senhora, a polícia vai prendê-la e o operário assume a autoria do assalto.
"Tempos Modernos" é um belo filme, que se passa no período da revolução industrial , um filme engraçado , realista , irônico e que acima de tudo mostra a infeliz realidade dos operários com humor, para que chame a atenção do público ao filme.Repara-se a rotina dura dos operários, que trabalham muito, quase sem tempo para descanso, enquanto o patrão pouco faz e muito manda, o filme nos leva também, a momentos românticos e tristes, que nos fazem pensar sobre tudo oque se passa, na tela.E não deixando passar despercebido, o talento do grande Charlie Chaplin, que torna o longa ainda mais divertido, e não deixando de retratar a sua dura vida!
ResponderExcluirEscola Estadual Moreira e Silva.
José Rubens Arcanjo Tenório.
2º ano 'E'
(TÍTULO DO FILME) Tempos Modernos (1936). Resumo Trata-se do último filme mudo de Chaplin, que focaliza a vida urbana nos Estados Unidos nos anos 30, imediatamente após a crise de 1929, quando a depressão atingiu toda sociedade norte-americana, levando grande parte da população ao desemprego e à fome. A figura central do filme é Carlitos, o personagem clássico de Chaplin, que ao conseguir emprego numa grande indústria, transforma-se em líder grevista conhecendo uma jovem, por quem se apaixona. O filme focaliza a vida do na sociedade industrial caracterizada pela produção com base no sistema de linha de montagem e especialização do trabalho Escola Estadual Moreira e Silva
ResponderExcluirKathreen Alves De Carvalho
2ano F
O próprio nome do filme já é bem sugestivo ele já deixa pista do que será tratado o filme... O filme vem tratando sobre a Revolução Industrial onde as industrias deixaram de produzir o produto manual para produzir o industrial, onde com isso eles passaram a ganhar mais tempo.
ExcluirJulio César Pereira da Silva
3ªº ano C
Assistir um filme de Charles Chaplin é sempre uma atividade bastante prazerosa, tendo em vista que resgatar a expressividade do cinema mudo e do inesquecível Carlitos nos conduz a uma visão de cinema bem diferente dos tempos de hoje: Um cinema que não utiliza os recursos cinematográficos atuais, mas que é extremamente rico em performances teatrais. O talento de Chaplin não se restringia à interpretação do personagem Carlitos, mas se estendia à escrita dos roteiros, à direção dos filmes, além da produção musical. Tão perfeccionista Chaplin filmava várias cenas do filme até escolher as que melhor representassem suas idéias. Em “Tempos modernos”, o homem de calças muito grande, sapatos enormes, paletó apertado, chapéu pequeno e uma bengala, incorpora o dia-a-dia de um operário de uma grande indústria. - A primeira parte do filme retrata a opressão vivenciada pelos operários da fábrica que são explorados e estimulados a produzirem cada vez mais. As cenas filmadas na fábrica revelam o processo de produção sem mostrar o que é produzido. É inevitável não perceber o ponto de vista que Chaplin quer mostrar aos espectadores: O distanciamento entre o produto e os que os operários produzem. Na época de exibição do filme, o contexto histórico se caracterizava pelos anos seguintes da crise de 1929 que assolou a sociedade norte-americana, levando uma boa parte da população ao desemprego e à fome. Tempos modernos, é uma crítica aberta à sociedade industrial que se caracteriza por um tipo de produção que toma como base a linha de montagem fordista. Embora os filmes de Chaplin se caracterizem pela veia cômica (produções, gargalhadas), em “Tempos Modernos” é possível visualizar aspectos da ficção científica, especificamente nas cenas do presidente da fábrica controlando toda a indústria através de um telão. Com esse instrumento futurista para a época, o proprietário vê tudo o que se passa em cada espaço da fábrica e quando percebe que a produção não está em um ritmo almejado, exige que os empregados acelerem sua produção. A exploração capitalista encontra seu ponto culminante na cena em que Carlitos é quase achatado pela máquina que alerta o tempo do lanche dos operários, levando os operários a utilizarem um menor tempo possível. Essa cena pode ser compreendida como uma metáfora da relação entre o operário e o sistema industrial-capitalista. Outras imagens visuais também ilustram essa idéia, tais como as cenas em que Carlitos e outro operário são literalmente engolidos pela máquina. Esse sistema industrial é tão opressivo que leva Carlitos a um comportamento repetitivo. As cenas em que o personagem persegue a Secretária da fábrica e uma mulher que passava em frente a fábrica, revelam o quanto os homens se tratam e se mecanizam no processo de produção industrial. Como a função de Carlitos é apertar parafusos, todas as imagens que lembram o formato de círculo lhe remetem a sua atividade. A loucura temporária do personagem talvez possa representar uma forma de rejeição, ou pode representar uma espécie de saída para o dia-a-dia opressivo dos operários das indústrias. - A segunda parte do filme já ilustra a face do desemprego. Nessa parte, Carlitos se junta a uma órfã (Gamin) e os dois vão enfrentar a amargura da pobreza e da fome. Mais críticas são feitas ao sistema capitalista, valendo ressaltar a cena em que Carlitos e Gamin desfrutam os prazeres dos produtos de luxo dentro de um grande magazine em que Carlitos é apenas o vigilante.
ResponderExcluirE.E. Moreira e Silva
Aluna: Lavinnya C. Almeida Vidal
Serie: 2ºA
Turno: Manhã
Escola Est. Moreira e Silva
ResponderExcluirAluna: Bruna Carla de M. Lima
2°"A"
Turno: Matutino
Sobre o Filme:
Bom, o filme Tempos Modernos, é um filme mudo que Chaplin interpreta o Carlitos onde ele trabalha apertando parafusos... De tanto ele apertar os parafusos, o rapaz tem problemas de stress, e sai apertando tudo como por exemplo botões da blusa de um trabalhador da indústria, o dono sempre que estava chegando no fim da tarde, ele mandava seu trabalhador aumentar a velocidade, daí Carlitos sai da industria desorientado apertando tudo que é parafuso, sai correndo querendo apertar os botões de uma moça que passava pela industria , quando da de cara com a policia que sai correndo atrás dele, arruma uma tremenda confusão com os trabalhadores da indústria e vai para um hospital, depois que ele tá recuperado da crise nervosa, ele deixa o hospital para começar um nova vida, e se depara com a fábrica fechada fica desempregado, quando passa por uma rua cai um pano vermelho que atrai um grupo enorme de manifestantes que passava por ali.Por engano, a policia o prende como líder comunista pelo fato dele estar agitando uma bandeira, em frente a uma manifestação, ajuda os policiais a prender um traficante que estava querendo fugir.. Bom aparece uma jovem uma menina criada no porto que se nega a passar fome, vivendo na miséria,tinha que roubar alimentos para comer, além, disso, mora com as suas duas irmãs menores, seu pai desempregado e as três são órfãs de mãe. No entanto lá fora os desempregados se manifestavam, o pai da jovem morreu durante a manifestação, e a lei cuidava das órfãs, a moça foge para não ser internada e volta a roubar comida. Ela conhece o operário: depois de roubar comida de uma senhora, a polícia vai prendê- lá e Carlitos assume a autoria do asalt. A policia o prende, mais logo é solto por descobrirem que foi engano.quando vê a moça sendo pressa logo ele vai assaltar um restaurante para ser preso também, são colocados no mesmo camburão e durante um acidente que teve os dois foge e vão morar juntos. Carlitos procura um emprego e consegue como segurança de uma loja de departamentos, mais logo é despedido por não conseguir evitar um assalto e dormir no serviço. Depois consegue um emprego em outra fábrica, consertando máquinas, fazem uma greve na fabrica e ele é preso novamente dessa vez por desacato á autoridade policial. Dias se passam e ele é solto e a moça espera na saída da prisão para levá-lo a nova casa, um barraco de madeira próximo a um lago.a jovem consegue um emprego como dançarina e arruma outro para Carlitos que, durante um improviso de uma música ele consegue vários aplausos dos clientes do café. Para estragar a festa a policia chega novamente com os dados da jovem e uma ordem para prender a moça em um orfanato. Carlitos e a moça fogem e começa tudo novamente.
O filme "Tempos Modernos" cujo ator principal é ninguém mais ninguém menos que Cahrles Chaplin,mostra o cotidiano de um operário e da vida nada fácil. Mas claro,através de charles o filme é feito com muito humor e graça que são as características de charles. Em um certo dia a fábrica recebe a visita de investidores,divulgando e oferecendo ao o dono da fábrica uma máquina que pode alimentar seus operários automaticamente,sem eles terem o trabalho de sair do trabalho e almoçar. E assim a fábrica não parava e economizava tempo. Na outra parte do filme Carlitos(charles chaplin) e uma orfã juntam-se e embarcam numa aventura dentro da pobreza,fome e necessidades. Mas eles também tiveram seus dias de luxo e diversão numa magazine em que Carlitos(Charles Chaplin) trabalhava como vigilante.
ResponderExcluirEscola Estadual Moreira e Silva
Aluno:Marcos Adriano da Silva
Série: 2° Ano
Turma: "A"
Turno: Matutino
A divisão de trabalho não era regular como hoje, não havia simplesmente divisão de trabalho, homens, mulheres e jovens trabalhavam de forma igual nas indústrias do inicio do dia ao fim do dia. As industrias tomaram conta do comércio, e com isso havia uma busca incessante por emprego já que tudo estava industrializado, artesão quase não se via. Desta forma, as grandes cidades que eram aquelas com grande número de industrias começaram a receber pessoas do interior e de cidades pequenas, pessoas estas que buscavam empregos.
ResponderExcluirComeçaram também as revoltas trabalhistas, pessoas iam as ruas pedir melhorias de trabalho e emprego para todos, melhores condições dentro das industrias para servirem a elas e também melhores salários.
Escola Estadual Moreira e Silva
Aluno: Wolfgang Martins De Lima
Série: 2°Ano
Turma: "D"
Turno: Matutino
o filme ele e uma historia triste, pois na quela época não havia muitas escolha de trabalho.
ResponderExcluirpra charles chaplin foi uma vida muito dura pois batalhava dia e dia pra sustenta sua familia ... pois era revoltado pois ganhava muito pouco e as vezes roubava pra ter o pão de cada dia na mesa, pois ele e de uma época em não havia muitas tecnologia como cores,carros,veste,etc.. como hoje em dia então a evolução mudo muito de la pra cá.
escola estadual moreira e silva
aluna Karine Cristina Duarte 2º D
turno matutino
Charles Chaplin ele e um trabalhador de uma fábrica, tem um colapso nervoso por trabalhar de forma quase escravo.
ResponderExcluirEle foi levado para um hospicio,e quando retorna para a vida ''normal'' para o barulho da cidade el encontra a fábrica fechada.
Enquanto isso,um jovem,orfã de mãe, com duas irmãs pequena furtas para sobreviver( roubem pão,pra comer). Apóis a morte do seu pai em uma manifestação,dois agente do governo vão busca-lo pra adoção mais o jovem foge.
Charles vai em busca de outro pra continua a sua vida em outro lugar , tempos depois ele volta pra rever seus parente e encontra sua irmã trabalhado em uma cafeina é e preso de novo depois vogue e vai atrais de explorar o mundo a fora ate que um dia foi trabalha no teatro e viveu sua vida ...
escola estadual moreira e silva
aluna Wnadja bertoldo dos santos 2ºD
turno matutino
ESCOLA MOREIRA E SILVA
ResponderExcluirNOME: YEDA PAREIRA DOS SANTOS
SÉRIE: 3° ANO "B"
OS OPERÁRIO DESEMPENHAVA UMA TRABALHO REPETITIVO, TANTO É QUE DE TANTO APERTAR PARAFUSOS (CHARLES0) TEVE STRESS E PEDEU A RAZÃO, E COMESOU A APERTAR TUDO QUE SE PARECIA COM PARAFUSO. FOI DESPEDIDO , E LOGO APOIS ENTERNADO.DEPOIS DE MUITO TEMPO JA RECUPERADO ELE SAI, E SE DEPARA COM A CIDADE BEM MOVIMENTADA NO MEIO DA CONFISÃO ELE ENCONTRA UMA JOVEM E SE APAIXONA PELA JOVEM.
Por mais que seja um filme mudo, Mais a sociedade vivia as carreiras, o dono dos negócios ficaria como quisesse, mais os trabalhadores tinham que trabalhar, mesmo existindo as maquinas para substituir algumas pessoas na empresa, mais mesmo assim era difícil e muito esforço de cada pessoa da industria, Charlie Chaplin quer sobreviver em um tempo cujo a modernidade, devido ao esforço ao trabalho Charlie Chaplin teve uma crise nervosa, por causa de muito trabalho cujo o dono mandou fazer, tem pessoas hoje em dia que fica doente por se dar tanto ao trabalho, e não pensa em si mesmo.
ResponderExcluirEscola Estadual Moreira e Silva
Aluno: Paula Emanuelle Ferreira Braga
Série: 3°Ano
Turma: "E"
Turno: Matutino
Escola Estadual Moreira e Silva
ResponderExcluirNome:Flávio Felipe Farias Lima 2° ANO "A"
Turno: Matutino
A revolução industrial se modernizou na década de 30, para substituir o homem vieram as máquinas, causando desemprego.
Operários desempenham um trabalho repetitivo, tanto é que Charles Chaplin teve stress e perdeu a razão e foi internado num hospício quando retorna para vida normal encontra a fábrica fechada.
Enquanto isso uma Jovem orfã rouba para sobreviver
Eu achei o filma muito legal,a parte mais interessante é que o filme é mudo,e naquele tempo as maquinas subtituia os homens.
ResponderExcluirEscola Estadual Moreira e Silva.
Aluno:Denisson da silva santos.
Série:2 Ano.
Turma:G.
Turno:Matutino.
O filme de Charles Chaplin traz uma série de críticas referentes ao tratamento à classe trabalhadora (o proletariado, em termos da teoria marxista) e aos burgueses (donos dos meios de produção que “exploravam” essa mão-de-obra, que era miserável, que trabalhava muito para cada vez mais aumentar a produtividade nas suas empresas) com menos trabalhadores e mais maquinas.
ResponderExcluirEscola Estadual Moreira e Silva
Aluno: Tassio Francisco Da Raocha
Série: 3°Ano
Turma: "C"
Turno: Matutino
O Filme ele trata das desigualdades entre a vida dos pobres e das camadas mais ricas, além de mostrar também que a mesma sociedade capitalista que explora os trabalhadores, alimenta todo conforto e diversão dos ricos. O operário é outra crítica muito enfatizada dentro do filme, o exemplo seria nas cenas em que Carlitos faz o movimento repetitivo de apertar o equipamento, mesmo não estando em serviço, além da representação de grandes máquinas na fábrica, ou seja, mostrando uma maior importância das máquinas contra o trabalhador.
ResponderExcluirEscola Estadual Moreira e Silva
Aluno: Cristiano Luiz Gomes de Melo Junior
Série: 3° Ano, Turma: "E"
Turno: Manhã
O filme mostra o personagem tentando sobreviver em meio ao mundo moderno cheio de maquinas
ResponderExcluirEscola estadual moreira e silva
aluno: lucas de souza ferreira
série:2ano
turma:G
turno: matutino
O filme destaca a substituição de homens por máquinas e a desigualdade social. O filme também mostra a vida agitada das pessoas no dia a dia, essas pessoas se preocupavam em trabalhar e algumas ficavam doentes ou com sequelas pra vida toda.Isso tá bem destacado no personagem de Charles Chaplin,que trabalha em uma fábrica apertando parafusos,e por causa dos movimentos repetitivos, acabou perdendo a razão e internado em um hospício.
ResponderExcluirApesar do filme ser muito antigo, a nossa realidade atualmente não é muito diferente de como é falado no filme. Muitas pessoas se preocupam demais em trabalhar e esquecem da família e da própria saúde.
Escola Estadual Moreira e Silva
Aluna: Mayara dos Santos Cavalcante
Série: 2° ano
Turma: "A"
Turno: Matutino
Tempos modernos é um filme que mostra desda dêcada de 30 que já existia máquinas,trabalhadores tinham um trabalho repetitivo,por isso Chales Chaplin teve um colapso e levaram ele ao hospicio,quando ele volta a levar a vida normal ele reencontar seus parentes,sua irmã trabalhar na cafeina e ele é preso novamente,quando ele é solto começa a trabalhar no teatro.
ResponderExcluirEscola estadual moreira e Silva
ALUNA:Janaina Belarmino da Silva
SÉRIE:2 ano
TURMA:A
MANHÃ.
é um filme de 1936 do cineasta britânico Charles Chaplin, em que o seu famoso personagem "O Vagabundo"tenta sobreviver em meio ao mundo moderno e industrializado. É considerado uma forte crítica ao capitalismo, militarismo, liberalismo, conservadorismo, stalinismo, fascismo, nazismo e imperialismo, bem como uma crítica aos maus tratos que os empregados passaram a receber depois da Revolução Industrial.
ResponderExcluirNesse filme Chaplin quis passar uma mensagem social. Cada cena é trabalhada para que a mensagem chegue verdadeiramente tal qual seja. E nada parece escapar: máquina tomando o lugar dos homens, as facilidades que levam a criminalidade, a escravidão. O amor também surge, mas surge quase paternal: o de um vagabundo por uma menina de rua.
escola estadual moreira e silva
aluno:jose alberto pontes filho
série:2ano
turma:D
turno:matutino
O filme TEMPOS MODERNOS fala sobre a revolucão industrial como tudo começou e que naquele tempo era mais difícil do nos dias de hoje...
ResponderExcluirNome:Joyce Larissa da Silva.
Moreira e Silva.
Série:2ano Turma:E Turno:Matutino
O filme relata como era a modernidade no ano de 1936, era completamente e realmente diferente da nossa nova modernidade nas condições do trabalho industrial...
ResponderExcluirNome:Sandy Carolayne da Silva Gouveia.
Moreira e Silva.
Série:2ano Turma:E Turno:Matutino
O filme "Tempos Modernos" fala de como o capitalismo e o industrialismo nos manipula, nos faz seguir sempre essa cansativa rotina para enfrentar a fome, a miséria. Como também mostra que apesar dos problemas, apesar da correria diária; podemos ser felizes ao lado de quem amamos.
ResponderExcluirAluna: Samara Monteiro
Escola: Moreira e Silva
Turma: 3º ano B, Matutino
O filme tempos modernos relata o trabalho de varias pessoas com o movimento muito repetitivo ,Charlie foi preso por algumas coisas que fez na fabrica depoiis de ter sido solto ele conheçe uma mulher que roubava comida para sua familia , Charlie no final conseguiu arrumar um trabalho pela sua performasse cantando e dançando mais sua amiga é capturada e consegue fugir eles saem andando por uma estrada com o objetivo de recomeçar .
ResponderExcluirEScola :Moreira e Silva
Aluna : Thayná Jesus da silva
serie: 3 ano C
Escola Estadual Moreira e silva
ResponderExcluirNome: Anny Caroline da Silva
3 D
Muito legal ver como ocorreu a Revolução no trabalho até os dias de hoje, Vendo como as coisas mudaram de uma época para outra.
Escola Estadual Moreira e Silva
ResponderExcluirNome: Daniele Melo Marques Da Silva
3 'D'
O Filme Mostra Tempos Modernos,e fala Sobre a extrema diferença entre a classe trabalhadora e os burgueses em geral, a exploração era grande para que a produção aumentasse, mas que o salário que essas pessoas recebiam pelo seu trabalho, Crítica aos maus tratos que os empregados passaram a receber depois da Revolução Industrial.
Escola Estadual Moreira e Silva
ResponderExcluirNome:Dyego Ferreira Dos Santos
Série: 2° Ano
Turma: "A"
Turno: Matutino
O filme tempos modernos fala bastante que a exploração era grande para que a produção aumentasse, mas que o salário que essas pessoas recebiam pelos seus trabalhos muitas vezes nem sequer podia pagar o preço do produto que produziam o que sem dúvida podia ser considerado como algo bem injusto. Também fala um pouco a respeito da troca de trabalho humano pelo trabalho de máquinas, onde haveriam muitos dispensados após adotarem a esse método de trabalho.
no filme dá pra se ver a evoluição do trabalho ate hoje,como o tempo hoje esta mais moderno. aluna:Alice Maria Araújo Da Silva série:2 ano ´A´ ESCOLA:Moreira e Silva
ResponderExcluirEscola Estadual Moreira e Silva
ResponderExcluirNome: Henrique da Silva Santos, 2° ANO "A"
Turno: Matutino
Chaplin quis passar uma mensagem social. As cena são trabalhadas para que a mensagem chegue verdadeiramente tal qual seja. E nada escapa: máquina tomando o lugar dos homens, as facilidades que levam a criminalidade, a escravidão. O amor também surge, mas surge quase paternal: o de um vagabundo por uma menina de rua.
Escola Estadual Moreira e SIlva
ResponderExcluirNome: Mª Beatriz S.S
Ano: 2º "E"
O filme fala sobre a revolução industrial que começou e que antes era tudo mais difícil do que hoje , e tudo era completamente diferente da nossa nova modernidade nas condições do trabalho industrial .
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirO filme mostra como os tempos mudaram e mostra a substituição das pessoas por maquinas, tornando os tempos de hoje bem mais moderno.
ResponderExcluirescola:Moreira e Silva
aluna:Rayanne Ingrid Silva Vieira
série:2 ano ´A´
Tempos Modernos é um dos filmes mudos mais famosos de Charles Chaplin, o filme mostra a vida urbana nos Estado Unidos nos anos 30, uma época acontecida depois da crise de 1929 que levou grande parte da população ao desemprego e a fome. O personagem principal interpretado por Charles Chaplin é Carlitos que consegue um emprego em uma grande indústria, transforma-se em um líder grevista conhecendo uma jovem, por quem se apaixona. O filme é uma crítica à "modernidade" e ao capitalismo representado pelo modelo de industrialização, onde o operário é engolido pelo poder do capital e perseguido por suas idéias "subversivas" e o filme também trata das desigualdades entre a vida dos pobres e das camadas mais abastadas, sem representar contudo, diferenças nas perspectivas de vida de cada grupo.
ResponderExcluirEscola Estadual Moreira e Silva
Aluno: Eleandro batista dos santos
Turma: 2° ANO "D"
Turno: Matutino
No filme se passa a história de um operário, no ano de 1936 que trabalha muitas horas por dia, e não é remunerado o suficiente ,sem falar nas condições do trabalho e seu alto nivel de estresse, um ótimo filme que retrata humoristicamente a triste rotina de todos personagens, passando por clinicas,pisões e por um romance o personagem do Charlie Chaplin , faz uma grande interpretação, e não deixa de demostrar sua insatisfação.
ResponderExcluirEscola Estadual Moreira e silva.
Camila Melo Marques.
Serie: 2º "E"
Escola Estadual Moreira e Silva
ResponderExcluirNome: Itamar Pereira da Silva
Série: 3 ° ano "F" turno : Matutino
O filme "Tempos Modernos" , restrata muito as maquinas que estão acabando com o trabalho humano, mas nessa fábrica que charlie trabalhava não era so as maquinas que davam conta do serviço e o seu trabalho se tornava cada vez mas escravizado, cada dia seu trabalho ficava mas dificil para poder da conta das produções.
Escola estadual moreira e silva
ResponderExcluirAluna: valquiria oliveira dos santos
turma:3º ano "C" turno: matutino
Filme tempos modernos relata, podemos perceber que nas industrias não utilizavam mão-de-obra qualificada, todo comportamento era mecânico e o que interessava para os donos das industrias não era o sujeito e sim o produto final. Tudo que era feito para o lucro.A produção sempre em rápido bem acelerado.
O movimento sindicalista luta por melhores condições de trabalho e salários para os operários . Começava aí uma luta de classes.Eles trabalhavam muito, mais alguns não tinham emprego e chegaram a passar fome.
Escola Estadual Moreira e Silva
ResponderExcluirNome: Raphael Rudyson Pereira da Silva
3ANO¨F¨
goste do filme ele relata também a tentativa do homem de trocar ou melhor tentar trocar o próprio por maquinas e felizmente não da muito certo o homem ainda é indispensável hoje em dia ... o filme fala também de como o trabalho antes era mais vamos dizer difícil, tanto é q o próprio Charlie Chaplin, sofre com as consequências do trabalho e das maquinas. Notei que na quela época tinha muita diferenças sociais ¨não que hoje me dia não tenha¨, mas na quela época era pior que hoje. Mas com a modernidade tudo pode melhorar ou piorar, mas quem vai sofrer com isso tudo, ¨se isso der errado¨, somos nos.
O filme Tempos Modernos relata sobre os operário de metalúrgica e tinha muitas explorações eles não tinha tem tempo para descansa com isso o ator principal (Charlin Chaplin)deixa retratado a escravidão e a criminalidade.Muitos trabalhadores foram despedido com as chegada das maquinas isso fez que amentasse o nível de pobreza.Alguns trabalhadores foram preso por causa que estava protestando .muitos pais morreram por causa das manifestação atras de um emprego e varias criança ficaram órfã.Tempos Modernos é ao mesmo tempo comédia, mesmo tempo drama e romance.
ResponderExcluirEscola Estadual Moreira e Silva
Aluno:Josias Araújo
Turma 2° "D"
Tuno:Matutino
Chaplin mostra a extrema diferença entre a classe trabalhadora e os burgueses em geral, deixando em forte evidência a exploração através de exagerada carga horária de trabalho, produção apenas aumentando, e as condições sub-humanas a que essas pessoas eram expostas nos seus locais de trabalho. Mostra uma luta por menos carga horária, aumento de salário e boas condições para trabalhar.
ResponderExcluirMoreira e Silva
Luiz Gustavo P. de Oliveira
3° Ano ''D''
Turno: Manhã
Análise crítica do texto:
ResponderExcluirO filme relata a dura realidade que os operários enfrentavam, trabalhando incansavelmente em máquinas que ainda sim, exigiam bastante mão-de-obra, para obter o seu próprio sustento. Destaca também, a determinação e a força de vontade que as pessoas tinham, de superar todos aqueles problemas, inclusive sociais, em busca não somente da sua subsistência, como também da sua própria felicidade.
Escola Estadual Moreira e Silva
Aluna: Sthefanny Larissa Conceição Venancio
Série: 3° ano "D" Turno: Matutino
O filme mostra a vida na sociedade industrial caracterizada pela produção pegando por base o sistema de linha de montagem e criticando a alienação do operário desse meio de produção e também a modernidade e o capitalismo crescente, já que os trabalhadores é manipulado pelo poder do capital.
ResponderExcluirEscola Estadual Moreira e Silva
Aluna:Thatiana Marcela Ferreira dos Santos
Série:1 ano''H''Turno:Matutino
Muito Bom esse filme mostra a vida de muitas pessoas e mostra que antigamente as pessoas não podia lutar pelo os seus direito, e como o filme monstro pessoas de tanto trabalhar e não ter descanso acabava tendo problemas de saúde como aconteceu com o personagem principal!!!
ResponderExcluirEscola Estadual Moreira e Silva
Aluno: Jeferson Maxuel Vicente da Silva
Serie: 2º Ano "D" Turno: Matutino
O que eu entendi vendo esse filme foi que nas indústrias naquela época não usavam mão-de-obra qualificada, o que interessava para os donos das indústrias não era o bem da pessoa que estava trabalhando e sim o produto. Eles só queriam saber do lucro e queriam a produção sempre bem acelerada.
ResponderExcluirEscola Estadual Moreira e Silva
Aluna: Thayse da Silva Moraes - 2º ano "E"
Turno: Matutino
O ator Charlie Chaplin sofre de uma crise por causa do intenso trabalho e movimentos repetitivos uma das principais características das antigas produções industriais cujo principal objetivo era produzir mais em menos tempo e assim acaba ficando desempregado, o filme também Mostra que antigamente os trbalhadores mal podiam reinvidicar seus direitos e eram forçados a trabalhar bastante e assim nasceram as greves. Com o avanço da tecnologia isso foi mudando e pessoas foram trocadas por maquinas aumentando o desemprego e deixando pessoas na mizéria.
ResponderExcluirAluno: Manassés Lima De Oliveira
Turma/Turno: 1º Ano "H" Matutino
Escola Estadual Moreira e Silva
ResponderExcluirNome: Thyago Wesrlley Félix Carvalhar
Turma: D Ano: 3° Turno: Matutino
O filme relata o inicio da era da revolução industrial, onde as Maquinas estão substituindo o trabalho esforçado do ser humano! Tornando a futura geração da vida humana mais fácil. Mas para que isso ocorra temos que passar por dificuldades antes.
Quem nos mostra isso é o personagem Charles Chaplin, que apesar de estar apenas atuando, nos mostra como foi difícil na era das Indústrias. Que conseguir um emprego n precisava de mão de hora especializada, mas de pessoas que tivessem uma saúde em ótimo estado e que pode-se honrar com suas obrigações. ]
Nesta mesma era surge mentes brilhantes, que tentam construir maquinas para facilitar a vida do ser humano ao Maximo conforto.
O filme relata o sofrimento de uma família onde o pai é o responsável por suas filhas e acaba morrendo, assim a irmã mas velha rouba mantimentos de locais próximos para alimentar suas irmãs!
Charles Chaplin mostra também que apesar de varias industrias estarem contratando poucas pessoas são escolhidas para entrar no cargo da empresa. Assim o diretor do filme tenta nos mostrar o sofrimento que foi aquela época,de varias lutas e protestos o povo continuava com a cabeça erguida e caminhava a direção de um futuro prospero!
Escola Estadual Moreira e Silva
ResponderExcluirNome: Antonio Augusto
Turma: E Ano: 3° Turno: Manha
o Filme e Muito legal eu ja tinha assistido e foi boom si lembra... Onde o Charles Chaplin Trabalha de Mas e fica Sobrecarregado i nao aguenta mas i enloqueçe por ter trabalho muitoo
Escola Estadual Moreira e Silva
ResponderExcluirNome: Lucas Vital
Turma: E Ano: 3° Turno: Manha
O Filme e muito legal onde ne uma parte do filme que o Charles Chaplin saio da cadeia i sem querer entro na manifestação da sociedade i os policias pensou que ele era o lider i o levou preso
Escola Moreira e Silva
ResponderExcluirAluno : Carlos Alberto
Turma: "e" Ano 3 Turno Manha
O filme conta a história de um operário e uma jovem. O primeiro (Charles Chaplin) é um operário empregado de uma grande fábrica. Esse operário desempenha o trabalho repetitivo de apertar parafusos. De tanto apertar parafusos, o rapaz tem problemas de stress e, estafado, perde a razão de tal forma que pensa que deve apertar tudo o que se parece com parafusos, como os botões de uma blusa, por exemplo
Charles vai em busca de outro destino, mas acaba se envolvendo numa confusão: e acaba preso . Quando é libertado e depois de uma agradável estadia na prisão, decide fazer de tudo para voltar para lá e ao ver a jovem que fugiu da adoção, decide se entregar em seu lugar. Muito bom o filme!
ResponderExcluirEscola est.Moreira e Silva
Aluna: Ana Caroline Silva de Almeida 2ºano D,Matutino!
Aluna:Ana Karolina Souza da Silva
ResponderExcluirTurno:Matitino
Série:2ºAno'D'
Escola Moreira e Silva
Ele retrata o funcionamento de uma fabrica durante a revolução indrustrial.Onde operarios trabalham sem qualquer condições de funcionamento,ou qualificações.
Um operario em especial,entra em crise de estresse por apertar parafusos e é afastado do emprego, recebe auxilio doença,quando volta descobre que foi demetido.Procura outro emprego perem não consege continuar em nem um por causa de seu trauma.
Aluna: Amanda Fernanda De O. da Silva
ResponderExcluirTurno:Matutino
Serie:2º Ano "D"
Escola Moreira e Silva
O filme mostra as condiçoes dos trabalhadores naquela época que eram muito precarios como podemos observa nas cenas em que ele trabalhava em um ritmo muto acelerado e fazendo apenas uma mesma tarefa assim, fazendo com que eles não tivessem noção do que estava fazendo ja que eles faziam apenas um tarefa.
Outra coisa que podemos notar é que todos trabalhavam crianças, adultos ,pois o que recebiam não dava para seu comprar seu proprio alimento.
Escola Estadual Moreira e Silva
ResponderExcluirAluna: Jéssica Luana da Silva Santos 2ºano D Matutino
O filme conta a história de um operário e uma jovem. O primeiro (Charles Chaplin) é um operário empregado de uma grande fábrica. Esse operário desempenha o trabalho repetitivo de apertar parafusos. De tanto apertar parafusos, o rapaz tem problemas de stress e acaba perdendo a razão de tal forma que pensa que deve apertar tudo o que se parece com parafusos, como os botões de uma blusa, por exemplo.
Ele é despedido e , logo em seguida, internado em um hospital. Após ficar algum tempo internado, sai de lá recuperado.
Ele acaba sendo preso por engano por esta com um pano vermelho em meio a uma manifestação.
Ele conhece uma jovem que ia ser presa por roubar alimentos, mais ele toma a vez e acaba sendo preso outra vez. Mais a policia o solta depois de descobrir que foi um engano, e acaba prendendo a jovem,. O operário vendo a moça ser presa faz um esquema e acaba sendo preso tambem. Eles são colocados no mesmo carro e durante um acidente eles fogem e vão morar juntos.
No fim da história a Policia chega para prender a moça. Mais ela e o operário acabam fugindo e começam tudo de novo.
Gostei muito do filme por retratar um mundo real que as pessoas vivem, embora nem todas pessoas parem para refletir sobre o assunto.
ResponderExcluirApesar de ser um filme tipo "cinema mudo" é muito legal! Porque é incrível como o Carlitos vive e interpreta tudo sem precisar de fala, o filme tem um toque humorístico e ao mesmo tempo reflexivo. O trabalho repetitivo quase sem descanso algum é como se fosse um trabalho escravo.
Minha parte preferida é quando ele encontra a jovem órfã.
Adoro Charlie Chaplin!
O filme retrata uma época em que os trabalhadores de indústrias eram explorados diariamente , com muitas horas de trabalho ,curtíssimos intervalos e baixos salários ,que podia gerar doenças físicas ou psicológicas. O protagonista é Carlitos (Charlie Chaplin) que adquire trauma por trabalho sem descanso e movimentos repetitivos .Nesse meio tempo , os trabalhadores fazem uma greve pedindo por melhores condições ,menos carga horária ,aumento de salário ,etc. Em uma dessas manifestações , Carlitos é preso e percebe que a vida na cadeia é melhor do que fora dela , pois recebe comida ,banho ,nas horas certas e se zanga quando é solto. A pobreza que o filme faz questão de nos mostrar se deve pelo fato dos avanços tecnológicos ,onde as máquinas ocupavam o lugar das pessoas – trabalhadores – na indústria , isso gerou muito desemprego ,e forçou algumas pessoas a praticarem alguns delitos como : furtos de comida ,etc. No fim de tudo , Carlitos e sua jovem amiga vão em busca de novas e melhores condições de vida em outra cidade – o que me faz lembrar da realidade do nosso sertão nordestino ,das migrações para as cidades urbanas em busca por uma vida melhor . Ou seja , esses avanços que até hoje estão presentes em nosso dia-a-dia, nem sempre são bons para nós que dependemos de trabalho para o nosso sustento .
ResponderExcluirEscola Estadual Moreira e Silva
Aldilane Lays Xavier Marques , 2º ano "C"
Turno : Matutino 12/03/13
https://www.facebook.com/lays.marquez
Escola Estadual Moreira e Silva
ExcluirAluna: Rosiete Gomes Ferreira
Turma: 3ºAno "D" Turno: Matutino
O filme tempos modernos e bastante enteresante,ele relata que a exploração era grande para que a produção aumentasse,mas que o salário que essas pessoas recebiam pelos seus trabalhos.Também mostra como os tempos mudaram nos dias de hoje com a substituição das pessoas por grande maquinas,que pode ser mais competente que um trabalhador.Com esta tecnologia torna os tempos de hoje bem mais moderno.
é um filme famoso em que Charles Chaplin tenta sobreviver em meio ao mundo moderno.Nesse filme ele quis passar uma mensagem social.
ResponderExcluirEscola Estadual Moreira e Silva
Aluna: Ana Beatriz
2º ano "D"
Turno: Matutino
Escola estadual moreira e silva
ResponderExcluiraluno:Rafael willam da silva martins
turma: 2ºano "G"
COMENTÁRIO:O filme foca a vida na sociedade industrial caracterizada pela produção pegando por base o sistema de linha de montagem e criticando a alienação de operário desse meio de produção e também a modernidade e o capitalismo crescente,já que o trabalhador é manipulado pelo poder do capital.
( ESSE FOI UM PEQUENO COMENTÁRIO DO QUE EU PUDE FOCAR DO FILME)
Escola Estadual moreira e silva
ResponderExcluiraluno:Martha Jeane de Freitas Silva
turma: 2ºano "A"
A cena de Carlitos entrando dentro da máquina é uma das cenas mais clássicas do filme, essa passagem representa o operário como mera peça do sistema e pode a qualquer momento ser sugado pela máquina psicologicamente. O consumismo é um tema abordado também por Chaplin na sua obra, ele demonstra na cena da loja a vontade e necessidade de consumo por parte de Carlitos e da jovem dos produtos que o mercado oferece cada vez mais.
O filme 'TEMPOS MODERNOS' refere-se a uma crítica ao modernismo e ao capitalismo representado através da industrialização, onde o operário vive a uma rotina baseada na incansável linha de montagem de uma indústria.
ResponderExcluirCarlitos, personagem principal interpretado por Chales Chaplin, é um trabalhador que manuseia a maquinha e come ao mesmo tempo, deixando claro o excesso de trabalho ao qual era submetido e após o termino de seu dia de trabalho, se comportava como se ainda estivesse a exercendo.
Sob uma grande carga de trabalho, Carlitos adoece e é internado em um sanatório. Ao retomar, depara-se com a crise de 29, na qual toda parte que tinha empregos estava falindo e o país passava por uma grande miséria. Se vê obrigado a ir em busca de um novo emprego para que pudesse sobreviver à toda aquela crise.
Com a toda confusão que acontecia na cidade, como protesto e greves, ele acaba sendo confundido com um agitado comunista e é preso. Após algum tempo o operário é solto pela polícia por agradecimentos, uma vez que ajudou na prisão de um traficante que tentava fugir. Em meio a outras prisões posteriores conhece uma moça pela qual se apaixona.
O operário consegue alguns empregos dos quais não se mantém em nenhum. Acaba trabalhando com a moça em um café onde expressa a vontade de trabalhar em algo gratificante e criativo.
Charles Chaplin consegue transmitir com esse clássico uma ideia clara de como o mundo capitalista e industrial nos escravizou e escraviza até os dias de hoje, nos robotizando à exercer sempre nossas mesmas funções e viver em uma eterna ameaça de estafa com a correria diária, a poluição sonora, as confusões entre as pessoas, os congestionamentos, as multidões nas ruas, o desemprego, a fome, a miséria.
E.E.MOREIRA E SILVA
João Gabriel Silva de Lima
2º Ano 'a'
Nesse filme Chaplin quis passar uma mensagem social. Em que cada cena é trabalhada para que a mensagem chegue e que nada parece escapar: máquina tomando o lugar dos homens, as facilidades que levam a criminalidade, a escravidão. O amor também surge.
ResponderExcluirEscola Moreira e Silva
Alunas:Kettyla Guedes Marques
Marília Gabriela
Diogenes Caique Araújo da Silva
Serie: 3° B
Obs:(Nuam tem net.)
O Filme 'Tempos Modernos', ele se passa numa fabrica onde não querem perder muito tempo parado quer lucrar com se diz tempo é dinheiro, então eles quer só produção porque quantos mais eles lucrarem é melhor, e também a fabrica quer crescer na tecnologia como já diz o nome do filme, hoje em dia mesmo a tecnologia esta muito avançadas, eu posso dizer que ela estar a avançada a respeito desse trabalho através da tecnologia eu posso fazer ele ai temos o computador, internet e várias outras coisas. A primeira parte do filme retrata a opressão vivenciada pelos operários da fábrica que são explorados e estimulados a produzirem cada vez mais. As cenas filmadas na fábrica revelam o processo de produção sem mostrar o que é produzido. É inevitável não perceber o ponto de vista que Chaplin quer mostrar aos espectadores: O distanciamento entre o produto e os que os operários produzem. Na época de exibição do filme, o contexto histórico se caracterizava pelos anos seguintes da crise de 1929 que assolou a sociedade norte-americana, levando uma boa parte da população ao desemprego e à fome. Tempos modernos, é uma crítica aberta à sociedade industrial que se caracteriza por um tipo de produção que toma como base a linha de montagem fordista. Embora os filmes de Chaplin se caracterizem pela veia cômica (produções, gargalhadas), em “Tempos Modernos” é possível visualizar aspectos da ficção científica, especificamente nas cenas do presidente da fábrica controlando toda a indústria através de um telão. Com esse instrumento futurista para a época, o proprietário vê tudo o que se passa em cada espaço da fábrica e quando percebe que a produção não está em um ritmo almejado, exige que os empregados acelerem sua produção.
ResponderExcluirEscola: Moreira&Silva
Aluna: LydiaYasmin Turma 2ºano "D"
Turno: Matutino
O filme relata a era das fábricas no ano de 1963, mostra a exploração dos funcionários para que a produção fosse maior, mostra também o quão injustas são as fábricas que apesar dos funcionários se arriscarem muito no emprego o salário não compensava nem um pouco.
ResponderExcluirAluno: Andrew Júlio
Turma:2°"G"
Escola: Moreira e Silva
ResponderExcluirNome: Thathiana Valesca Leite Ferreira Belo
Ano: 2° turma: "G"
O filme relata sobre a sociedade capitalista que troca as homens pelas máquinas, em um mundo onde mais importante é faturamento da fábrica do que o bem está e o lado psicológico do trabalhador, no filme onde Charles Chaplin trabalha muito e isso acaba afetando seus movimentos onde ele fica com movimento repetitivo, e não há nenhum reconhecimento pelo seu trabalho e sim despreso. Ele também relata sobre as pessoa que estão passando necessidade e precisa roubar comida e por isso tem que ser preso, no filme também tem seu lado romântico e o protagonista passa a se por no lugar da sua futura amada que precisou roubar pra se alimentar. Fala também sobre o sonho dos protagonista de ter uma vida melhor quase no fim do filme a protagonista consegue arrumar um emprego em um restaurante e assim consegue colocar seu esposo no emprego também, mais não deu certo e no fim eles seguem sua vida vivendo suas aventuras e seu amor.
O filme "Tempos Mordenos", fala sobre a Revolução Industrial,trabalho repetitivo e avanço das tecnologias,onde o homem é substituído por maquinas.
ResponderExcluirO principal personagem do filme é Chaplin,que trabalha numa grande fabrica com um trabalho bastante puxado e repetitivo e assim faz dele uma pessoa meio com problemas psicologicos.Carlito se torna um líder grevista e acaba conhecendo uma moça que era pobre e os dois passam a namorar.O filme fala também sobre as classes sociais,sobre a vida na realidade e faz uma comparação de como hoje em dia as pessoas estão perdendo seu espaço nas empresas por substituíção de maquinas,a modernização estar cada vez mais alta no mundo.
ESCOLA: MOREIRA E SILVA
ALUNA:ALEXIA JASMILLE DE MORAIS S.
TURMA:3°ANO "F"
Tempos Modernos é um dos filmes mudos mais famosos de Chaplin, o filme mostra a vida urbana nos Estado Unidos nos anos 30, uma época acontecida depois da crise de 1929 que levou grande parte da população ao desemprego e a fome. O personagem principal interpretado por Chaplin é Carlitos que consegue um emprego em uma grande indústria, transforma-se em um líder grevista conhecendo uma jovem, por quem se apaixona. O filme é uma crítica à "modernidade" e ao capitalismo representado pelo modelo de industrialização, onde o operário é engolido pelo poder do capital e perseguido por suas idéias "subversivas" e o filme também trata das desigualda!
ResponderExcluirEscola: Moreira e Silva
Aluna: Margarida Monteiro
Serié: 2 Ano E Matutino
ESCOLA ESTADUAL MOREIRA E SILVA
ResponderExcluirNOME: MAYARA DA SILVA COSTA OLIVEIRA
TURNO:MATUTINO SÉRIE:2 ANO TURMA:"A"
BOM EU GOSTEI MUITO DO FILME ACHEI BEM LEGAL. POR QUE MOSTRA A EXTREMA DIFERENCIA ENTRE A CLASSE TRABALHADORA E OS BURGUESES EM GERAL.E CLARAMENTE A MECANIZAÇÃO DO TRABALHO E A DESCONSIDERAÇÃO DO ELEMENTO HUMANO.E O FILME QUIS NOS PASSAR UMA MENSAGEM SOCIAL. ELE TAMBÉM RELATA SOBRE AS PESSOAS QUE ESTÃO PASSANDO NECESSIDADE E PRECISA ROUBAR COMIDA E POR ISSO TEM QUE SER PRESO
Escola Estadual Moreira e Silva
ResponderExcluirAluna: Raquel de Cássia Ataide da Silva
Turma: 2° ANO "E"
Turno: Matutino
Acabei de assistir ao filme agora no começo achei um pouco chato pelo fato de ser preto e branco e não ter muita legenda, mas só basto eu ter um pouco mais de atenção para ver que o filme era muito bom e muito Engraçado e cada parte que passa dava vontade de assistir mais. O que eu achei interessante foi a forma dele (Charles Chaplin) levar a Vida de uma forma de uma engraçada e descontraída e sempre com uma sorriso no rosto Nunca abaixe a cabeça apesar do sofrimento que foi aquela época.
Tempos modernos conta a história da industria, da iniciativa privada e da humanidade em busca de felicidade. O filme relata a exploração do trabalho, onde os patrões não se importavam com o bem estar físico e psicológico de seus funcionários. Os donos das indústrias só se importavam com o faturamento das empresas e com o bem está próprio.
ResponderExcluirESCOLA MOREIRA E SILVA
Nome: Samara Stefany da Silva Rocha
2° ano "D"
Mais o Filme é realmente mt legal!!
ResponderExcluirGostei mt espero fazer um bom proveito disso!!
Amei oh Filme é realmente um aprendizado!!
Escola: Moreira e Silva
Aluna:Margarida Monteiro
Serié:2 Ano E
Como em todas as suas obras Chaplin aponta bastante para as situações reais do mundo em que vivemos este filme não é diferente. Ele mostra a extrema diferença entre a classe trabalhadora e os burgueses em geral, deixando em forte evidência a exploração através de exagerada carga horária de trabalho, produção apenas aumentando, e as condições sub-humanas a que essas pessoas eram expostas nos seus locais de trabalho. Mostra uma luta por menos carga horária, aumento de salário e boas condições para trabalhar.
ResponderExcluirO filme salienta bastante que a exploração era grande para que a produção aumentasse, mas que o salário que essas pessoas recebiam pelos seus trabalhos muitas vezes nem sequer podia pagar o preço do produto que produziam o que sem dúvida podia ser considerado como algo bem injusto. Também fala um pouco a respeito da troca de trabalho humano pelo trabalho de máquinas, onde haveriam muitos dispensados após adotarem a esse método de trabalho. Escola: Moreira e Silva Aluna: joyce nayara Turma 2ºano "D" Turno: Matutino
Escola: Moreira e Silva
ResponderExcluirNome: Marina Barros Feitosa
Ano: 2° turma: “G”
O filme “Tempos Modernos” é um dos filmes mais famosos de Charles Chaplin, o filme fala muito sobre o capitalismo, o trabalho escravo, a falta de compaixão com o próximo e como não poderia falta também fala do amor. No começo ele relata muito sobre o trabalho escravo e repetitivo e isso causa vários problemas para o Charles Chaplin. O filme também relata sobre a falta de compaixão com o próximo pois a protagonista está passando por necessidade por causa disso ela precisa roubar para sobreviver, mais Charles Chaplin toma seu lugar e preso por ela. O filme trata de uma formar engraçada sobre vários assuntos polêmicos por fim ele mostra o amor entre duas pessoas onde eles enfrentam tudo juntos e o filme termina eles juntos vivendo suas aventuras amorosas.
Escola Estadual Moreira e Silva
ResponderExcluirNome:Caroline Araujo Silva . Serio: 2º ano "G"
O filme relata de um trabalhador de uma fábrica, tem um colapso nervoso por trabalhar de forma quase escrava. É levado para um hospício, e quando retorna para a vida normal, para o barulho da cidade, encontra a fábrica já fechada.Enquanto isso, uma jovem, orfã de mãe, com duas irmãs pequenas e o pai desempregado, tem que realizar pequenos furtos para sobreviver(roubar um pão para comer) . Após a morte do pai em uma manifestação, dois agentes do governo vão buscá-las para a adoção, mas a jovem foge.Charles vai em busca de outro destino, mas acaba se envolvendo numa confusão: pois é tomado como o líder comunista por trás da greve que esta a acontecer e acaba por ser preso. Quando é libertado e depois de uma agradável estadia na prisão, decide fazer de tudo para voltar para lá e ao ver a jovem que fugiu da adoção, decide se entregar em seu lugar. Não dá certo, pois uma grã-fina tinha visto o que houve e estraga tudo. Mesmo assim, ele faz de tudo para ir preso, no entanto os dois acabam escapando e vão tentar a vida de outra maneira. A amizade que surge entre os dois é bela, porém não os alimenta. Ele tem que arrumar um emprego rapidamente.Consegue um emprego numa outra fábrica, mas logo os operários entram em greve e ele mete-se novamente em perigo. No meio da confusão, vai preso ao jogar sem querer uma pedra na cabeça de um policial.A jovem consegue trabalho como dançarina num salão de música e emprega seu amigo como garçom. Também não dá certo, e os dois seguem, numa estrada, rumo a mais aventuras
O filme tempos modernos relata a vida de um operario que por si passava seu tempo apertando parafusos numa fabrica, devido ao seu emprego ele tem que se afastar da fabrica pois estava enlouquecendo, após muito tempo ele tenta conseguir outro emprego, mais acaba se deparando com oque mudou, empresas e fabricas substituiram a mão-de-obra por maquinas, assim os operarios foram dirigidos como marginais, além de ser uma comédia fantástica e de ser um grande marco no cinema mundial, retrata principalmente as críticas de Carlitos a sociedade industrial e as técnicas modernas. Mostrando que o emprego deixou de ser prazeroso, quanto sua apresentação, para um trabalho rotineiro, cansativo, comparado as críticas feitas hoje em nossa sociedade.
ResponderExcluirEscola Estadual Moreira e Silva
Nome: Catarina Oliveira dos Santos
Serie: 2° ano Turma: "F"
O grande maquinário que engole o clown Carlitos preconiza a grande alienação do trabalhador frente ao capitalismo industrial.e um otimo filme..
ResponderExcluirmoreira e silva
Miguel luiz tiburcio da silva
3 ano c
Escola Estadual Moreira e Silva
ResponderExcluirAluna: Maria Inês Trajano dos Santos
série: 3ano Turma:C Turno:Matutino
Nesse filme da para se ver várias críticas que o criativo Chaplin mostrou em Tempos Modernos,ele trata das desigualdades entre a vida dos pobres e das camadas mais ricas,além de mostrar também que a mesma sociedade capitalista que explora os trabalhadores alimenta todo conforto e diversão da burguesia.
no filme tempos modernos ocorria o processo de especialização: cada trabalhador ficava com uma parte do processo produtivo. No filme,chaplin um operário que tem a função de apertar parafusos. Ele faz isso tanto tempo que até mesmo no horário de almoço ele continua repetindo os movimentos do trabalho.Outra cena interessante no filme é quando ele entra sem querer na frente de um movimento grevista e é preso por isso.
ResponderExcluirPara quem tem senso crítico e é bom observador perceberá a mensagem que Charles leva a sociedade da época através desse filme.Em "Tempos modernos", o célebre personagem, Charles revela a desumanização do trabalho em série sem espaço para o mínimo de criatividade ou de realização pessoal. Mais do que trabalhar numa linha de montagem, o Homem faz parte dessa linha de montagem. O ser humano reduz-se a uma mera peça de toda a engrenagem. Desapareceu a sua identidade, a sua individualidade, o seu valor próprio. Todo o trabalho valorizado é o trabalho mecanicista. O capital intelectual é desprezível e desprezado. O Homem é tratado como um objecto.E olhando o presente, vemos que o homem corre mesmo é o risco, do que é pior, de ser substituído pela máquina.
ResponderExcluirDaí o pensamento de Charles no final do filme:
Mais do que máquinas precisamos de humanidade.
Mais do que inteligência precisamos de afeição e doçura.
Sem essas virtudes a vida será de violência e tudo estará perdido.
Charles Chaplin
Escola Estadual Moreira e Silva
Nome: Andressa Kelly
Serie: 2° ano Turma: "F"
Ocorria o processo de especialização: cada trabalhador ficava com uma parte do processo produtivo. No filme, Chaplin faz um operário que tem a função de apertar parafusos. Ele faz isso tanto tempo que até mesmo no horário de almoço ele continua repetindo os movimentos do trabalho.
ResponderExcluirOutra cena interessante no filme é quando ele entra sem querer na frente de um movimento grevista e é preso por isso. Mas, onde estão os direitos dos trabalhadores? Eles não podem nem mais fazer greve para reivindicar melhores condições de trabalho? Atualmente é a mesma coisa. Você chama a polícia porque foi assaltado e quanto tempo ela demora (se é que ela vem)? No entanto, quando há uma greve o que mais se vê é polícia tentando contê-los.
Escola Estadual Moreira e Silva
Nome: Ritta Lima
Serie: 2° ano Turma: "F"
O filme traz uma série de críticas referentes ao tratamento à classe trabalhadora (o proletariado, em termos da teoria marxista) e aos burgueses (donos dos meios de produção que “exploravam” essa mão-de-obra, que era miserável, que trabalhava muito para cada vez mais aumentar a produtividade nas suas empresas). Cargas horárias extensas, compromisso de estarem produzindo mais e mais, além das condições subumanas em que se encontravam. A luta por melhores salários (que eram baixos), por melhores condições de trabalho (os recintos eram imundos, as máquinas de manuseio perigoso etc.) e por uma carga horária menor, sempre foram uma constante, desde os tempos da Revolução Industrial.Enfim, um filme que critica os modos de produção capitalistas, a ambição dos burgueses e, principalmente, as condições de trabalho em que se encontravam esses trabalhadores. Esses problemas passados ainda, em parte, se manifestam: no Brasil ainda se tem o trabalho escravo escondido por aí, ainda têm empresas em que os superiores usam e abusam do lucro retirado em detrimento dos funcionários e ainda convivemos com a triste realidade dos baixos salários.
ResponderExcluirESCOLA ESTADUAL MOREIRA E SILVA
Nome: Lisianne Gabrielle Reis Dos Santos
Serie: 2 ano ” F”
Turno : Matutino
O filme "Tempos Modernos".
ResponderExcluirEu assisti o filme e gostei bastante, o filme é muito interessante, o filme retrata como era o trabalho de antigamente, sem conta que o trabalho era muito pesado e muito cansativo para aqueles trabalhadores, que trabalhavam nas fabricas. mesmo com o trabalho pesado tinha aqueles trabalhadores que além de trabalhar eles também se divertia na fabrica, eu acredito que era pra passar o tempo. tinha um trabalhador que por trabalhar de mais pegou a doença de colapso nevoso.
ai veio a revolução industrial na década de 30. os trabalhadores tiveram q ser substituidos pelas máquinas, com isso veio o desemprego e a fone. o filme também fala da desigualdade social entre o rico e o pobre.
bom foi isso q deu pra colocar do filme aqui.
Nome: Samara Macario Da Silva
Escola: Moreira e Silva
Prof: Verônica
Serie: 2 Ano Turma: ''A''
eu coloquei errada a serie n é 2 ano é 3 ano ta! por favor avisem a prof: obr.
Excluireu postei de novo o que entendie do filme ta ai em baixo com a serie certa ta gente!
ExcluirO filme "Tempos Modernos".
ResponderExcluirEu assisti o filme e gostei bastante, o filme é muito interessante, o filme retrata como era o trabalho de antigamente, sem conta que o trabalho era muito pesado e muito cansativo para aqueles trabalhadores, que trabalhavam nas fabricas. mesmo com o trabalho pesado tinha aqueles trabalhadores que além de trabalhar eles também se divertia na fabrica, eu acredito que era pra passar o tempo. tinha um trabalhador que por trabalhar de mais pegou a doença de colapso nevoso.
ai veio a revolução industrial na década de 30. os trabalhadores tiveram q ser substituidos pelas máquinas, com isso veio o desemprego e a fone. o filme também fala da desigualdade social entre o rico e o pobre.
bom foi isso q deu pra colocar do filme aqui.
Nome: Samara Macario Da Silva
Escola: Moreira e Silva
Prof: Verônica
Serie: 3 Ano Turma: ''A''
esse filme quer,que a sociedade entenda que nem tudo que aconteça nao pode deixa pra la tem que tenta ate conseguir e tambem relada tempos terriveis de intensa destituição das faculdades de raciocínio sublimadas perante à ambição de uma classe que esta em menor numero manipulando a grande massa a favor de interesses mesquinhos da sua,ele esta tentando fazer a vida de maneira divertida pois nem tudo na vida e coisa boa tipo esses tempos foi isso que eu achei do filme
ResponderExcluirnome:Nayara Gomes Da Silva
Serie:2ano turma: G
Escola:Moreira E Silva
O filme consegue passar a visão da epoca, onde o trabalho era muito robotizado e que no momento em que existiam pessoas que tentavam procurar uma " liberdade de transformar" seriam estas pressas e viviam na tortura entao a necessidade fazia que com se entrasse no jogo dos patrões como nos dias atuais.
ResponderExcluirNome: Rafael Francisco Ambrozio da Silva
Serie: 3° ano "E"
Escola Moreira e Silva
Escola Estadual Moreira e Silva
ResponderExcluirAluno: Erickson Natsukkal Acioly de Andrade
série: 1ano Turma:H Turno:Matutino
Eu achei o filme engraçado!!!
Mais ele quer mostrar as dificuldades que os trabalhadores enfrentavam na epoca...
Moreira e Silva
ResponderExcluirRuan Silvestre
2º ano E
Sem muito oq falar, o filme é muito bom, mas é um filme do Charlie Chaplin n tinha como n ser,ele consegui "criticar" de forma engraçada e divertida, oq vem acontecendo a tanto tempo,onde as maquinas estão substituindo os homens!
nome;stefane monteiro muniz
ResponderExcluirserie;3 ano c
escola;morira e silva
Gostei muito do filme pois ele aborda de uma maneira engraçada e descontraida as dificuldades do trabalho da quela epoca
nome;vanessa souza de oliveira
ResponderExcluirserie;3 ano A
escola;moreira e silva
tempos modernos, um filme que relata uma epoca de trabalho dificiu, que aborda de maneira engraçada as dificuldades trabalhistas que aquelas pessoas passavan na quela epoca.
Moreira e Silva
ResponderExcluirJuliana Siqueira - 1 ano "A".
_
Tempos moderno.
Gostei bastante do filme, pois ele nos mostra com uma forma diferente e descontraída de como a realidade de antigamente era realmente diferente da que temos hoje.
Este filme é uma critica ao modo de produção capitalista, suas instituições repressivas e suas consequências para a vida das pessoas, neste sentido mostra claramente o que o trabalho alienado causa ao homem, o levando a loucura.
2 ANO "D".
ExcluirDesculpa, errei ao colocar a turma.
Juliana Siqueira.
O filme relata a Historia de Carlitos um trabalhador Norte Americano que de forma humorada faz uma bela critica aos 'Tempos Modernos".
ResponderExcluirCarlitos retrata maus tratos causados por empresas, onde ate comer era sinal de prejuízo.
" O homem inventou a máquina e essa invenção roubou o lugar de seu criador."
A cena em que Carlitos é engolido pelas engrenagens da máquina, representa visualmente o domínio da máquina sobre o homem.
Mesmo sendo um filme mudo é possível ser compreendido com facilidade, também é possível notar repreensão nos trabalhadores com uma postura seria e loucuras com atitudes fora do comum.
Um filme hilario mas que passa uma grande mensagem, foi assim que Charles Chaplin nos Mostrou as consequências de um tempo moderno.
Escola: Moreira e Silva
Nome: Thânia Marilia da Silva
serie: 2 "D"
Turno: Matutino
O filme falar sobre um rapaz trabalhor que não tem casa para morar,que pede para o policia para morar na delegacia,por que estava desempregado,na epoca em que tiraram os trabalhadores e vieram o Tempo Moderno e que existiam maquinas de industria para substitui o trabalhador e ter mais lucro, o filme nos mostrar o quando devemos dar valor a vida de uma forma divertida com Charlie chaplin.
ResponderExcluirEscola: Moreira e Silva
Nome: Janiele Gracindo Dos Santos
Serie: 2º D
Turno: Matutino
O filme fala de uma forma engraçada como eram tratados os trabalhadores de industrias e como eram tratados pela sociedade.
ResponderExcluirEscola: Moreira e Silva
Aluno: Wanderson Balbino Da Silva
Série e Turma: 3° ano B
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirO filme relata,mesmo sem dialogo como o trabalhador de industrias eram tratados de forma escrota pela sociedade e como o trabalho era desvalorizado, e como a chegada da tecnologia afetou a vida dos trabalhadores de industrias naquela época.
ResponderExcluirEscola: Moreira e Silva
Aluna: Yara Duarte
Serie: 3 ano "F"
O filme mostra uma maneira engraçada de tratar deste assunto,a forma que os trabalhadores eram tratados e as condições de trabalho deles bem precárias e a forma como a sociedade agia diante disso. Bem interessante,gostei.
ResponderExcluirEscola: Moreira e Silva
Aluno: Joice Chalegre dos Santos Oliveira
Série : 3° ano F- Matutino
O filme conta a história de um operário e uma jovem. O primeiro (Charles Chaplin) é um operário empregado de uma grande fábrica, esse operário desempenha o trabalho repetitivo de apertar parafusos, de tanto apertar parafusos o rapaz tem problemas de stress e cansado perde a razão de tal forma que pensa que deve apertar tudo o que se parece com parafusos como os botões de uma blusa, por exemplo. Ele é despedido e logo em seguida, internado em um hospital. Após ficar algum tempo internado, sai de lá recuperado, mas com a eterna ameaça de depressão que a vida moderna impõe: a correria diária, a poluição sonora, as confusões entre as pessoas, os congestionamentos, as multidões nas ruas, o desemprego, a fome, a miséria... Logo que sai do hospital, se depara com a fábrica fechada. Ao passar pela rua, nota um pano vermelho caindo de um caminhão. Ao empunhar o pano na tentativa de devolvê-lo ao motorista do caminhão, atrai um grupo enorme de manifestantes que passava por ali. Por engano, a polícia o prende como líder comunista, simplesmente pelo fato de ele estar agitando um pano vermelho, parecido com uma bandeira, em frente a uma manifestação. Após passar um tempo preso, o operário é solto pela polícia por agradecimento, uma vez que ajudou na prisão de um traficante de cocaína que tentava fugir da prisão.
ResponderExcluirNesse momento, surge a outra personagem do filme, "a moça – uma menina do cais que se recusa a passar fome". A jovem (Paulette Goddard), vivendo na miséria, tem de roubar alimentos para comer, pois, além disso, mora com as suas duas irmãs menores, seu pai está desempregado e as três são órfãs de mãe. O pai morre durante uma manifestação de desempregados e as duas pequenas são internadas em um orfanato. A moça foge para não ser internada e volta a roubar comida. Numa de suas investidas, ela conhece o operário: depois de roubar o pão de uma senhora, a polícia vai prendê-la e o operário assume a autoria do assalto. A polícia o prende , mas o solta em seguida após descobrir o engano. Quando vê a moça sendo presa, o operário arma um esquema para ser preso também: rouba comida em um restaurante. São colocados no mesmo camburão e, durante um acidente com o carro, os dois fogem e vão morar juntos.
O operário, nosso querido Carlitos, procura emprego e consegue um como segurança em uma loja de departamentos. Logo é despedido por não ter conseguido evitar um assalto e por dormir no serviço. No entanto, consegue emprego numa outra fábrica, consertando máquinas. Durante uma greve na fábrica, Carlitos é preso mais uma vez, agora por "desacato à autoridade policial". Alguns dias depois, ele é liberado e a jovem o espera na saída da prisão para levá-lo a nova casa – um barraco de madeira perto de um lago. A jovem consegue, então, emprego em um café com dançarina e arruma outro para Carlitos, só que como garçom/ cantor. Os dois são um sucesso, principalmente Carlitos que, durante uma improvisação de uma música, arranca milhares de aplausos dos presentes ao café.
Para estragar a festa, no entanto, surge novamente a polícia, desta vez com uma caderneta com os dados da moça e uma ordem para prender a jovem num orfanato. Carlitos e moça fogem e terão de começar tudo novamente...
Kassia Santos Marques
3° ano D - Manhã
O filme mostra a industrialização da mão-de-obra, por falta de tecnologia eles tinham que trabalhar aceleradamente e de forma mecanizada.
ResponderExcluirO filme de forma engraçada, tenta mostrar para sociedade o quanto era difícil naquela época que hoje em dia poucos dão valor ao que tem.
Mostra a Revolução industrial, tanto de máquinas como pessoas. Hoje em dia, tempos modernos muitas pessoas deixaram de trabalhar ganhar determinados salários porque máquinas se renovaram , e assim foi acabando os maus tratos e muitas pessoas deixaram de trabalhar como escravos.. Porém, para os donos de suas fabricas acabou facilitando tendo a matéria-prima mais rápida e ágil.
Escola: MOREIRA E SILVA
Aluna : YARA SOARES
Série: 3° ANO'' B'' Turno: MATUTINO.
meu nome e rosimeire da silva placido estudo na escola moreira e silva 1ano H matutino o filme mostra como erra a vida das pessoas da quela fabrica e como erra desumana elas trabalhava mais do que podia sem direito nem um e a inda o home o dono da fabrica manda aumentar o volume das maquinas sem pensar na vida das quelas pessoas ali eli tambem mostra que ali elis não tinha direito a nada mais eli mostra que a vida não vive so de maquinas e sim com dignidade e respeito
ResponderExcluirBom, o filme mostra a industrialização do tempo da revolução para os tempos de hoje.
ResponderExcluirPessoas que tinha que trabalhar com seu próprio esforço, hoje máquinas fazem o trabalho mais rápido e os resultados saem mais perfeitos.
De forma inusitada e engraçada, Charlie Chaplin tentou mostrar para a sociedade como era difícil ter um bom trabalho e consequentemente um bom salário.
Empresas cresceram, pessoas se revolucionaram, muitas perderam seus empregos por conta de máquinas modernas, revolução industrial acabou e agora é tempos modernos e cada vez o mundo se manifesta de coisas novas e tecnologias novas, que facilitam ainda mais o trabalho das pessoas.
Escola: Moreira e Silva
Aluna: Rayanne Rayssa
Série: 3° ano "B" Turno: Matutino.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirEscola: Moreira e Silva
ResponderExcluirAluna: Giulyklady Thamires Barros De Siqueira
Série: 1º "Ano" H Turno: Matutino
Tempos modernos,e uma história sobre a indústria a iniciativa privada e a humanidade em busca de felicidade.
Onde com o passar do tempo,as pessoas perdem seus lugares na fabrica,pois com o tempo moderno as maquinas substituem seus lugares.
O filme relata a Historia de Carlitos um trabalhador Norte Americano que de forma humorada faz uma bela critica aos 'Tempos Modernos"." O homem inventou a máquina e essa invenção roubou o totalmente o lugar de seu criador."
ResponderExcluirGostei bastante do filme, pois ele nos mostra com uma forma diferente e descontraída/engraçada de como a realidade de antigamente era realmente diferente da que temos hoje em dia. A cena em que Carlitos é engolido pelas engrenagens da máquina, representa visualmente o domínio da máquina sobre o homem.Este é o primeiro filme, em que Chaplin utiliza o som, mas mantendo características do cinema mudo.ai veio a revolução industrial na década de 30. os trabalhadores tiveram q ser substituídos pelas máquinas, com isso veio o desemprego e a fome. o filme também fala da desigualdade social entre o rico e o pobre.No Ultimo emprego dos dois, Charles até que se sai bem e sua namorada também se saia bem como dançarina. Entretanto, a policia continua implacável atrás dela e ela acaba por fugir com Charles Chaplin.
Enfim, eles seguem juntos atrás do sonho de uma boa moradia. Até hoje existem esses mesmos problemas devido ao capitalismo que só sabe explorar o trabalhador.
Escola : Moreira e Silva
Nome : Fabiana dos santos ferreira
Série : 1°ano "I" - Manha
Amanda Eduarda Araújo da Silva Tavares 14 de março de 2013 ás 22:50
ResponderExcluirO filme relata a exploração da mão-de-obra na revolução industrial na década de 30,logo após a mão-de-obra foi substituida por maquinas aumentando o desemprego.Com o avanço da tecnologia as empresas aumentaram a produção.
Escola : Moreira e Silva
Nome : Amanda Eduarda Araújo da Silva Tavares
Série : 1°ano "H" - Manhã
O filme e sobre a revoluçao industrial , sendo uma versão muito engraçada, mostra as greves e como os homens trabalhavam nas industrias , muito pesado o trabalho deles ... gostei muito do filme principalmente da cena que o personagem do charles chaplin ajuda os policiais que os presidiários botão dentro da cadeia .
ResponderExcluirEscola: Moreira e Silva
Nome: Gilvan Ferreira de Assis Junior
Série: 2° "C" - Manhã
ESCOLA: Moreira e Silva
ResponderExcluirALUNA: Alana da Silva Barbosa
SÉRIE: 1○ ANO 'B'
Tempos Modernos é um dos filmes mudos mais famosos de Chaplin, o filme mostra a vida urbana nos Estado Unidos nos anos 30, uma época acontecida depois da crise de 1929 que levou grande parte da população ao desemprego e a fome. O personagem principal interpretado por Chaplin é Carlitos que consegue um emprego em uma grande indústria, transforma-se em um líder grevista conhecendo uma jovem, por quem se apaixona. O filme é uma crítica à "modernidade" e ao capitalismo representado pelo modelo de industrialização, onde o operário é engolido pelo poder do capital e perseguido por suas idéias "subversivas" e o filme também trata das desigualdades entre a vida dos pobres e das camadas mais abastadas, sem representar contudo, diferenças nas perspectivas de vida de cada grupo.
Esse filme fala sobre o modernismo um operario e que depois se transforma em um lider grevista, faz uma critica ao modernismo, homens sendo substituidos por maquinas
ResponderExcluirMoreira e Silva
Jadson Humberto
2°E
O Filme de Charles Chaplín mostra como os tempos mudaram e fala sobre a revolução industrial , o filme tenta passar uma mensagem social, fala bastante sobre a exploração que era muito grande na época . O Filme é bastante legal por mostrar como ocorreu a revolução e como o modernismo está presente na nossa vida e sendo criticado por mostrar que homens estão sendo substituidos por maquinas .
ResponderExcluirViviane Andrielle Da Silva
1 Ano A Manhã
Moreira e Silva
ResponderExcluirDielson Silva
Serie: 3° Turma:"A" (Matutino)
O filme tempos modernos relata a época da revolução industrial, onde a via muito trabalho repetitivo e o ator "Charles Charpin" representa o papel de fica apertando parafusos,os trabalhadores eram vistos como "objetos" pois a única coisa que realmente importava era o lucro.
Tempos modernos é um filme que traz sérias críticas a este sistema a luta por melhores salários, por melhores condições de trabalho e por uma carga horária menor.
O filme fala sobre a revolução industrial, sobre a exploração dos funcionários onde o que mais importava era o lucro, e o modernismo onde a mão de obra era substituída por maquinas, e relata como a sociedade agia diante disso.
ResponderExcluirMoreira e Silva
Abner da Silva Santos
2ºD
O filme "Tempos Modernos", relata a história de Carlitos, um operário que apesar de tudo o que sofreu injustamente, estava sempre com o seu bom humor.
ResponderExcluirNo filme podemos ver, que já naquela época á tecnologia já influenciava bastante a sociedade, com isso muitas pessoas foram despedidas, pois as fábricas trocaram os homens pelas máquinas.
Com isso, não pude deixar de perceber como a tecnologia
possuem tamanha importância em nossas vidas, pois vivemos em um mundo capitalista, em que cada vez mais algumas empresas investem para terem um melhor retorno financeiro e lucrativo, sem perceber como isso pode afetar a vida e a saúde de seu funcionários e principalmente nós consumidores.
Thais Mendes
2º ano "C" - matutino.
Escola Estadual Moreira e Silva
ResponderExcluirAluna: Letícia Lília Albuquerque dos Santos
Seria: 3° ano E
O filme mostra claramente a mecanização do trabalho e a desconsideração do elemento humano. A organização era vista como uma máquina e o homem era uma peça do mesmo. O Filme nos faz refletir e discutir todo conceito que a teoria científica trouxe, nos auxiliando a compreender todo o contexto e realidade da época.