terça-feira, 19 de agosto de 2014

Entre os dias 18 e 23 de agosto participe do CAIITE:



Congresso Acadêmico Integrado de Inovação e Tecnologia (CAIITE) já se tornou um marco importante para o desenvolvimento da educação científica, tecnológica e cultural do Estado de Alagoas. Batizado de CAIITE, numa clara alusão e homenagem aos habitantes autóctones do território alagoano – os índios caetés –, apontados pela literatura especializada, no Tratado Descritivo do Brasil em 1587, de Gabriel Soares de Souza, como grandes músicos, amigos do bailar e exímios pescadores de linha, qualidades ou habilidades que remetem às tecnologias e às artes.Entre as principais missões do CAIITE 2014 estão a integração de profissionais pesquisadores em seus propósitos científicos; e a socialização das ações de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidas por essas instituições de ensino superior em Alagoas, disponibilizando fóruns de discussões abertos ao público interessado, aproximando, dessa forma, o conhecimento por elas produzido da sociedade, em uma relação transformadora da realidade. Outra importante missão do CAIITE é integrar as escolas de ensino fundamental e médio às realizações das instituições de ensino superior, promovendo o interesse de crianças e adolescentes oriundos das redes pública e privada de educação pela ciência e estimulando seu ingresso num curso superior. 

Os bolsistas que integram a equipe do PIBID/Ciências sociais também terão participação no congresso na área destinada a apresentação dos trabalhos discentes.
Hoje foi exposto o trabalho que tem como ponto de partida "O diálogo possível entre o livro didático de sociologia e alguns autores relevantes na formação do futuro professor de sociologia" que aconteceu na sala Energia Nuclear. A equipe é composta por Leonardo Rodrigues, José Kleiton e Mayara Jennyfer, todos alunos do Instituto de Ciências Sociais da Universidade Federal de Alagoas.




Amanhã (19/08) se apresentarão mais duas equipes:

- UMA REFLEXÃO SOBRE OS MÉTODOS DE AVALIAÇÃO NA DISCIPLINA DE SOCIOLOGIA DO ENSINO MÉDIO
Horário: a partir das 9h
Sala: Radar

- O AMBIENTE ESCOLAR E SUAS RELAÇÕES: A HETERONORMATIVIDADE EM PROCESSO
Horário: a partir das 9h
Sala: Energia Nuclear

Lembrando que o evento está ocorrendo no Centro de Convenções Ruth Cardoso, no bairro do Jaraguá, entre os dias 18 e 23 de agosto.
Mais no site caiite.org

segunda-feira, 11 de agosto de 2014

CLÁSSICOS DA SOCIOLOGIA: CONHECENDO MAX WEBER



Para Weber a sociedade pode ser compreendida a partir do conjunto das ações individuais. Estas são todo tipo de ação que o indivíduo faz, orientando-se pela ação de outros.
Só existe ação social, quando o indivíduo tenta estabelecer algum tipo de comunicação, a partir de suas ações com os demais.
Weber estabeleceu quatro tipos de ação social. Estes são conceitos que explicam a realidade social, mas não são a realidade social:
1 – ação tradicional: aquela determinada por um costume ou um hábito arraigado;
2 – ação afetiva: aquela determinada por afetos ou estados sentimentais;
3 – racional com relação a valores: determinada pela crença consciente num valor considerado importante, independentemente do êxito desse valor na realidade;
4 – racional com relação a fins: determinada pelo cálculo racional que coloca fins e organiza os meios necessários.
Nos conceitos de ação social e definição de seus diferentes tipos, Weber não analisa as regras e normas sociais como exteriores aos indivíduos.
Para ele as normas e regras sociais são o resultado do conjunto de ações individuais.
Na sua concepção o método deve enfatizar o papel ativo do pesquisador em face da sociedade.