sexta-feira, 2 de outubro de 2015

Cultura: todo mundo tem uma?



Cultura não é só o que se aprende na escola. Todo mundo tem cultura, transmitida dentro de uma sociedade de geração em geração, como uma herança social. Parte dessa herança são símbolos e linguagens compreendidos por todos os membros de uma mesma comunidade. Esses símbolos, no entanto, podem mudar de uma cultura para outra. Você vai ver que as culturas também mudam, evoluem e se adaptam às novas situações, e que cooperação e solidariedade também fazem parte da cultura.

Responda a seguinte questão: 

Sabendo que somos produtos e produtores da cultura, como podemos exercitar o respeito à diversidade cultural? argumente apresentando exemplos.

27 comentários:

  1. Começando com nossas atitudes e a maneira de olhar a cultura alheia. Temos que respeitar às diversas culturas,seja ela,religiosa,costumes,maneira de ser,hábitos,vamos relativizar e deixar de ser arcaico às culturas diferentes da nossa.Um exemplo disso é,um estilo de música de uma determinada pessoa que "curti", ( Rock),diferente do seu oposto que "curti",(Regue), contudo,ambos respeitam o gosto ou cultura do outro. Isso se chama relativizar.
    Janyele Araújo de Oliveira
    Moreira e Sila
    1º "J" Nº 19

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Sem dúvida, o processo de relativização é uma ótima maneira de exercitar o respeito a diversidade. Obrigado por participar!

      Excluir
  2. como podemos exercitar o respeito à diversidade cultural?
    Ex: você conhece uma garota de um culta diferente da sua mas você quer conhece-la melhor. mas ela diz que não por conta de sua cultura oque fazer. uma saída e pesquisar um pouco sobre a cultura dela. tipo como se portar perante ela ou familiares o que falar como se vestir etc... busque aprender com ela e ao mesmo tempo ensinar porque vai que vocês se casam e tenham filhos a cultura de seus filhos sera uma mistura de abas culturas. por iço que a um diversidade cultural tão grande no mundo .
    Professora caso não tenha entendido meu exemplo, eu quis disser que você vai exercitar o respeito cultural aleio da se quinte forma buscando aprender sobre a cultura e respeita por mais que seja estranho alguns costumes Ex: comer peixe cru. pegue peixe cru e tente fazer uma pessoa do interior comer, eu acho mas fácil dar nó em pingo d´gua. então busque se adaptar, abra seu horizontes para novas culturas,
    josue mickael A.de sousa N=28 segundo ano ´´E``

    ResponderExcluir
  3. Wanessa de Oliveira Silva19 de outubro de 2015 às 13:40

    Bom, falar de cultura querendo ou não é algo delicado. A princípio nascemos com uma cultura imposta pelos nossos pais, vou dar o exemplo de religião, se nascermos em uma família que tenha suas crenças baseadas na religião que ela segue, provavelmente, vão querer nos com aqueles conceitos, como seguidores da fé deles. Com o passar do tempo conseguimos abrir nossas mentes, o amadurecimento vai crescendo, e as mentes se abrindo. "Será que é realmente essa religião que me identifico? " Talvez, esse seja o passo para mudarmos de religião(cultura). Por isso, devemos respeitar a diversidade de cultura, cada um pensa de uma forma e os argumentos e idéias mudam através do tempo. Respeito e entendimento é a resposta.
    Moreira e Silva
    Wanessa de Oliveira Silva, N°:45, 2° ano "A" (matutino)

    ResponderExcluir
  4. Então, todos nós temos cultura! Sendo a cada um tem a sua, a cultura é passada de geração em geração de pai pra filho. Como aqui no Brasil temos uma mistura de raças, então temos bastantes culturas diferentes.

    ResponderExcluir
  5. Luiz Felipe Soares dos Santos n°31 2°a manhã

    ResponderExcluir
  6. acho que respeitando todas as culturas diversas, exemplo tenho uma cultura de almoçar 14;00 em ponto com toda a familia na mesa cultura familiar, respeitar culturas idigenas como eles andao quase pelados e muitos nao acha legal por que n é de sua propria cultura e etc... edson josé n;11 moreira e silva 2;D

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. A diversidade cultural é algo associado à dinâmica do processo aceitativo da sociedade. Pessoas que por algumas razões decidem pautar suas vidas por normas pré-estabelecidas tendem a esquecer suas próprias idiossincrasias (mistura de culturas). Em outras palavras, o todo vigente se impõe às necessidades individuais. O denominado "status quo" deflagra natural e espontaneamente, e como diria Hegel, num processo dialético, a adequação significativa do ser ao meio. A cultura insere o indivíduo num meio social. Nome: Cinthia Costa , Série: 2°ano , Turma: "D" , Turno: Matutino.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. apaguem essa merda, que eu não entendi, então está errado :)

      Excluir
  10. Como Podemos Exercitar o Respeito à Diversidade Cultural ?

    Bom Antes De Tudo Respeitando a Sí Mesmo...
    Como Você Pode Respeitar a Cultura Do Próximo , Se Você Não Respeita a Sua Própria Cultura ? Ah Que Você Que Cresceu Ouvindo e Aprendendo..

    Exemplo : Cristão e Protestante.....

    Cristão:
    Tem Um Ícone..
    O Papa, a Baixo Dele Bispos... e Por Ai Vai , Tem Seus Pontos De Vista..
    Crêem em Imagens, Acreditam Que Ela Pode Ajudar a Conseguir Aquilo Que Querem ou Até Mesmo a Cura Que Desejam ....


    Protestante:
    Sem Ícone Algum , Crêem Apenas em DEUS... Sem Imagens ou Até Mesmo Pessoas....
    e Pedem a Deus , Em Oração Aquilo Que Procuram....

    Existem Inúmeras Diferenças Entre Essas Culturas, Que Eu Poderia Passar o Dia Todo Escrevendo Aqui....

    Mais No Final De Tudo , Eles Tem Cultura Diferente e Ao Mesmo Tempo Tem Um Único Objetivo .....

    "FÉ"
    Escola: Moreira e Silva
    Aluna: Dayse Silva Santos , N°10 , 2ano Turma: "D"

    ResponderExcluir
  11. Primeiramente devemos entender que somos diferentes se formos comparar vários aspectos e desse modo estamos inseridos numa sociedade onde queremos o respeito ,mas acima de tudo devemos exercitar esse respeito com outras pessoas também. É importante refletir que o interessante em ter várias culturas é a oportunidade de poder aprender com cada uma delas ,pois sempre há algo novo que possa acrescentar em nossas vidas. A cultura não está presente apenas no aprendizado que recebemos ,mas sim na música que se ouve ,na roupa que se veste ,no modo de falar. No Brasil os sotaques são diferentes de região para região ,e tem palavras que não são ditas da mesma forma ,assim como aqui se usa uniforme escolar e em muitos países não é usado.Portanto ,aceitar a cultura e respeitar os limites do outro é o ideal ,pois se propor a conhecer mais e
    mais coisas é sempre bom porque aumenta nossa capacidade,e assim os costumes podem ser levados de forma mais amigável para cada nova geração.
    Moreira e Silva
    Andyara Gabrielle de Lima Flor , N 04 , 2ano "A" (matutino)

    ResponderExcluir
  12. Cultura não consiste apenas em você ser culto , ou em artes , crenças , costumes ,leis , hábitos e aptidões. Mas sim em você saber respeitar o outro ser humano , pois somos todos iguais ,e é importante saber lidar com as diferenças humanas. Por exemplo : Existem pessoas que preferem comer com palitinhos do que com garfo e faca. Faz parte da cultura dela e ela gostaria que fosse tratada com igualdade.Cultura é um direito de todos e todos nós temos.
    E.E Moreira e Silva
    Aluna: Sandriane Raposo N° 35 , 2° ano ''D'' , (Matutino)

    ResponderExcluir
  13. Primeiramente não ofendendo culturas que desconhecemos, comentando informações erradas, buscar conhecimento é a melhor forma de combater o preconceito cultural, se eu conheço e entendo eu respeito, um exemplo desta afirmação é a religião do candomblé que é basicamente a religião que as pessoas tem mais preconceito por não entender nem se importa com o que os praticantes desta religião cultuam para essas pessoas esta errado e ponto final.
    E. E. Moreira e Silva
    Nome: José Henrique da Silva Santos Filho - Numero: 27 - 2ª ano "A"
    Matutino

    ResponderExcluir
  14. primeiro sem discriminar cultura nenhuma, devemos tentar entender as diversas culturas e com isso vem o respeito e a cooperação. um dos exemplo mais comuns e a de religião pois tem sempre uma religião que bate de frente com a outra, como a católica e evangélica, assim dizendo o seu Deus não presta, ele é falso, o meu é mais completo... afinal conhecendo as diferenças de cada um devemos respeitar a sua cultura e o caminho que a pessoa escolheu.
    E.E Moreira e Silva
    Nome: Henrique Santana Araujo - Número:19 2ª ano "A" Matutino

    ResponderExcluir
  15. Nossas atitudes e a maneira de olhar as diversas culturas, por que cada um tem sua cultura por isso devemos respeita dependendo da cultura de quem voce ira julgar
    Thales Muller Nº 40 1º Ano "J"
    E.E. Moreira e Silva

    ResponderExcluir
  16. Nós somos produtos e produtores da cultura, pois tudo o que é cultura, ou seja, tudo o que foi acrescentado á natureza foi produzido pelo ser humano, o que mostra que a cultura está capaz de sofrer transformação.

    Podemos exercitar o respeito á diversidade cultural, através da convivência, se adaptando com as novas culturas do nosso dia-a-dia, é também não se importar com a maneira de agir e pensar dos outros, porque cada um tem sua cultura, crença, costumes e tradição, que vem sendo passado de geração a geração.

    Cada um tem a sua maneira de ser, pensar e agir, o importante é você saber respeitar a diferença do outro ser humano.

    E.E.MOREIRA E SILVA - (MATUTINO)
    NOME: EVERTON BEZERRA GOMES N° 15
    SÉRIE: 2° "A"

    ResponderExcluir
  17. Todo indivíduos nasce com uma cultura, imposta por seus familiares, país, etc. E crescemos nessa cultura até um determinado ponto em que conhecemos outras culturas e somos capazes de questionar se realmente queremos continuar com a mesma cultura e costumes, e dai que aprendemos a respeitar as outras culturas, pois muitas vezes somos ensinados desde de pequenos a renegar outras pessoas por serem de outra cultura. (2 D)

    ResponderExcluir
  18. Ficou faltando o exemplo, James. Mesmo assim, obrigado por participar!

    ResponderExcluir
  19. O ser humano pensa, vivência, age e transmite aquilo que lhe é observado só assim ele se organiza para criar sua cultura, debruçando sobre seus pensamentos. A melhor forma de respeitar a cultura do próximo é pela democracia onde o individuo antes mesmo de agir ele pensa como seria no lugar do outro, assim apessoa vê o ponto de vista dos outros alem do próprio como de costume.

    Viníciüs da Silva
    3º D N°46

    ResponderExcluir
  20. Bom começamos com nossas atitudes e as nossas maneiras de olhar a cultura do outro. temos que respeitar a cultura de cada um seja ela qual for tipo: religião,costumes e também a maneira de cada um , vamos pensar e deixar de ser arcaico ás culturas que é diferente da nossa.um exemplo uma pessoa que é evangélica se veste de um jeito e também tem um certo comportamento e também uma pessoa que é roqueira que gosta da musica um pouco diferente do que nós vivos e também se veste de uma maneira diferente .então não importa o jeito que cada um é temos que respeitar a cultura do outro isso se chama relativizar.
    MILENA RAYANE GOMES DA SILVA
    ESCOLA : MOREIRA E SILVA
    SERIE: 1 ANO "J" NUMERO DA CHAMADA 33 .. :)

    ResponderExcluir
  21. A diversidade cultural são diferenças culturais que existem entre o ser humano. Há vários tipos, tais como: a linguagem, danças, vestuário, religião e outras tradições como a organização da sociedade. A diversidade cultural é algo associado à dinâmica do processo aceitativo da sociedade cabe a cada um aceitar o jeito do outro sendo pra uns que é ir a igreja aos domingos, sair pra lugares, dançar tais coisas como essas podem ser cultura.
    Layana Oliveira - Número 23
    2 ano G - Matutino
    Escola Estadual Moreira e Silva

    ResponderExcluir
  22. Atualmente no Brasil e inclusive em boa parte do mundo existem diversos conflitos, estes ocasionando por intolerância e por falta de respeito em relação as outras culturas. Porém existem muitos modos de solucionar este problema como podemos ver.
    Desde os tempos mais remotos, lá no processo de colonização, o Brasil recebeu forte influência cultural, e até hoje essas influências podem ser notadas na diversificada cultura brasileira, fruto de várias "doações" de outros povos, tais como: os dos povos africanos.
    Assim em todas as sociedades brasileira possuem marcas culturais, e as vezes podem chegar a ocasionar diversos conflitos, estes que podem ter origem étnica, religiosa, e podem provocar em alguns casos, até os conflitos de origem xinafóbica.
    De acordo com a constituição, todos os cidadões possuem os chamados direitos humanos, estes que atestam os cidadões toda a liberdade a qual devem dispor.
    Sendo assim o respeito as diversidades devem ser praticados em nosso cotidiano. Tendo com base o senso crítico e o respeito a todas as culturas por mais diferentes que sejam.
    Tendo em vista que são as diferenças que tornam o pais rico.

    Escola Estadual Moreira e Silva
    Rayane Alves N°36
    Turma - 2ano G - Matutino

    ResponderExcluir
  23. A cultura é algo fascinante, através dela está expressa os costumes e toda história de um povo, cada um com suas particularidade. É a cultura que torna o mundo mais divertido e natural, possibilitando diversidades de valores, ideias, cor, raça... deixando uma identidade dervisificada evitando assim um mundo cheio de "mesmisse".

    Ainda existe muito preconceito vinda de algumas culturas. Preconceito quanto as diversidades religiosas, de raça, de cor... preconceitos esses desnecessário.
    Atualmente, nois Nordestinos, sofremos preconceitos por nossa cultura, cultura essa que é umas das mais valiosas de nosso pais, cultura essa que rompeu e barreiras durante história do nosso pais e fez parte dos maiores processos de desenvolvimento do Brasil.

    LIVIA NAIANNY DOS SANTOS NASCIMENTO
    2° Ano "B"
    ESCOLA ESTADUAL MOREIRA E SILVA.

    ResponderExcluir
  24. Quanto mais queremos construir uma sociedade avançada, mais temos que nos atentar à questão da diversidade humana, seja ela cultural, religiosa, étnica ou de opiniões particulares. Liberdades individuais garantidas são características básicas das sociedades atuais mais desenvolvidas intelectualmente e, espero eu, que sejam também das futuras. Uma sociedade que não respeita a diversidade tende a ter regimes totalitários e ditaduras atrasados. Não queremos mais isso, não é mesmo?

    No entanto, venho percebendo que sob o pretexto do respeito à diversidade, uma verdadeira confusão se estabeleceu. Quais são os limites deste respeito? O que é exatamente respeito às diversidades?

    Particularmente, acredito que quando falamos de respeito à diversidade religiosa, cultural, étnica, orientação sexual, isto é, diversidades pertencentes a indivíduos que compartilham do mesmo grupo, cujos membros estão apenas praticando o exercício de bem estar e direitos de sua coletividade, ela deve ser garantida sob qualquer coisa. A diversidade extremamente particularizada, ao meu ver, longe de um pensamento mais profundamente coletivo, deve ser bem analisada, sob o risco de estarmos confundindo indivudualismo com diversidade. E é aí que esta questão se torna complexa.

    Escola: Moreira e Silva (Cepa)
    Aluna: Cinthia Costa
    Série: 3°ano Turma: "D" Turno:Matutino.

    ResponderExcluir