segunda-feira, 11 de agosto de 2014

CLÁSSICOS DA SOCIOLOGIA: CONHECENDO MAX WEBER



Para Weber a sociedade pode ser compreendida a partir do conjunto das ações individuais. Estas são todo tipo de ação que o indivíduo faz, orientando-se pela ação de outros.
Só existe ação social, quando o indivíduo tenta estabelecer algum tipo de comunicação, a partir de suas ações com os demais.
Weber estabeleceu quatro tipos de ação social. Estes são conceitos que explicam a realidade social, mas não são a realidade social:
1 – ação tradicional: aquela determinada por um costume ou um hábito arraigado;
2 – ação afetiva: aquela determinada por afetos ou estados sentimentais;
3 – racional com relação a valores: determinada pela crença consciente num valor considerado importante, independentemente do êxito desse valor na realidade;
4 – racional com relação a fins: determinada pelo cálculo racional que coloca fins e organiza os meios necessários.
Nos conceitos de ação social e definição de seus diferentes tipos, Weber não analisa as regras e normas sociais como exteriores aos indivíduos.
Para ele as normas e regras sociais são o resultado do conjunto de ações individuais.
Na sua concepção o método deve enfatizar o papel ativo do pesquisador em face da sociedade.

89 comentários:

  1. No meu ponto de vista Max Weber queria mostrar uma ação social que quer dizer praticar e se relacionar com pessoas individualmente e agindo socialmente, apartir de suas ações com os demais, resumindo ele queria uma sociedade social cada um por se mais social.

    Escola Estadual Moreira e Silva.
    Aluna: Joyce Larissa da Silva. N: 27.
    Matutino. 3"E"

    ResponderExcluir
  2. Quer dizer que, todos nós podemos atingir nossas metas e objetivos sem nenhum mistério, basta querermos, acreditarmos e traçarmos planos para que isto ocorra. Na opinião dele, não existe nenhum poder misterioso e imprevisível que, interferisse no curso de nossa vida; somente o que teríamos que fazer;- seria recorrer aos técnicos e à previsão e aos meios para atingi-los. Na opinião de Max Weber, tudo tem uma explicação lógica e racional.
    Escola Estadual Moreira e Silva.
    aluno: Fernando Correia da silva Nº15
    Matutino. 3"F"

    ResponderExcluir
  3. Para Weber, a ação é toda conduta humana dotada de um significado subjetivo dado por quem a executa e ação social é toda conduta dotada de sentido para quem a efetua, a ação social deve ser praticada com intenção. A partir disso, Weber constrói quatro tipos ideais de ação social que podem se enquadrar na sociedade.

    A ação tradicional diz respeito aos hábitos e costumes enraizados, como por exemplo, comemorar o natal. A ação afetiva é inspirada em emoções imediatas, sem considerações de meios ou de fins a atingir, como torcer por um time, o indivíduo pratica a ação porque se sente bem. A ação racional em relação a valores é aquela em que o individuo considera apenas suas convicções pessoais e sua fidelidade a tais convicções, como ser honesto, ser casto... E a ação racional com relação a fins é praticada com um objetivo previamente definido, visando apenas o resultado.

    Escola Estadual Moreira e Silva
    Aluna: Kathreen Alves de Carvalho N°25
    Matutino: 3° "F"

    ResponderExcluir
  4. Para Weber, a ação social é aquela que é orientada ao outro. No entanto, há algumas atitudes coletivas que não podem ser consideradas sociais. No que se refere ao método sociológico, Weber difere de Durkheim (que tem como método a observação e a experimentação, sendo que esta se dá a partir da análise comparativa, isto é, faz-se a análise das diversas sociedades as quais devem ser comparadas entre si posteriormente).Para ele, não basta descrever as atitudes e relações estabelecidas entre os indivíduos em sociedade, mas é necessário também considerar e interpretar o sentido que as pessoas atribuem às suas próprias atitudes. As relações humanas têm também uma dimensão subjetiva formada pela consciência e pelas intenções das pessoas. Essa dimensão subjetiva, dizia ele, pode e deve ser compreendida e interpretada pela Sociologia.

    Escola Estadual Moreira e Silva
    Aluna: Edislane Maria de Araújo Santos N°11
    Série: 3°ano ''F'' Matutino

    ResponderExcluir
  5. Na concepção de Weber, o indivíduo é responsável pelas decisões que toma, inclusive pela própria omissão que, de uma forma ou de outra, legitima o poder. É o que Weber denomina de "ação social".
    A "ação social" consiste na conduta humana dotada de sentido, de uma justificativa elaborada de forma subjetiva. É o comportamento consentido e planejado.
    O sentido de ação é relacionado com os outros, ou seja, na "ação social" os seres humanos ajustam-se de situação para situação. A chave para a "ação social" é atuar tendo os outros em mente. "Ação social" é ação intencional. no entanto o individuo escolhe conduta e comportamentos dependendo da cultura e da sociedade em que vive.


    Escola Estadual Moreira e Silva
    Aluna : Marina Barros Feitosa Nº 31
    Tura : 3º ano F matutino

    ResponderExcluir
  6. Para Weber a sociologia seria a ciência dos indivíduos agindo socialmente e não em grupo. E quando esse individuo passa a agir em relação ao outro se tem então a relação social.
    Um exemplo a comunicação entre um individuo e outro que seria necessário a compressão do outro, para então se ter a relação social, como por exemplo no mercado um comprador escolhe o produto
    apresenta ao vendedor o produto juntamente com o dinheiro e então o vendedor pega o dinheiro para que o produto seja pago, sem que haja a comunicação verbal o vendedor respondeu pegando o dinheiro, houve então a relação social do comprador e o vendedor.

    Escola Estadual Moreira e Silva
    Aluno: José Barbosa Da Silva Júnior Nº 19
    Turma: 3º Ano "F" Turno: Matutino

    ResponderExcluir
  7. Weber, via a Sociologia como a ciência em que os indivíduos vivem e agem socialmente, mas não precisamente como grupo. O contato desse indivíduo com outro seria a relação social. Na visão de Max Weber, a função do sociólogo é compreender o sentido das chamadas ações sociais, e fazê-lo é encontrar os nexos causais que as determinam. Entende-se que ações imitativas, nas quais não se confere um sentido para o agir, não são ditas ações sociais. Mas o objeto da Sociologia é uma realidade infinita e para analisá-la é preciso construir tipos ideais, que não existem de fato, mas que norteiam a referida análise.

    Moreira e Silva
    Andrew Júlio Nascimento N° 06
    3° ano "F"

    ResponderExcluir
  8. A Sociologia seria uma disciplina interpretativa e não apenas descritiva. Para ele, não basta descrever as atitudes e relações estabelecidas entre as pessoas em sociedade, mas é necessário considerar também o sentido que as pessoas atribuem ás suas atitudes. Para ele a "Ação Social" seria a conduta humana, sendo ela pública ou não, a que o agente atribui significado subjetivo; é uma espécia de conduta que envolve significado para o próprio.

    Escola Estadual Moreira e Silva
    Letícia Vicente N°27
    3 ano F

    ResponderExcluir
  9. No meu ver Max Weber, queria nos mostrar com seu conceito, que mesmo agindo individualmente o ser humano, atinge a sua sociedade. Ele nos mostra que as nossas ações interfere tanto nas nossas atitudes como nas atitudes coletivas pois através das atitudes individuais a sociedade se ligara uma com a outra. Seja da forma tradicional, afetiva ou racional estaremos sempre ligados a sociedade.

    Escola Estadual Moreira e Silva
    Aluna: Andresa da Silva Bezerra Nº 05
    Série: 3º ano F.

    ResponderExcluir
  10. Weber, explica que as ações individuais mesmo sendo praticada por uma pessoa por fim só, interage dentro da sociedade, pois todas as ações ligada ao ser humano sejam elas efetivas, tradicionais ou racionais, se ligaram entre si firmando assim uma sociedade coletiva e unida. No meu ver esse conceito foi bem aplicado pois mesmo tendo atitudes em pro da pessoa saberemos que isso afetara as pessoas que vivem ao nosso redor.

    Escola Estadual Moreira e Silva
    Aluna: Juliane da Silva Barbosa Nº 24
    Série: 3º ano F

    ResponderExcluir
  11. Para Max Weber a ação social é qualquer ação que leve em conta ações ou reações de um indivíduo, com um sentido para quem a executa tendo um objetivo. Em sua visão cada um tem que ser responsável por suas ações e decisões. Para Weber o agir de um indivíduo não atinge só a ele mais também a todos a sua volta, pois as atitudes de um podem afetar as atitudes de outros. Em sua concepção é preciso considerar o sentido que as pessoas impõem em sua atitudes.

    Escola Estadual Moreira e Silva
    Aluna: Nedja da Silva Soares Nº 39
    Série: 3° ano "A"

    ResponderExcluir
  12. Para Weber a sociedade pode ser compreendida a partir do conjunto das ações individuais. Estas são todo tipo de ação que o indivíduo faz, orientando-se pela ação de outros.
    Só existe ação social, quando o indivíduo tenta estabelecer algum tipo de comunicação, a partir de suas ações com os demais.Para ele as normas e regras sociais são o resultado do conjunto de ações individuais. Escola Estadual Moreira e Sila Aluno: Flávio Felipe Farias Lima N° 08 Turma:3° Ano "A"

    ResponderExcluir
  13. Para min Max Weber identificou a sociedade em individo único , para eles todos teriam que questionar e assim a sociedade se tornaria mais forte em questão de cada um ter suas escolha mais que não prejudica-se a sociedade falta mente para ele o trabalho em conjunto era perfeito mais apenas se cada um pode-se dar sua opinião em seu grupo. Para ele todos tenham que ser políticos que não querem deixa as coisa do mesmo jeito e sim ter mudanças em seu ambiente de trabalho,família e entre outros pois nada poderia fica na mesmice.

    Escola Estadual Moreira e Silva
    Thallyson pimentel de moura N°42
    3 ano B

    ResponderExcluir
  14. Para Weber a sociologia é feita de ações sociais praticadas por indivíduos. E para ele uma sociedade ideal seria que os indivíduos pudessem ter ponto um vista radical e que fossem respeitados por outras pessoas. Weber via a Sociologia como a ciência em que os indivíduos vivem e agem socialmente, mas não precisamente como grupo.

    Escola Estadual Moreira e Silva.
    Aluna: Janiele de Souza Silva Nº23
    Matutino. 3º "B"

    ResponderExcluir
  15. Para Weber a sociologia seria a ciência de ações sociais praticadas pelos indivíduos agindo socialmente, e não em grupos é isso que ele quer mostrar, e quando esse individuo age em relação a outro você tem uma relação social.

    Escola Estadual Moreira e Silva
    Aluno: Gabriel Paulo S. Santos Nº 09
    Matutino. 3º "A"

    ResponderExcluir
  16. Na minha opinião Max Weber queria mostra que você sozinho consegue chegar ao seu objetivo,Com sua força de vontade você pode chegar longe é pode ate se surpreender você mesmo.Que você pode seguir sua vida sem precisa de alguém ser determinado no que faz e vai conseguir chegar aonde você queria chegar na sua meta no seu objetivo. Portanto acho que Max Weber teve esse pensamento em relação a sociedade.

    Escola Estadual Moreira e Silva
    Adila Naira Alves Vasconcelos N°02
    3° ano “B”

    ResponderExcluir
  17. Para Max Weber a sociologia é feita de ações sociais feitas por indivíduos, uma ciência proporcionada por indivíduos sociais, assim, tendo uma relação social. Diferente do Fato Social de Durkheim pois ambos tanto da parte da mesma quanto de Weber são muito diferentes. O nosso cotidiano é uma ação social, no nosso trabalho, na escola nos lugares públicos, sim isso é uma ação social. Então no meu ponto de vista é isso que Max Weber quer mostrar.

    Escola Estadual Moreira e Silva
    Nome: Aislan dos Santos Faustino N ° 01
    3° Ano "E"

    ResponderExcluir
  18. No meu ponto de vista Max Weber queria mostrar uma ação social que quer dizer praticar e se relacionar com pessoas individualmente e agindo socialmente, apartir de suas ações com os demais, resumindo ele queria uma sociedade social cada um por se mais social. Weber via a Sociologia como a ciência em que os indivíduos vivem e agem socialmente, mas não precisamente como grupo.

    Escola Estadual Moreira e Silva
    Aluna: Jessica Nayara Amorim N° 22
    3° "E"

    ResponderExcluir
  19. Indubitavelmente Max weber através da sociologia vem relatando seus pensamentos .weber diz, se os seres humanos aparti de seus trabalhos tendo uma comunicação com outras,só assim teremos uma ação, weber fala da classe de funcionária do estado ,ou seja a burocracia que agi no seu cotidiano,e não tomando novas iniciativas .
    weber aposta no político porque ele não queria que a sociedade caisse na rotina ,também a educação era muito importante para ele,porque só com a educação o ser humano se tornará independente.

    Escola :Estadual Moreira e silva
    Nome:Nayara Michelle Da Silva Santos n°:36
    turma :3° "F"

    ResponderExcluir
  20. Max weber a ação social é qualquer ação que leve em conta ações ou relações de um individuo. E a sociedade pode ser compreendida a partir do conjunto das ações e para ele a sociologia e como a ciência em que os indivíduos vivem e agem socialmente. E weber aposta no politico, por que ele não queria que a sociedade caísse da rotina. No meu ponto de vista isso é uma ação social.

    Escola: Estadual Moreira e Silva
    Nomer: Mayara da Silva Costa Oliveira Nº 35
    Turma: 3 Ano "A"

    ResponderExcluir
  21. "A teoria de Max é baseada na razão dos individuos em meio aos grupos sociais em que vive,para obter um conhecimento.
    Baseia-se nas ações das pessoas de acordo com seus costumes e valores em busca de objetivos e causas.
    Aluna:Camila Rodrigues Mendes n:13
    Escola:Moreira e Silva
    Turma: 3 ano"B"

    ResponderExcluir
  22. Para Weber ação social se caracteriza pelas ações individuas, mesmo q seja baseada nas ação dos outros indivíduos, em sua concepção só há ação social quando há uma comunicação entre os indivíduos, onde passamos a ter uma relação social.

    Escola Estadual Moreira e Silva
    Nome: Ruan Silvestre C. da Silva
    Turma: 3º ano A

    ResponderExcluir
  23. Para weber a sociologia seria de ações socias que quer dizer praticar e se relacionar com pessoas individualmente e agindo socialmente,
    Pois as atitudes de um podem afetar as atitudes de outros.

    Escola Estadual Moreira e Silva
    Nome: Lucas de Souza Ferreira Nº28
    Turma: 3º ano F

    ResponderExcluir
  24. Para Weber a sociedade pode ser compreendida a partir do conjunto das ações individuais. Que são todo tipo de ação que o indivíduo faz, inspirados pela ação de outros.Para ele só existe ação social, quando o indivíduo tenta estabelecer algum tipo de comunicação, a partir de suas ações com os demais.Estabeleceu quatro tipos de ação social que são:
    Ação tradicional
    Ação afetiva
    Racional com relação a valores e
    Racional com relação a fins

    Escola Estadual Moreira e Silva
    Aluna: Mayara dos Santos Cavalcante N° 36
    Série: 3° ano "A"

    ResponderExcluir
  25. Para Weber só existe ação social,quando o indivíduo tenta estabelecer algum tipo de comunicação,a partir de suas ações com os demais.Weber define a sociologia como ciência que pretende entender a ação social,para explicar causalmente seus desenvolvimento e efeitos,sendo assim pretende explicar que tipo de mentalidade leva à realização de ações.


    Escola Estadual Moreira e Silva
    Nome; Marina Pereira Rocha
    Turma: 3º ano A

    ResponderExcluir
  26. Weber é o principal representante da Sociologia alemã e questionador dos modos positivistas de formulação de leis sociais. Para Weber, a sociedade pode ser compreendida como algo exterior e superior aos indivíduos, diferentemente de Durkheim. Segundo Weber, “a sociedade pode ser compreendida a partir do conjunto das ações individuais, reciprocamente referidas”. Se fosse definir em uma palavra, ação para Weber, seria "COMPREENSÃO"!

    Escola Estadual Moreira e Silva
    Nome: Henrique da Silva Santos, nº 12
    3º Ano "A"

    ResponderExcluir
  27. para Weber as pessoas tinham capacidade o suficiente, para tomar suas próprias decisões individualmente , ou seja sem precisar de opiniões de segundos , e cm base nessas opiniões individuais as outras pessoas chegariam a sua própria opinião.
    Aluno: Manoel Custódio Da Silva Junior. Nº 45 3º "B"
    Escola: Moreira e Silva.

    ResponderExcluir
  28. Weber questiona o individualismo de cada pessoa em meio social, dizendo que as pessoas sabem tomar suas próprias decisões, não precisa de nada e nem ninguém para ter seu próprio conceito , cada um tinha sua opinião e sua individualidade própria, porém sabendo conviver com o próximo. Enfim ele buscava compreender a opinião de cada ser.

    Escola Estadual Moreira e Silva
    Aluno : Jamesson Rafael nº 13
    Turno : Matutino
    3º ano "A"

    ResponderExcluir
  29. Para Max Weber a sociologia é feita de ações sociais praticadas por indivíduos, e não por grupos, Assim pode-se dizer que a visão de Max Weber esta ligada em relação a ação social. Que diz "Para mudar a sociedade é necessário a utilização de ações sociais". Ao contrário de Émile Durkheim em relação a fatos sociais. Que diz "O meio social interfere no homem, o homem não muda o meio social".

    Asim Max Weber via como sociedade ideal, o momento em que as pessoas pudessem ter seus pontos de vistas radicais, e fossem respeitadas por outras pessoas que também defendessem seus pontos de vista de uma maneira radical.

    Escola Estadual Moreira e Silva
    Aluna: Thais Gomes Faria n° 46
    3° ano "A".
    :)

    ResponderExcluir
  30. Para Weber, a ação social é aquela que é dirigida a outra pessoa. Mas, há algumas atitudes delas que não podem ser consideradas sociais. Em relação ao método sociológico, Weber é diferente de Durkheim que tem como método a observação e o teste, sendo que o teste se dá a partir da análise de comparação, fazendo a análise das diversas sociedades as quais devem ser comparadas.
    Escola Moreira e Silva
    Aluna: Josielma Nascimento Oliveira
    3 ano "F"
    Número: 21

    ResponderExcluir
  31. Para Weber, o objeto da sociologia é a ação social, onde se procura estudar as intenções do agente humano. Sendo assim toda ação social aquela que há interação entre os individuos com o objetivo de comunicação.

    Escola Estadual Moreira e Silva
    Aluno: André Leite da Silva
    N°: 04
    3° ano "F"

    ResponderExcluir
  32. Weber quis dizer que a sociologia eum acao social e que é concentrada no agente.Que nós devemos aprender a conviver e interagir em si com as pessoas e com relação a sociedade pode ser compreendida a partir do conjunto das ações individuais.

    Escola Estadual Moreira e Silva
    Aluna:Priscila Porto N° 13
    3 º Ano "F"

    ResponderExcluir
  33. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  34. Max Weber nos proporciona tais pensamentos sobre todos os acontecimentos que as
    sociedades humanas passaram e vivem passando fingindo não enxergar a realidade dos fatos. A
    vida humana se tornou virtualizada diante o sistema capitalista, e nenhum indivíduo não faz nada
    diante todos os fatos ocorridos. As idéias de Max são essencialmente a base de tudo que se ocorre
    no cotidiano de cada um de nós, pois somos tão virtualizados que nem percebemos os nossos
    atos.

    Escola Estadual Moreira e Silva
    Aluna: Talita lima dos santos
    N° 41
    3° ano B

    ResponderExcluir
  35. max weber quis que a sociologia è a ação social onde se estudamos as intenções do ser humano,a relação ao mètodo sociològico max è diferente de duckheim, max weber via como uma sociedade ideal, o momento em que as pessoas podessem ter seu ponto de vista radical,e defedence seu ponto de vista.
    Escola Estadual Moreira e Silva
    Pâmela cristina da silva araujo N : 37
    3 ano B

    ResponderExcluir
  36. Para Weber a sociedade pode ser compreendida a partir do conjunto das ações individuais.Baseia-se nas ações das pessoas de acordo com seus costumes e valores em busca de objetivos e causas.
    Max Weber via como sociedade ideal, o momento em que as pessoas pudessem ter seus pontos de vistas radicais, e fossem respeitadas por outras pessoas que também defendessem seus pontos de vista de uma maneira radical.

    Escola Estadual Moreira e Silva
    Aluna: Nathália Evenin dos Santos Silva
    N° 36
    3° ano B



    ResponderExcluir
  37. Pondo-se de lado alguns trabalhos precursores, como os de Maquiavel (1469-1527) e Montesquieu (1689-1755), o estudo científico dos fatos humanos somente começou a se constituir em meados do século XIX. Nessa época, assistia-se ao triunfo dos métodos das ciências naturais, concretizadas nas radicais transformações da vida material do homem; operadas pela Revolução Industrial. Diante dessa comprovação inequívoca da fecundidade do caminho metodológico apontado por Galileu (1564-1642) e outros, alguns pensadores que procuravam conhecer cientificamente os fatos humanos passaram a abordá-los segundo as coordenadas das ciências naturais. Outros, ao contrário, afirmando a peculiaridade do fato humano e a conseqüente necessidade de uma metodologia própria. Essa metodologia deveria levar em consideração o fato de que o conhecimento dos fenômenos naturais e um conhecimento de algo externo ao próprio homem, enquanto nas ciências sociais o que se procura conhecer é a própria experiência humana. De acordo com a distinção entre experiência externa e experiência interna, poder-se-ia distinguir uma série de contrastes metodológicos entre os dois grupos de ciências. As ciências exatas partiriam da observação sensível e seriam experimentais, procurando obter dados mensuráveis e regularidades estatísticas que conduzissem à formulação de leis de caráter matemático.
    As ciências humanas, ao contrário, dizendo respeito à própria experiência humana, seriam introspectivas, utilizando a intuição direta dos fatos, e procurariam atingir não generalidades de caráter matemático, mas descrições qualitativas de tipos e formas fundamentais da vida do espírito.

    Escola Moreia e Silva
    aluno: Marcos Paulo Vieira dos Santos Nº 32
    3º ano "B"

    ResponderExcluir
  38. Max Weber buscava entender sobre as ações sociais, e acreditava que ações sociais eram tudo que leva em conta a existência dos outros. Ele compreendia o individual de cada um, observando as mais diversas opiniões e questionamentos.

    ESTADUAL MOREIRA E SILVA.
    ALUNA: IGNEZ BARBOSA. Nº21
    TURMA: 3º ANO B.

    ResponderExcluir
  39. A teoria de Weber sobre ação social, ao estabelecer os conceitos de indivíduos vivendo em sociedade, sendo assim ação social qualquer ato estabelecido sendo por costumes, afetos, crenças, valores ou racionalizado dirigido a/por outros. Para ele também sem racionalização não há capitalismo,Mas impõe o modo rotineiro de operar sobre a sociedade a direção política da sociedade, Qual não pode haver. Ele enfatizou fundamental a educação para um indivíduo ser autônomo e estar associado a sua 'nação' Porque um indivíduo viver sozinho assim como Durkheim diz, não seria um homem.


    Escola Moreira e Silva
    Adrian Gomes Rocha nº 46
    3 ano 'F' Matutino

    ResponderExcluir
  40. ESCOLA ESTADUAL MOREIRA E SILVA
    NOME: CAMILA MELO MARQUES DA SILVA Nº 12
    SÉRIE: 3 ANO “B”

    No meu entendimento, é que Max identificou a sociedade em um indivíduo único agindo socialmente, e não em grupos é isso que ele quer mostrar, quando o indivíduo tenta estabelecer algum tipo de comunicação, a partir de suas ações.

    ResponderExcluir
  41. olha o video e muito enteressante porque nois mostra varios pontos de vistas que as nossas ações interfere tanto nas nossas atitudes como nas atitudes coletivas pois através das atitudes individuais a sociedade se ligara uma com a outra o comportamento consentido e planejado o sentido de ação é relacionado com os outros,na ação social . aluno : Emerson Jose n°17 turma : 3° B matutino , esc. est. moreira e silva

    ResponderExcluir
  42. Para Max Weber a função do sociólogo é entender as ações sociais, onde as ações sociais é aquela orientada ao outro, mas que nem todas as atitudes são consideradas sociais.
    Através disso, Max Weber criou o livro "Economia e Sociedade", nele Weber trata a respeito do comportamento humano, dentro das ações sociais.
    A sociedade que seria ideal para Max Weber, seria a que as pessoas, pudessem ter os seus pontos de vistas e convicções radicais, respeitando os outros que também teriam os mesmo pontos de vistas e convicções iguais.

    Escola Estadual Moreira e Silva
    Aluna: Kerollaynne Silva N° 26
    Turma: 3º ano "F"

    ResponderExcluir
  43. Uma ação social é o desenvolvimento de uma atitude individual. Segundo Weber, para existir uma ação coletiva (social) é necessário que haja comunicação entre os indivíduos. Ou seja, a atitude de um ser, pode influenciar a de outros, gerando assim, uma ação social.
    Escola Estadual Moreira e Silva
    Aluna: Ingrid Oliveira nº 22
    3º ano "B" / matutino.

    ResponderExcluir
  44. Max Weber, deduziu quatro tipos de ação social que podem se encaixar na maneira como a sociedade se relaciona. Essa "ação" dos indivíduos só ocorre quando há algum tipo de comunicação entre eles, para que assim, possa se tornar uma ação social e não mas, individual.
    Escola Estadual Moreira e Silva
    Bruna Caroline nº11
    3º ano "B" Matutino

    ResponderExcluir
  45. para Max Weber a ação social é aquela que orienta o outro mais também existe algumas atitudes coletivas que não podem ser considerada sociais.Para ele cada individuo é capaz de agir por si mesmo construindo seus propios pensamentos e forma de agir sem precisar de ninguém.

    Escola estadual moreira e silva
    aluna: Maria Cintia Nº34
    serie: 3 ano ''B''

    ResponderExcluir
  46. Para Weber, a ação social é aquela que é orientada ao outro. O indivíduo é responsável pelas decisões que toma, inclusive pela própria omissão que, de uma forma ou de outra, legitima o poder. Para ele sem racionalização não há capitalismo. Não basta descrever as atitudes e relações estabelecidas entre os indivíduos em sociedade, mas é necessário também considerar e interpretar o sentido que as pessoas atribuem às suas próprias atitudes. Seria ideal que a sociedade, pudessem ter os seus pontos de vistas e convicções radicais.
    Escola: Moreira e Silva
    Aluna: Thathiana Valesca Leite Ferreira Belo N°41
    3° "F"

    ResponderExcluir
  47. Para MAX WEBER Ação Social é quando há uma interação com outro individuo . Quando um individuo agir ele não afeta só a ele mas todos a seu redor. ESCOLA MOREIRA E SILVA ALUNA: CAMILA MARIA LIMA DOS SANTOS N: 11 3 ANO "C"

    ResponderExcluir
  48. No meu ponto de vista max quer afima que todo nos podemos atingir o que queremos e nossos objetivos pois não existe nenhum mistério, è so querermos e acreditarmos que conseguimos ou até fazermos planos para que isto aconteça, e para ele não existe mistério que interfira nos planos de nossas vidas, e o que deviamos fazer seria ocorrer as previsões e ao meios para atingilos. E na opinião de Max Weber, tudo na vida existe uma explicação lógica ou ate racional.

    Escola Estadual Moreira e Silva
    Nome: Paula Mirelle Lemos
    Matutino
    N°38 3° B

    ResponderExcluir
  49. Max weber fala que ação social e aquela q há uma interação com outro individuo e também que todo individuo tem liberdade de escolher o que quer .E que essa escolha não vai afetar só a ele mas a todos ao seu redor .

    ESCOLA MOREIRA E SILVA
    ALUNA: POLIANA LEITE SOUZA N:38
    3 ANO "C"

    ResponderExcluir
  50. Na concepção de Weber, o indivíduo é responsável pelas decisões que toma, e que tudo tem o seu objetivo. É o que Weber denomina de "ação social. na concepção do weber de individuou tem que ter o seu lado Autônomo e seu lado politico.na teoria de Max Weber que tudo tem uma explicação lógica ou ate racional.

    Escola Estadual Moreira e Silva
    Nome:Camila Ferreira Lima
    Nº 12
    3ª "E"
    Matutino

    ResponderExcluir
  51. pra weber,afima que todo nos podemos atingir o que queremos e nossos pensamos cada individuo é capaz de agir como quer.Essa "ação social" dos indivíduos só ocorre quando há algum tipo de comunicação entre eles...
    escola estadual moreira e silva
    nome: jose weverton alves da silva
    n:26
    3 ano E
    matutino

    ResponderExcluir
  52. Para Max Weber ele tinha uma percepção de transformar a racionalidade de modo mais objetiva que se opõe nós entender e compreender no sentido da realidade externa,onde a sociedade pode expressar suas ideias mais sendo responsáveis pelo seus próprios atos,e Max define cada conceito seu pois ele considera essencial para a sociedade apreender e ao mesmo tempo adquirir conhecimento,que poder ser compartilhados com os outros,e valor que a sociedade tem em aceitar o fundamento que leva as pessoas ao estudo,poder e compreensão de cada ação citada acima,para Max era importante a sociedade rever cada ação em que ele preocupava em passar em diante.
    ALUNA:MARIA JULIANA DOS SANTOS N:33
    3 ANO"E"
    MATUTINO.

    ResponderExcluir
  53. Ele tinha uma forma bem simples de entender a sociedade, ele baseava a sociedade na sua forma de agir através de costumes, tradição.. Mas ele defende a liberdade de expressão de cada pessoa.. Se a pessoa agir e se errar cumprir com o erro. Escola Moreira e silva. Aluna: Kamila Lopes. N°26 turma 3° ano "b" manha...

    ResponderExcluir
  54. Para Max,a sociedade era baseada em costumes e que cada individuo está sempre em busca de novos conhecimentos,novos objetivos,e que cada um pode tomar suas proprias decisões de modo racional.
    Aluna:Ana Paula n:07
    turma:3 ano B

    ResponderExcluir
  55. Para weber, todo fato tem uma explicação lógica e pode ser explicado, não existe o sobrenatural , ele achava que o impossível é uma questão de opinião pois se quisermos podemos tudo, não devemos desistir jamais.

    Escola:moreira e silva
    Nome:victor emanuel jose da silva n°42
    série:3 ano f

    ResponderExcluir
  56. Max Weber produziu a sociologia ''compreensiva'', onde se preocupava com as atitudes das pessoas e visava sempre compreender as relações dos indivíduos dentro da sociedade. Sua conclusão a respeito da sociedade é que cada ação social exercida se resulta numa comunicação entre indivíduos, e para Weber isso é a sociedade.

    ESCOLA ESTADUAL MOREIRA E SILVA
    Série: 3° ANO ''D'' Luana da Silva Ferreira N° 33

    ResponderExcluir
  57. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  58. Na minha opinião o conceito de Ação Social Weber definia a Sociologia como "uma ciência voltada para a compreensão interpretativa da ação social”. Por ação social, Weber entendia uma modalidade de conduta dotada de sentido e voltada para a ação com outras pessoas.A ação social seria a conduta humana, pública ou não, a que o agente atribui significado subjetivo; portanto, é uma espécie de conduta que envolve significado para o próprio agente. Nem toda espécie de ação, constitui uma ação social. Por exemplo, não há contato social no fato de duas pessoas se cruzarem em uma rua. Nesse tipo de encontro casual não há propriamente ação social. Haveria apenas no caso de essas pessoas se cumprimentarem, ou de conversarem, ou de entrarem em conflito, ou ainda no caso de ambas praticarem qualquer ato com significado próprio voltado para uma terceira pessoa.


    ESCOLA ESTADUAL MOREIRA E SILVA
    ALUNA: TACIA MARIA DO NASCIMENTO SILVA N° 39
    SERIE:3°ANO" F " MATUTINO

    ResponderExcluir
  59. Eu entendi que para Weber as ciências sociais é estuda como o individuo haje no seu meio de convivência buscando melhoria para si e mais ainda para os outros e que era muito diferente de fatos sociais pq os fatos sócias vem de como os homens agem e como eles se com portão em devidos lugares ou ocasiões.

    Escola Estadual Moreira e Silva
    Genilson Joaquim Nª 18 3 "B"

    ResponderExcluir
  60. Na minha opinião ele procura da uma amplitude a sociologia pensando em coisas mais afrente para que cada individuo venha pensar coletivamente, ele queria q cada pessoas vinhe-se ter seu senso critico para obter o que é esperado e não ficasse preso a um só pensamento.

    ESCOLA MOREIRA E SILVA
    Pamela Araujo 3 "B" Nª 37

    ResponderExcluir
  61. Max Weber mostra suas ideias fundamentais sobre o Capitalismo e a racionalização do homem em sociedade. Origem de tal Capitalismo que faz do homem um ser virtual e alienador perante a sociedade que o transforma com as ações sociais.
    Weber através da sociologia compreensiva, visa compreender as relações sociais. Ele não está pensando em transformação. Para Weber, o indivíduo através de suas ações é quem constrói a sociedade.

    Esc.Est Moreira e Silva
    Aluna: Flávia dos Santos nº18, serie:3ª E

    ResponderExcluir
  62. Esse vídeo é muito interessante por transparecer e esclarecer o pensamento do sociólogo Max Weber, que foi importante para entendermos o comportamento do homem na sociedade em geral e ainda ajuda na compreensão do capitalismo.

    Escola Estadual Moreira e Silva
    Aluna: Lívia Graziela de Souza Leão n°:33
    Série:3° ano C

    ResponderExcluir
  63. Max Weber queria dizer a sociologia é feita de ações sociais praticadas por indivíduos ao estabelecer os conceitos de indivíduos vivendo em sociedade. qualquer ato estabelecido sendo por costumes, crenças, valores ou racionalizado por outros. ele compreendia o individual de cada um, observando as mais diversas opniões e questionamento.

    Escola Estadual Moreira e Silva
    Aluno: Kelven Allisson Alves da Silva nº: 28
    Série: 3° ano " B "
    Matutino

    ResponderExcluir
  64. Marks Weber não pensava em transformar a sociedade, somente compreender suas relações através da sociologia. Para Weber, o indivíduo é mais importante do que a sociedade, pois, segundo ele, as normas e regras existentes na sociedade são todas resultados do conjunto das ações individuais, portanto, o indivíduo através de suas ações é quem constrói a sociedade. Porém nem toda a ação pode ser considerada uma ação social, para ele a ação social só existe se houver uma comunicação entre os indivíduos.

    Escola Estadual Moreira e Silva
    3º Ano "A"
    Alãn Cristian de Moura Santos Nº01

    ResponderExcluir
  65. Para weber, Ação Social é Compreendida aparti De Um Conjunto de Acoes, Onde O Individuo é Responsaveis Pelas Suas Acoes e Escolhas, Onde Uma Pessoa Tem Que Ter Uma Iniciativa assim causando Influencia de Um Grupo Assim Gerando Uma Açao Social. Nome: Antonio Dos santos Ramos Nº05
    3ª "E"
    Escola: Estadual Moreira e Silva

    ResponderExcluir
  66. Weber definia a Sociologia como "uma ciência voltada para a compreensão interpretativa da ação Social".
    Nem toda espécie de ação, constitui uma ação social. Por exemplo, não há contato social no fato de duas pessoas se cruzarem em uma rua. Nesse tipo de encontro casual não gá propriamente ação social, Haveria apenas no caso de essas pessoas se cumprimentarem, ou de conversarem, ou de entrarem em conflito, ou ainda no caso das duas praticarem qualquer ato com significado próprio voltado para uma terceira pessoa.

    Nome: Alex dos Santos Alves - Nº: 02
    Turma: 3º "E"
    Escola Estadual Moreira e Silva

    ResponderExcluir
  67. Para Max Weber ação social só existe, quando o indivíduo tenta estabelecer algum tipo de comunicação.Para Max a sociedade pode ser compreendida a partir do conjunto das ações individuais ou a partir de suas ações com os demais.

    Escola Estadual Moreira e Silva
    Aluna: Janaina da Silva Santos nº 15
    Série: 3° ano "A"
    Matutino

    ResponderExcluir
  68. Max Weber fala que para o indivíduo desenvolver ética e "seguir na linha" ele tem que obedecer algumas regras que a sociedade empunha como por exemplo: as burocrácias que são dadas para a sociedade, pois se não houvesse as pessoas brigariam por coisas banais. E Weber fal também que para o indivíduo ter ética ele tem que fazer uma ação social. Exemplo: trabalhar- servi e ser servido.

    Escola Estadual Moreira e Silva
    Aluno: Mateus Vitor de França Correia N°33
    3°ano "A"
    Matutino

    ResponderExcluir
  69. Entendi com o vídeo que, Max Weber dizia ,só existe uma ação social,quando o individuo estabelece uma comunicação , e também a sociedade pode ser compreendida a partir do do conjunto de ações de cada um cidadão com os demais da sociedade!

    Escola Estadual Moreira e Silva .
    Aluno : Danilo Marcus Tiburcio da Silva.
    Nº :15
    3º Ano ''C''
    Manhã .

    ResponderExcluir
  70. Este vídeo foi muito importante para entendermos como Max Weber via a sociedade e como a ação individual de cada indivíduo pode gerar a ação social, no momento em que existe comunicação já se considera uma ação social,tendo como exemplo o momento de uma compra, onde um indivíduo interage com o outro.

    Escola Estadual Moreira e Silva
    Aluna : Thais Mendes - 44
    Série : 3 C

    ResponderExcluir
  71. Ao contrário de Emile Durkheim, Max Weber argumenta que não são somente as ações coletivas que caracterizam as ações/fatos sociais. Também, que o meio não se sobrepõe totalmente ao indivíduo, exercendo este um um papel significativo diante da sociedade.
    Para ser mais clara, sua teoria diz que as ações individuais, junto com as coletivas, formam as relações sociais. Assim, a sociedade capitalista se constitui.
    Ainda, weber explica o capitalismo de maneira individualista, onde os pequenos e grandes empresários empresários formam a burguesia, e assim o capitalismo em si. Como formigas que trabalham em conjunto pra sustentar um formigueiro.

    Aldilane Lays Xavier Marques N°3
    3°ano "C"

    ResponderExcluir
  72. Max weber, expressa seu pensamento sociológico a partir das relações do indivíduo com o meio social, destacando que para ele a sociedade não se constitui em apenas "coisa", ou um mecanismo, mas que fundamenta-se na concepção de "ação social", e ainda na crença de que a sociologia é uma ciência compreensiva.

    Escola Estadual Moreira e Silva
    Aluna: Sulamita Gomes Da Silva Alves
    Nº: 43
    3º Ano "E"

    ResponderExcluir
  73. Para Max a sociologia é feita de ações sociais praticadas por indivíduos. Para ele todos teriam que questionar e assim a sociedade se tornaria mais forte em questão de cada um ter suas escolhas. Para ele as normas e regras sociais são o resultado do conjunto de ações individuais.

    Escola Estadual Moreira e Silva
    Aluno: Jeferson do espírito santo Martins
    Nº : 20
    3º Ano "E"

    ResponderExcluir
  74. Escola Estadual Moreira e Silva
    Aluno(a): Andressa Francislayne da Sila n° 07
    Série: 3° ano "C"
    Dentre aqueles considerados "pais da sociologia" destacam-se, principalmente, Émile Durkheim, Karl Max e Max Weber.
    Certamente há, na definição social destes três pensadores pontos em que suas concepções se igualam, assim como também se diferenciam. Para iniciar, gostaria de ratificar uma das características que mais me chamou atenção nos pensamentos de Weber e Durkheim, onde ambos reconhecem a importância que tem o ambiente escolar na preparação dos indivíduos, a fim de inseri-los no ambiente social, onde as regras já foram pré-estabelecidas antes mesmo do seu nascimento. Porém, ao contrário do que defendia Durkheim, Weber dizia que a ação social era um exercício individual e que acabava por influenciar, e não deixar-se influenciar, pelo meio em que estava inserido o indivíduo. Weber, conduzido pelo pensamento social alemão, acreditava ser a racionalidade a característica principal das sociedades ocidentais, tendo esta como base principal a economia. Em seu livro: A ÉTICA PROTESTANTE E O ESPÍRITO DO CAPITALISMO, Weber escreve conselhos de um dos fundadores dos Estados Unidos da América, Benjamim Franklin, onde o mesmo destaca a importância do trabalho e o acúmulo de bens conquistados a partir de tal exercício. Por fim, podemos perceber na citação feita no vídeo, onde foi apresenta a rua 25 de março, um dos principais centros de São Paulo, onde podemos ver claramente a prática da ação social, onde o comportamento de um indivíduo permite a ação de um outro, tornando, assim, possível a interação entre vendedores e clientes.

    ResponderExcluir
  75. Escola Estadual Moreira e Silva
    Aluno: Leonardo Matheus M. Ferreira
    N°:24
    3° ano "A"

    Segundo weber , uma ciência social é a nossa relação em uma sociedade. Pois praticamente tudo que fazemos é uma ação social. Para ele, o há uma racionalização do homem no capitalismo em termos de burocracia, que nós agimos em interesse nesta vida capitalista. Também ele fala uma parte muito importante, que é a educação, pois com ela faz com o indivíduo se relacionalize e questione mais , pois então se tornando dono de si mesmo.

    ResponderExcluir
  76. Max Weber expressa sua teoria em relação á ações sociais exercida pelos indivíduos, porém esse conceito só é estabelecido quando há um tipo de comunicação entre as pessoas, sendo assim havendo a ação individual junto com as coletivas vai ter relações sociais.


    Escola Estadual Moreira e Silva
    Aluna: Liliane Amorim Braga dos Santos N° 32
    Série: 3° Ano "C''.

    ResponderExcluir
  77. Max Weber expressa seu pensamento através das ações dos indivíduos, como nas decisões, nas opiniões e na forma de cada um pensar e agir, esses tipos de ações ocorre a comunicação.

    Escola Estadual Moreira e Silva
    Aluna: Izabela Valéria N° 21
    Série; 3° Ano "C".

    ResponderExcluir
  78. Para Weber a sociedade pode ser
    compreendida a partir do conjunto das
    ações individuais reciprocamente
    referidas. Ele define como objeto da
    sociologia a ação social. Para ele ação
    social é qualquer ação que o individuo
    pratica orientando-se por outros.

    Escola Estadual Moreira e Silva
    Aluna: Bianca Oliveira Ramos
    3° "E" N°10

    ResponderExcluir
  79. Weber definia a Sociologia como "uma ciência voltada para a compreensão interpretativa da ação social”. Por ação social, Weber entendia uma modalidade de conduta dotada de sentido e voltada para a ação com outras pessoas. A ação social seria a conduta humana, pública ou não, a que o agente atribui significado subjetivo; portanto, é uma espécie de conduta que envolve significado para o próprio agente.



    ESCOLA ESTADUAL MOREIRA E SILVA

    ALUNA: LAVINNYA CRISTHYNNA ALMEIDA VIDAL - Nº 23

    3º ANO - "A"

    ResponderExcluir
  80. Weber explica, entre muitas coisas, a relação entre Capitalismo e Religião, tentando sempre estipular as coisas parecidas entre as duas coisas em questão, fazendo assim uma reflexão sobre isso. Entre os muitos pensamentos de Weber, o que mais me chamou atenção foi a ideia de que a política deverá ser entendida como qualquer atividade em que o estado tome parte, de que resulte uma distribuição relativa da força. Max Weber nos faz pensar sobre assuntos sociais do nosso cotidiano de outra forma.

    Escola Estadual Moreira e Silva
    Kate Emily de Pinho Dantas - N° 27
    3° ano "B"

    ResponderExcluir
  81. Para Weber, é função do sociólogo compreender o sentido das ações sociais e encontrar ligações que as determinem. Com isso, ele dividiu a ação social em quatro ações fundamentais, são elas: 1- Ação social racional com relação a fins ( a ação é estritamente racional, existe uma escolha das melhores maneiras de realizar um fim)
    2- Ação social racional com relação a valores ( não determinada pelo fim , mas pelos valores , seja ético , religioso , político ou estético)
    3- Ação social afetiva (é movida pelos sentimentos; orgulho, vingança, loucura, paixão, inveja, medo , entre outros)
    4. Ação social tradicional ( tem como fonte motivadora os costumes ou hábitos )


    Escola Estadual Moreira e Silva
    Amanda Esteffany Silva de Araujo N° 05
    Turma: 3° ano "C" - Matutino.

    ResponderExcluir
  82. Webber fala que a sociologia e feita de ações sociais praticados por individuos,e não dos grupos,quando esse individuo agir em relação ao outro.Para ele todos tinham que questionar para que a sociedade se tornaria mais forte,e que uma pessoa tivesse a atitude assim causando influencia de um grupo assim gerando uma ação social. Escola Estadual Moreira e Silva Alex Gustavo Da Silva Batista - N:04 3 ano ''B''

    ResponderExcluir
  83. Aluna: Ana Karolina n° 06
    Turma: 3° ' D ' Matutino
    Moreira e Silva

    Max Weber enxergava a sociedade como a ação individual de cada indivíduo pode gerar a ação social, no momento em que existe comunicação já se considera uma ação social. Para ele também, o há uma racionalização do homem no capitalismo em termos de burocracia, que nós agimos em interesse nesta vida capitalista. Também ele fala uma parte muito importante, que é a educação, pois com ela faz com o indivíduo se relacionar e questionar mais , pois então se tornando dono de si mesmo. Sua conclusão a respeito da sociedade é que cada ação social exercida se resulta numa comunicação entre indivíduos, e para Weber isso é a sociedade.

    ResponderExcluir
  84. Para Weber, a ação é toda conduta humana dotada de um significado subjetivo dado por quem a executa e ação social é toda conduta dotada de sentido para quem a efetua, a ação social deve ser praticada com intenção. Weber dizia que a ação social era um exercício individual e que acabava por influenciar, e não deixar-se influenciar, pelo meio em que estava inserido o indivíduo. Em relação ao método sociológico, Weber é diferente de Durkheim que tem como método a observação e o teste, sendo que o teste se dá a partir da análise de comparação, fazendo a análise das diversas sociedades as quais devem ser comparadas.

    Victoria Karoline n° 49
    3° ' D ' Matutino
    Moreira e Silva

    ResponderExcluir
  85. a sociedade não funciona de uma forma tao simples e nem,pode ser harmoniosa como pensa emile durkheim, mas afirma que o papel da sociologia e apresentar os fenômenos e buscar nesses fenômenos ensinamentos. portanto a função dos sociólogos é compreender as funções das chamadas ações sociais na qual ação social não se define como uma ação imitada na qual nao tem um sentido para o agir.


    Aluna: Caroline Lisboa dos Santos N° 12
    turma: 3ano "c" matutino
    Moerira e Silva

    ResponderExcluir
  86. Para Weber ação social é que orienta ao outro , que existe fala comunicação e conseguentemente compreensão. Para ele não só é necessário descrever as atitudes mas sim que haja sentido das próprias atitudes... Entre tudo que existe tudo que praticamos é uma ação social , quando se há retorno de informações , compreendimento.

    Aluna: Thainá Marinho
    Escola: Moreira e Silva
    Turma : 3 ano C , matutino

    ResponderExcluir
  87. De acordo com Weber, para que o sociólogo possa analisar uma dada situação social, principalmente quando se trata de generalizações, torna-se necessário criar um "tipo ideal", que será um instrumento orientador na investigação e a ação do ator, como uma espécie de parâmetro.
    O tipo ideal refere-se a uma construção mental da realidade, onde o pesquisador seleciona um certo número de característica do objeto em estudo, a fim de, construir um topo tangível. O objetivo de Weber, ao utilizar o recurso "tipo ideal", não é de esgotar todas possibilidades das interpretações da realidade empírica, apenas criar um instrumento teórico analítico.

    Danielle Assis - 14
    3"C"
    Moreira e Silva

    ResponderExcluir
  88. ESCOLA ESTADUAL MOREIRA E SILVA
    ALUNA: MARIA VITÓRIA DOS SANTOS Nº29
    SERIE:;3 TURMA: F TURNO: MATUTINO

    Para max weber ação social é que orienta ao outro , que existe fala comunicação e conseguentemente compreensão,weber dizia que a ação social era um exercício individual e que acabava por influenciar, e não deixar-se influenciar, pelo meio em que estava inserido o indivíduo, expressa seu pensamento sociológico a partir das relações do indivíduo com o meio social, no video a cima nos podemos ver a citação dele da rua 25 de março que por fim ele , ver claramente a prática da ação social, onde o comportamento de um indivíduo permite a ação de um outro, tornando, assim, possível a interação entre vendedores e cliente.

    ResponderExcluir
  89. Para Weber a sociedade pode ser compreendida a partir do conjunto das ações individuais. Só existe ação social, quando o indivíduo tenta estabelecer algum tipo de comunicação, a partir de suas ações com os demais.
    Ele estabelece quatro tipos de ação social:
    Tradicional: pelos costumes;
    Afetiva: estados emocionais;
    Racional com relação a valores: crenças, éticos, estéticos;
    Racional com relação a fins: expectativa no comportamento, pelo cálculo racional estabelecendo fins organizando os meios necessários.

    Escola Estadual Moreira e Silva
    Aluna: Bruna Carla de Medeiros Lima N° 04
    3° ano "A"

    ResponderExcluir